Judo

27 junho 2019, 18h02

Entrevista BTV

Rochele Nunes e Bárbara Timo

Depois da participação nos Jogos Europeus em Minsk, onde conquistaram a medalha de prata na prova de equipas mistas, as judocas Rochele Nunes e Bárbara Timo estiveram no “Em Linha” da BTV, onde fizeram um resumo da competição e falaram das provas que se seguem.

"Tínhamos uma equipa completa, mas no papel não tínhamos a equipa mais forte. O que fez a diferença foi termos um grupo com diversas nacionalidades que soube ser homogéneo na altura certa. Esquecemos o individual e lutámos por todos, cada luta foi uma superação, foi um momento inesquecível para nós", contou Bárbara Timo.

"É uma competição muito forte, foi a nossa primeira participação e já sabíamos que ia ser difícil. No meu caso, obtive um quinto lugar e ainda não superei essa derrota, mas já consigo ver que fiz uma boa competição. Ganhei a atletas importantes que medalharam no Mundial e acredito que foi uma boa preparação para o Campeonato do Mundo e para os Jogos Olímpicos", referiu Rochele Nunes (na foto abaixo).

Entrevista BTV

Apesar de não terem conseguido medalhas a nível individual, as judocas do Benfica subiram ao pódio depois de alcançaram o 2.º lugar na prova em equipa.

"A nossa equipa foi superação total! Ajudaram-me muito a ter força para que no outro dia estivesse bem, porque é uma competição onde lutámos um por todos e todos por um", afirmou Rochele Nunes.

"Não é fácil, eu não nasci para perder, trabalho muito, entrego a minha vida a isto, então uma derrota não me cai nada bem, mas é um processo. Estou a trabalhar para um objetivo maior, que são os Jogos Olímpicos e o Campeonato do Mundo, e se há um momento para perder é agora", reconheceu Bárbara Timo.

As judocas encarnadas não escondem a admiração por Telma Monteiro, que consideram ser "uma inspiração".

"A Telma é uma motivação, ela surpreende-nos a cada competição e a prova disso foi o bronze que ela conquistou. No combate de equipas ela já não precisava de provar nada, mas estava ali com muita vontade. Admiro-a cada vez mais pelas suas atitudes", vincou Bárbara Timo (na foto abaixo).

Entrevista BTV

"Costumo dizer que a Telma é um ídolo mundial porque o que ela faz poucos fazem e poucos vão fazer. Ela já está na história não só de Portugal como do mundo. E na prova de equipa ela deu cem por cento, porque sabia que era importante para nós", acrescentou Rochele sobre Telma Monteiro.

Terminados os Jogos Europeus, as benfiquistas preparam-se já para as próximas competições tendo em vista o Campeonato do Mundo.

"No domingo vamos para um estágio em Espanha, duas semanas depois temos o Grand Prix de Budapeste, depois seguimos para um estágio na Holanda, segue-se o Grand Prix em Zagreb, um estágio em Israel e depois, no final de agosto, vamos estar no Japão para nos adaptarmos para o Mundial", contou Bárbara Timo.

"Estamos muito focadas no Mundial. Estamos a vir de um Europeu muito forte e cansativo, mas queremos melhorar para entrar no Mundial da melhor maneira possível. A nossa equipa está muito forte e espero voltar aqui não só com a medalha da equipa, mas também com uma individual", enfatizou Rochele Nunes.

Judo

"Estar nos jogos Olímpicos é um objetivo"

Os judocas portugueses chegaram a Portugal na noite de quarta-feira, depois de participarem nos Jogos Europeus em Minsk, e a benfiquista Telma Monteiro foi a porta-voz do grupo, projetando as novas ambições.

"Estamos a meio da qualificação olímpica, ainda há muitas competições por realizar. Esta medalha também me permitiu mais pontos para a qualificação. Estar nos Jogos Olímpicos é um objetivo, mas sabemos que tudo pode acontecer, o que importa é fazer uma boa preparação", confessou a judoca do Benfica.

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 22 de março de 2024

Relacionadas