19 de maio de 2019, 17h00

Os tops do Campeão

Futebol

Saiba quem foram os mais do plantel liderado por Bruno Lage ao longo da edição 2018/19 da Liga NOS. 

O Site Oficial recolheu os números individuais dos Campeões Nacionais na Liga NOS e analisou vários parâmetros. Conheça o top 5 da equipa na utilização, golos, assistências, passes, remates, cruzamentos, interceções, dribles e desarmes.

Odysseas

Top 5 utilização

Jogador Utilização
Odysseas 3055
Grimaldo 3052
André Almeida 2915
Rúben Dias 2868
Pizzi 2797

Chegar, ver e vencer! Esta frase resume a época de Odysseas no Benfica. Vindo do Panathinaikos, assumiu a titularidade da baliza encarnada e foi o mais utilizado na equipa. Grimaldo, André Almeida, Rúben Dias e Pizzi fecham o top. Destaque para o defesa-central, que, juntando as várias provas, é dos que mais minutos jogaram na Europa do futebol. 

Seferovic

Top 5 golos

Jogador Golos
Seferovic 23
Rafa 17
João Félix 15
Pizzi 13
Jonas 11

O avançado suíço foi o rei dos marcadores na Liga NOS, com 23 golos e liderou um top que coloca cinco futebolistas com mais de uma dezena de golos apontados na prova, situação rara no Benfica. Rafa, João Félix, Pizzi e Jonas fecham a lista dos cinco goleadores das águias. 

Pizzi

Top 5 assistências

Jogador Golos
Pizzi 19
André Almeida 12
Grimaldo 12
João Félix 7
Seferovic 5

Ninguém fez tantas assistências como Pizzi. Aliás, entre golos e assistências, o camisola 21 é um dos médios mais influentes da Europa. Registo neste item para os laterais do Benfica. André Almeida e Grimaldo, com 12 passes para golo, estão entre os defesas do Velho Continente com mais assistências registadas. 

Benfica-Belenenses

Top 5 passes

Jogador Golos
Grimaldo 1954
Rúben Dias 1865
Pizzi 1860
André Almeida 1545
Jardel 918

Com mais de 16 mil passes e 84% de eficácia, o Benfica pulveriza tudo e todos na Liga NOS. As águias são uma equipa de posse, que gosta de construir o ataque desde o setor mais recuado. Assim, não estranha ninguém que quatro dos cinco futebolistas com mais passes sejam defesas. A exceção? Pizzi. 

Sporting-Benfica

Top 5 remates

Jogador Golos
Seferovic 78
João Félix 64
Pizzi 64
Rafa 54
Jonas 52

Seferovic e João Félix tiveram uma época muito profícua e o número de remates feitos ajuda a explicar os golos marcados. O internacional helvético lidera isolado, mas o jovem português não está longe, tal como Pizzi. Rafa e Jonas aparecem a fechar este top 5.

André Almeida

Top 5 cruzamentos

Jogador Golos
André Almeida 134
Grimaldo 114
Pizzi 88
Seferovic 53
Cervi 51

O Benfica usa os três corredores na construção, mas perante defesas mais fechadas é importante jogar à largura. Os dois laterais - André Almeida e Grimaldo - dão confiança em termos defensivos e ofensivos, e na hora de cruzar para a área têm demonstrado apetência para encontrar o destinatário. Ambos contabilizam mais de uma centena de cruzamentos

Benfica-Chaves

Top 5 interceções

Jogador Golos
Grimaldo 155
André Almeida 146
Rúben Dias 120
Gabriel 92
Ferro 76

Também neste item – interceções – são os laterais quem mais ordenam. O espanhol lidera, com 155, e André Almeida segue logo atrás, com 146. Acima da centena esá também Rúben Dias. Apesar de menos utilizado e de estar lesionado há algumas semanas, reace para o facto de o nome de Gabriel aparecer este top.

Benfica-Feireinse

Top 5 dribles

Jogador Golos
Rafa 157
Grimaldo 138
Pizzi 106
Salvio 81
Gedson 68

Entre os que futebolistas com mais dribles na Liga NOS, Rafa é o homem mais eficaz nesse capítulo. Junta-lhe, ainda, o facto de ser o jogador com mais dribles efetuados no plantel benfiquista, bem secundado por Grimaldo e Pizzi. O jogo desconcertante do 27 deixa os defesas com os cabelos no ar, com a finta curta, com o esférico colado ao pé a ser uma das armas para ultrapassar a marcação direta.

Benfica-Rio Ave

Top 5 desarmes

Jogador Golos
André Almeida 61
Grimaldo 61
Fejsa 56
Gabriel 52
Rafa 46

Uma vez mais, os laterais num frente a frente titânico. André Almeida e Grimaldo na frente, com 61 desarmes realizados. De perto, ainda, seguem os médios-centro Fejsa e Gabriel. Mais surpreendente é o nome de Rafa neste item. Jogador de cariz ofensivo, não deixa de ajudar a equipa na hora de defender.

Banner

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar