28 de abril de 2019, 20h41

🎥 Bruno Lage: “Atitude de equipa grande, que é o que somos”

Futebol

Treinador do Benfica recusa euforias e lembra que a reta final do Campeonato – que os encarnados lideram agora isolados – é “muito difícil”.

Bruno Lage destacou a “boa reação” da equipa do Benfica frente ao SC Braga (1-4), num jogo onde até entrou a perder. O treinador encarnado mostrou-se naturalmente “satisfeito com os três pontos”, alertando, no entanto, para a dificuldade da reta final do Campeonato, onde o Benfica é agora líder isolado.

O segredo foi ter melhor circulação 

“Trata-se de uma vitória muito importante para nós porque estávamos a jogar contra um adversário muito competente, que nos dificultou muito na primeira parte. Acabámos por ter uma boa de reação àquilo que nos aconteceu, o golo do SC Braga. O jogo começou, de alguma forma, equilibrado. O SC Braga teve duas ou três saídas, onde, numa delas, surgiu o golo. A segunda parte foi de enorme qualidade e atitude, de equipa grande, que é o que nós somos. Só assim poderíamos ultrapassar este adversário, uma equipa fantástica, orientada por um grande treinador, com uma dinâmica muito interessante e muito difícil de bater. Nós, na segunda parte, tínhamos de ser mais pressionantes, mais acutilantes e fazer com que a circulação de bola de um corredor ao outro fosse mais rápida e mais eficaz para procurar os espaços mais perto da baliza. Essencialmente o segredo foi termos uma melhor circulação, principalmente de um corredor ao outro. Estávamos a circular de forma lenta, o que permitia ao adversário controlar facilmente as nossas iniciativas. Foi o que fizemos e estamos muito satisfeitos com os três pontos. Uma segunda parte muito forte da nossa parte a fazer justiça ao resultado.”

Braga-Benfica

Liderança isolada traz conforto?

“Não. Vejam aquilo que nos aconteceu com o Belenenses ou aquilo que aconteceu ao FC Porto com o Rio Ave. Ambas as equipas a vencer por duas bolas e, de repente, acontecem dois golos dos adversários. Aquilo que temos vindo a fazer é uma caminhada muito sólida e é com esse objetivo que temos de continuar: de final em final, apresentando o nosso jogo como fizemos aqui, principalmente na segunda parte, para conseguir os três pontos. O Portimonense é mais uma final. Estamos numa altura muito importante da época. As equipas precisam de pontos para conquistar títulos, para ter acesso à Liga Europa, para não descer de divisão. É uma reta final muito difícil e nós temos de olhar para aquilo que controlamos, as nossas ambições nos jogos.”

Braga-Benfica

Efeito Bruno Lage?

“Aquilo que disse há uns meses é aquilo que reafirmo: só é possível fazer isto com este grupo de trabalho empenhado e motivado. Têm feito de mim treinador e está a ser uma experiência e uma aventura fantásticas. Estamos felizes, mas, no próximo sábado, já temos de marcar presença perante os nossos adeptos e voltar a fazer uma grande exibição para conseguir os três pontos. É nisso que temos de nos focar e é isso que digo aos jogadores: deixar o aspeto emocional de lado – que se pode ou não carregar nesta altura da época – e concentrar-nos essencialmente naquilo que temos de fazer, que é o nosso jogo. Temos de saber o que temos de fazer em termos ofensivos e defensivos, conhecer muito bem o adversário, ir a jogo e estarmos concentrados apenas nisso. Tem resultado.”

Braga-Benfica

Número de golos marcados dá confiança para o que aí vem?

“O que nos tem dado mais confiança é a forma como trabalhamos. Até tenho pena que não haja mais momentos em que os treinos sejam visíveis, quer aos jornalistas quer aos adeptos. A forma como treinamos, empenhados e dedicados é que me deixa confiante. Somos uma equipa que cria oportunidades de golo e vários jogadores com enorme facilidade na finalização, mas, repito: quer a qualidade e a dinâmica do treino, quer a atitude e o empenho que os jogadores colocam diariamente no trabalho é que me dão confiança para jogar de final em final.”

Braga-Benfica

Mensagem aos adeptos

Manter a calma e o equilíbrio. Estarmos serenos, é isso que digo aos jogadores. Fizemos mais uma final, temos mais uma final muito importante contra o Portimonense com esse equilíbrio e calma. Continuem sempre a apoiar-nos. Hoje foi fantástico. O percurso que fizemos, quer de Lisboa ao Porto, quer hoje do Porto a Braga, na estrada, à chegada ao hotel, à chegada ao estádio, no jogo… Foi fantástico! Da nossa parte, vamos estar sempre muito concentrados e empenhados em jogar sempre como jogámos hoje para vencer os nossos jogos.”

Braga-Benfica

Análise às grandes penalidades

Não comento arbitragens. Estamos a passar por um momento muito difícil no futebol português e tudo aquilo que temos de fazer é dar credibilidade em todos os sectores: treinadores, jogadores, árbitros, videoárbitro, direções. Vou voltar a tocar no mesmo assunto sempre que me fizerem esta pergunta. Eu tenho receio que alguns adeptos de algumas equipas comecem a afastar-se do futebol e que essas equipas deixem de existir, como já acontece em alguns casos. Temos cada vez menos gente no futebol, temos de fazer disto a nossa indústria, temos de o defender.”

Desconto Camisolas Adidas Benfica

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar