27 de junho de 2019, 18h02

Rochele Nunes e Bárbara Timo já pensam no Mundial

Judo

Depois da medalha de prata na prova de equipa nos Jogos Europeus, as judocas do Benfica já estão de olhos postos nas próximas competições.

Depois da participação nos Jogos Europeus em Minsk, onde conquistaram a medalha de prata na prova de equipas mistas, as judocas Rochele Nunes e Bárbara Timo estiveram no “Em Linha” da BTV, onde fizeram um resumo da competição e falaram das provas que se seguem.

"Tínhamos uma equipa completa, mas no papel não tínhamos a equipa mais forte. O que fez a diferença foi termos um grupo com diversas nacionalidades que soube ser homogéneo na altura certa. Esquecemos o individual e lutámos por todos, cada luta foi uma superação, foi um momento inesquecível para nós", contou Bárbara Timo.

"É uma competição muito forte, foi a nossa primeira participação e já sabíamos que ia ser difícil. No meu caso, obtive um quinto lugar e ainda não superei essa derrota, mas já consigo ver que fiz uma boa competição. Ganhei a atletas importantes que medalharam no Mundial e acredito que foi uma boa preparação para o Campeonato do Mundo e para os Jogos Olímpicos", referiu Rochele Nunes (na foto abaixo).

Entrevista BTV

Apesar de não terem conseguido medalhas a nível individual, as judocas do Benfica subiram ao pódio depois de alcançaram o 2.º lugar na prova em equipa.

"A nossa equipa foi superação total! Ajudaram-me muito a ter força para que no outro dia estivesse bem, porque é uma competição onde lutámos um por todos e todos por um", afirmou Rochele Nunes.

"Não é fácil, eu não nasci para perder, trabalho muito, entrego a minha vida a isto, então uma derrota não me cai nada bem, mas é um processo. Estou a trabalhar para um objetivo maior, que são os Jogos Olímpicos e o Campeonato do Mundo, e se há um momento para perder é agora", reconheceu Bárbara Timo.

As judocas encarnadas não escondem a admiração por Telma Monteiro, que consideram ser "uma inspiração".

"A Telma é uma motivação, ela surpreende-nos a cada competição e a prova disso foi o bronze que ela conquistou. No combate de equipas ela já não precisava de provar nada, mas estava ali com muita vontade. Admiro-a cada vez mais pelas suas atitudes", vincou Bárbara Timo (na foto abaixo).

Entrevista BTV

"Costumo dizer que a Telma é um ídolo mundial porque o que ela faz poucos fazem e poucos vão fazer. Ela já está na história não só de Portugal como do mundo. E na prova de equipa ela deu cem por cento, porque sabia que era importante para nós", acrescentou Rochele sobre Telma Monteiro.

Terminados os Jogos Europeus, as benfiquistas preparam-se já para as próximas competições tendo em vista o Campeonato do Mundo.

"No domingo vamos para um estágio em Espanha, duas semanas depois temos o Grand Prix de Budapeste, depois seguimos para um estágio na Holanda, segue-se o Grand Prix em Zagreb, um estágio em Israel e depois, no final de agosto, vamos estar no Japão para nos adaptarmos para o Mundial", contou Bárbara Timo.

"Estamos muito focadas no Mundial. Estamos a vir de um Europeu muito forte e cansativo, mas queremos melhorar para entrar no Mundial da melhor maneira possível. A nossa equipa está muito forte e espero voltar aqui não só com a medalha da equipa, mas também com uma individual", enfatizou Rochele Nunes.

Judo

"Estar nos jogos Olímpicos é um objetivo"

Os judocas portugueses chegaram a Portugal na noite de quarta-feira, depois de participarem nos Jogos Europeus em Minsk, e a benfiquista Telma Monteiro foi a porta-voz do grupo, projetando as novas ambições.

"Estamos a meio da qualificação olímpica, ainda há muitas competições por realizar. Esta medalha também me permitiu mais pontos para a qualificação. Estar nos Jogos Olímpicos é um objetivo, mas sabemos que tudo pode acontecer, o que importa é fazer uma boa preparação", confessou a judoca do Benfica.

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar