31 de julho de 2018, 21h26

Benfica-Lyon: o reencontro oito anos depois

Futebol

As duas equipas enfrentaram-se na fase de grupos da edição de 2010/11 da Liga dos Campeões, com um triunfo para cada lado. Segue-se o embate para a Eusébio Cup.

Benfica e Lyon vão medir forças pela terceira vez na história. Esta quarta-feira, pelas 21h05, no Estádio Algarve, os dois emblemas reencontram-se oito anos depois. Até ao momento há uma vitória para cada lado.

Inserido na 10.ª edição da Eusébio Cup e na International Champions Cup, este é o primeiro duelo não oficial entre os dois clubes.

O primeiro confronto direto foi a 20 de outubro de 2010. No antigo Estádio do Olympique Lyon, o Gerland, os da casa venceram, por 2-0, em jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Da equipa liderada por Claude Puel, saltavam à vista Lloris na baliza, Pjanic e os bem conhecidos do futebol português Cissokho e Lisandro López (avançado); no banco de suplentes desse jogo estavam Lovren, vice-campeão do mundo pela Croácia, e Lacazette, ainda em busca do seu lugar ao sol no ataque do Lyon.

Salvio

Dias depois, a 2 de novembro, os gauleses viajaram até ao Estádio da Luz. Quarta ronda do grupo B, com o Benfica a entrar a todo o gás. No final dos primeiros 45 minutos, os marcadores eletrónicos assinalavam 3-0 para as águias.

Exibição de gala vestida a preceito para o evento que não merecia menos do que o melhor fato: a Champions! Desse onze, dois nomes ainda constam no grupo de trabalho que arranca 2018/19: Luisão e Salvio. O tento inaugural da partida foi aos 20’, por Kardec. Fábio Coentrão aumentou aos 32’ e Javi García fez o 3-0 aos 42’. Na etapa complementar, o Benfica continuou a carregar e fez o 4-0 aos 67’, através do bis de Fábio Coentrão.

A goleada trouxe a descompressão e o Lyon aproveitou para reduzir. Gourcuff fez o 4-1 aos 74’ e Gomis, volvidos 10 minutos, completou o 4-2. Nos descontos, aos 90’+4’, Lovren ainda assustou com o 4-3, mas os três pontos não fugiriam.

Nessa época, o Benfica seguiu para a Liga Europa, competição em que se manteve até à meia-final.

Festejos

HISTÓRICO DE CONFRONTOS ENTRE BENFICA E LYON

Época Competição Jogo Marcadores
2010/11 Liga dos Campeões Lyon-Benfica, 2-0 Briand (22’) e Lisandro López (51’)
2010/11 Liga dos Campeões Benfica-Lyon, 4-3 Kardec (20’), Fábio Coentrão (32’ e 67’) e Javi García (42’); Gourcuff (74’), Gomis (84’) e Lovren (90’+4’)

 

OS CONVOCADOS DAS ÁGUIAS PARA O DUELO NO ALGARVE

 

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar