Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Conquistado o 37.º Campeonato Nacional da história do Benfica, o lateral-direito, em entrevista à BTV, fez a retrospetiva da caminhada e dos obstáculos ultrapassados.
20 maio 2019, 21h35
André Almeida
"Eu falo por mim: ali, a emoção já nos passa e nós já ficamos preocupados com aquilo que vem a seguir, mas quando começou o jogo, e notou-se bem, nós entrámos com uma vontade imensa de ganhar o jogo, e acho que isso se refletiu ao longo da época. Sentimos muita vontade de fazer as coisas bem. Mesmo quando as coisas não nos saíam da melhor maneira, nós sempre tivemos muita vontade de mostrar o nosso valor."
Amigo dos goleadores: 12 assistências na Liga NOS
"Eu fico muito satisfeito por ter alcançado esses números, a par com o Grimaldo, que também os tem. Ver o nosso trabalho e a nossa superação ao longo do ano serem recompensados é uma festa no final."
"As minhas últimas semanas foram muito difíceis. Eu tenho uma lesão há três, quatro semanas que me dificulta um pouco o jogo, mas eu pedi ao míster para me deixar lá dentro porque eu queria dar o meu contributo e não queria sair enquanto o título não fosse nosso. O míster soube entender isso, às vezes até abdicando de treinar alguns dias, mas tanto ele como o posto médico compreenderam. Eu só queria sair de lá de dentro [relvado] quando o título fosse nosso. Até no último jogo, a meio da segunda parte, o míster perguntou-me se eu queria sair, mas eu pedi para continuar em campo. Ele deixou e agradeço-lhe por isso porque foi importante para mim. Este foi um Campeonato de superação e acho que mais do que grandes jogadores, temos grandes homens dentro deste plantel e soubemos sempre dar a cara nos momentos mais difíceis e eu acho que a nossa conquista foi muito merecida por causa disso também."
"Não é um peso porque o grupo é demasiado alegre e demasiado divertido para ser encarado dessa maneira, mas é muito especial poder entrar em campo a capitanear esta equipa recheada de grande talento. É um sentimento muito especial para mim."
"Posso responsabilizar o coletivo, porque, mesmo quando estávamos a sete pontos do FC Porto, nós sempre acreditámos no nosso valor e na competência daquilo que fazíamos todos os dias. Claro que não sabíamos se íamos ganhar ou não, isso não dependia de nós nessa altura, mas sabíamos que tínhamos muito a provar ainda, e felizmente conseguimos."
"Ele [Bruno Lage] começou por reconquistar-nos como homens. Mais do que como jogadores, ele conquistou-nos e retirou-nos um peso de cima quando nos pediu que fôssemos crianças. 'Brinquem, divirtam-se nos treinos, deem o vosso melhor, desfrutem de cada momento com os vossos colegas, que têm um enorme talento, fiquem felizes por partilhar o balneário com enormes jogadores, todos titulados. Olhem à vossa volta, tantos títulos, vocês têm mérito por isso desfrutem, divirtam-se porque o talento está aí, mandem-no cá para fora', disse-nos o treinador."
"Certamente este é um dos títulos mais difíceis de sempre, e em relação a ser um dos jogadores mais titulados, isso eu aprendi aqui, porque só ganhei neste clube. Isso foi o Benfica que incutiu em mim. Quem está nesta casa tem de estar habituado a ganhar, e eu acho que quem chega nota isso também. No dia de apresentação, qualquer jogador que venha aqui, olha à volta e sente a responsabilidade de ganhar. Este Clube é diferente por causa disso e eu estou muito agradecido ao Benfica por aquilo que trouxe à minha vida e à da minha família. É algo que não esperava quando iniciei a minha carreira."
"Eles já trazem uma grande vontade, uma energia positiva e eu acho que a mensagem que o míster Bruno Lage acabou por passar, passou-a com eles [Ferro, Florentino, Jota e Zlobin] quando os trouxe. A alegria, a vivacidade que eles têm em cada treino, em cada jogo, a desfrutarem, a brincarem com a bola... Tudo isso passou para nós, acabou por nos contagiar. Podemos falar dos miúdos como podemos falar do Jonas, ele é sempre assim também."
"Felizmente temos um grupo de pessoas alegres, brincalhonas. O facto de o grupo ser assim ajudou-nos a encarar esta fase da época com mais leveza. Na altura das decisões, onde a carga emocional é mais pesada e a entrada para os jogos pode trazer mais ansiedade, termos um grupo tão divertido e tão descontraído acabou por nos facilitar nesta fase final."
"Eu acho muita piada quando os adeptos dizem 'hoje é para ganhar', porque na realidade ninguém entra para perder. Então é uma mensagem curiosa que eu ainda não entendi bem o porquê, mas algum dia vão explicar-nos. Nós entramos em todos os jogos para ganhar."
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: Francisca Caria / Arquivo SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024