23 de agosto de 2018, 10h02

3.ª jornada da Liga NOS: radiografia do adversário

Futebol

O Benfica recebe o Sporting às 19h00 de sábado. O Site Oficial mostra-lhe o que se passa do outro lado da barricada.

Às 19h00 de sábado, no Estádio da Luz: 112 dias depois, Benfica e Sporting voltam a encontrar-se para a Liga NOS. Desde 5 de maio de 2018, data do último encontro entre os dois eternos rivais de Lisboa, muita coisa mudou do outro lado da barricada.

Para trás fica o processo que levou à queda da direção presidida por Bruno de Carvalho, a saída do treinador Jorge Jesus e a sua substituição por José Peseiro – ele que liderou os leões em 2004/05 e no arranque de 2005/06 – e a polémica das rescisões de contrato de nove elementos do plantel, das quais três acabariam por ser revertidas (Bruno Fernandes, Bas Dost e Battaglia).

Raio-x Sporting

Entretanto, novas caras chegaram ao plantel dos verdes e brancos. Experiência aliada à juventude, com uma média de idades situada na casa dos 27 anos. Emiliano Viviano (Sampdória), Renan Ribeiro (Estoril-Praia), Marcelo (Rio Ave), Jefferson (Braga), Bruno Gaspar (Fiorentina), Matheus Pereira (Chaves), Nani (Lázio), Carlos Mané (Estugarda), Raphinha (V. Guimarães), Jovane Cabral (Sporting B), Luc Castaignos (Vitesse) e Abdoulay Diaby (Club Brugge) são novos rostos no elenco, entre contratações e regressos de empréstimos.

Mas não só por chegadas ficou marcada a janela de transferências de verão. O Sporting viu sair Rui Patrício, William Carvalho, Gelson Martins, Rúben Ribeiro, Rafael Leão, Podence – jogadores que rescindiram –, Piccini (transferido) e ainda Fábio Coentrão, cujo empréstimo do Real Madrid terminou.

Ainda numa fase muito prematura do Campeonato Nacional, a formação de José Peseiro conta, tal como o Benfica, com duas vitórias noutros tantos jogos. A estreia foi em Moreira de Cónegos, onde os leões venceram por 1-3 (depois de um empate a uma bola ao intervalo), sem uma exibição de encher o olho.

Raio-x Sporting

Num esquema tático de 4x4x1x1 – que tem em Bruno Fernandes o apoio a Bas Dost no ataque do Sporting –, José Peseiro promoveu uma estreia oficial em 2018/19: Nani. Quem também estava inscrito no onze titular era o reforço Emiliano Viviano, que se lesionou no aquecimento, acabando por ser substituído por Salin na ficha de jogo.

Além de Salin e Nani, José Peseiro incluiu ainda Jefferson (regressado do Braga) no onze. Ristovski e Petrovic, segundas linhas em 2017/18, também foram titulares. Jovane Cabral e Raphinha, outras novidades do elenco, entraram na segunda parte.

Onze titular: Salin; Ristovski, Coates, Mathieu e Jefferson; Petrovic, Battaglia e Bruno Fernandes; Nani (70’ Raphinha), Acuña (70’ Jovane Cabral) e Bas Dost.

O guarda-redes Salin foi também opção para o segundo duelo (Vitória de Setúbal), onde José Peseiro efetuou apenas uma troca no meio-campo leonino: saiu Petrovic, que começou no banco de suplentes, e entrou o croata Josip Misic, outra segunda linha em 2017/18. 

Aqui, Nani foi o decisor da partida com dois golos (2-1). Com o jogo empatado e sem desatar, a entrada de Jovane Cabral voltou a fazer a diferença (assistiu para o segundo golo), tal como sucedera em Moreira de Cónegos (conquistou penálti que possibilitou o 1-2).

Onze titular: Salin; Ristovski, Coates, Mathieu e Jefferson; Misic (59’ Jovane Cabral) e Battaglia; Nani (85’ Petrovic), Bruno Fernandes e Acuña; Bas Dost (46’ Montero).

Raio-x Sporting

Com apenas duas jornadas disputadas, os leões têm mostrado, neste início de temporada, que os passes (certos) são mais-valia. Uma média de 322 passes por jogo nos dois primeiros encontros da Liga NOS (261,5 precisos), segundo os dados da plataforma Wyscout.

No ataque, se, na primeira jornada, 8 dos 11 remates foram à baliza do Moreirense, no segundo jogo, os leões ficaram aquém desses números. Em 16 remates, apenas 4 foram na direção do alvo.

Raio-x Sporting

E por falar em ataque, para sábado, a única grande dúvida até à antevéspera (quinta-feira) é Bas Dost. O avançado holandês – que na época passada marcou 34 golos em 49 partidas oficiais (27 tentos em 30 jornadas da Liga NOS) e foi o segundo melhor marcador da competição, atrás de Jonas –, está ainda a contas com um problema muscular na perna direita. No jogo com o V. Setúbal sentiu algumas dores, tendo sido substituído ao intervalo por Montero.

Abdoulay Diaby (avançado/extremo) e Gudelj (médio) são os mais recentes reforços. Estão sem ritmo. 

O dérbi da 3.ª jornada da Liga NOS joga-se este sábado, dia 25 de agosto, às 19h00, no Estádio da Luz. Os bilhetes estão à venda.

Bilhetes SL Benfica x Sporting CP Liga NOS

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Liga Portugal

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar