17 de junho de 2019, 14h12

Seis benfiquistas nomeados para o Golden Boy 2019

Futebol

Estão selecionados 100 futebolistas pelo "Tuttosport" e o Benfica é o clube mais representado.

O Benfica é o clube com mais jogadores nomeados para o Prémio Golden Boy 2019, com seis nomes: Svilar, Florentino, Gedson, Jota, João Félix e José Gomes.

Sob a égide da Reconquista, os comandados por Bruno Lage realizaram uma segunda metade de época superlativa, que redundou no 37.º título de Campeão Nacional do Clube.

Para esta caminhada, destaque para a prestação de João Félix. O avançado, de 19 anos, terminou a temporada de estreia na equipa principal com 20 golos em 43 partidas. Este registo mereceu mesmo atenção redobrada por parte do “Tuttosport”, jornal que criou o prémio Golden Boy.

O desportivo transalpino alerta que se tem de ter “atenção à flecha portuguesa”. João Félix foi uma aposta firme de Bruno Lage desde janeiro, apontando “13 golos nos últimos 19 jogos do campeonato”, recorda o “Tuttosport”. O jornal lembra, ainda, o hat-trick marcado ao Eintracht Frankfurt na Liga Europa e a conquista da Liga das Nações por Portugal.

Entre os encarnados, referência para Gedson, com 46 jogos e três golos, e para Florentino, que terminou a época em crescendo, com 14 partidas e um tento apontado. Menos utilizados, mas igualmente importantes e com elevada margem de progressão, foram Svilar (11 jogos) e Jota (6 desafios); José Gomes evoluiu e desenvolveu-se ao serviço da equipa B.

O prémio Golden Boy arrancou em 2003 e visa recompensar o Melhor Futebolista Sub-21 dos campeonatos da Europa. O júri é composto por 40 jornalistas de vários jornais e revistas especializados em futebol.

O “Tuttosport” revelou os 100 nomeados, mas este número vai sendo reduzido até se chegar aos 20 nomeados finais, de onde vai sair o sucessor de De Ligt, central do Ajax vencedor do Golden Boy em 2018. Em 2016, Renato Sanches, futebolista formado e Campeão pelo Benfica, foi o primeiro e único português a vencer este prémio.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar