Futebol Formação

17 agosto 2025, 19h57

Leandro

Leandro Santos

RESUMO DO JOGO

Liga 2
2.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 0-1
Benfica B 1
Leixões 1
Marcadores
Gonçalo Oliveira 69' Werton 24'

Num embate referente à 2.ª jornada da Liga 2, marcado pelo regresso de Tomás Araújo à competição e pela estreia oficial de Obrador de águia ao peito, o Benfica B empatou com o Leixões (1-1), neste domingo, 17 de agosto.

Para o 1.º desafio em casa, na Liga 2 2025/26, no Benfica Campus (Campo n.º 1), Nélson Veríssimo lançou o seguinte onze: Diogo Ferreira, Leandro Santos, Gonçalo Oliveira, Tomás Araújo, Obrador, Tomás Cruz, Tiago Freitas, Gonçalo Moreira, Francisco Neto, Eduardo Fernandes e Francisco Silva.

Destaque para os primeiros minutos do reforço Obrador pelos encarnados e para Tomás Araújo, em processo de reintegração e a readquirir índices físicos (não jogava desde 25 de maio de 2025).

Benfica B

Ainda no sector mais recuado, Leandro Santos e Gonçalo Oliveira também integraram o quarteto defensivo. Na baliza, Diogo Ferreira manteve a titularidade.

Na bancada, Prestianni, Tiago Gouveia, Richard Ríos, Barrenechea e João Rego, elementos do plantel principal do Benfica presenciaram o embate. Também Bruno Lage, noutra zona do recinto, assistiu ao jogo.

Mário Branco, diretor-geral para o Futebol Profissional do Benfica e Simão Sabrosa, diretor técnico do Futebol Profissional do Clube, estiveram igualmente no Benfica Campus.

Benfica B

Cumprido o minuto de silêncio em memória do Bicampeão Europeu, Cruz, e do empresário Joaquim Oliveira, o desafio começou dividido com os encarnados a procurarem a iniciativa de jogo.

O primeiro grande momento aconteceu aos 17'. Obrador lançou Francisco Silva, que, mais forte do que Lourenço, ultrapassou o guarda-redes Morro e atirou à baliza. A bola embateu na base do poste esquerdo.

Benfica B

Com uma equipa muito jovem, o Benfica B estava compacto perante um oponente que venceu o Felgueiras, por 3-0, na jornada inaugural.

No entanto, contra a corrente de jogo, aos 24', um contragolpe ditou o golo do Leixões. Werton arrancou em velocidade e conseguiu faturar (0-1).

O Benfica B reagiu e, aos 33', após livre apontado por Gonçalo Moreira, Francisco Silva, mais uma vez, ficou perto do golo. De cabeça, o avançado atirou à baliza e Morro, com uma grande intervenção, negou o 1-1.

Benfica B

Aos 38', Gonçalo Moreira entrou na área do Leixões com a bola e caiu, mas o árbitro não considerou ação faltosa de Simão. Empreendedor, particularmente pelo flanco esquerdo, com as incursões ofensivas de Obrador, o Benfica B continuou em busca do golo.

A fechar o primeiro tempo, Francisco Neto também visou a baliza, mas Morro defendeu o cabeceamento do atacante encarnado, aos 45'+2'. Ao intervalo, resultado injusto para as águias (0-1).

Benfica B

Para a 2.ª metade, João Fonseca foi lançado no lugar de Tomás Araújo. Os comandados de Nélson Veríssimo prosseguiram determinados em dar a volta ao resultado.

Na baliza encarnada, Diogo Ferreira, que não teve muito trabalho, mostrou segurança, aos 59', opondo-se ao remate de fora da área de Simão.

Com ímpeto ofensivo, aos 62', Francisco Neto arriscou o remate de meia distância. O tiro foi colocado, mas saiu ao lado.

Cinco minutos depois, Miguel Figueiredo, 17 anos, lançado aos 60', também procurou o golo, mas Morro defendeu (67').

Decorria o minuto 69 quando os adeptos puderam celebrar. Canto batido por Obrador e Gonçalo Oliveira, de cabeça, na pequena área, fez balançar as redes (1-1).

Com as jovens águias a darem boa conta de si, com boas transições para o ataque, o Benfica B teve ascendente sobre o Leixões. Aos 90'+4', pela direita, Ivan Lima avançou com a bola e cruzou para Francisco Silva. Na grande área, o avançado cabeceou ao lado. O encontro terminou com a divisão de pontos (1-1).

Na próxima jornada, o Benfica B defronta o Lusitânia de Lourosa, fora de casa, às 18h00 de segunda-feira, 25 de agosto.

Benfica B

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Uma palavra para os nossos adeptos. Estiveram aqui em grande número e transmitiram sempre um apoio imenso à nossa equipa, e, certamente, em muitos momentos do jogo fez a diferença. Quanto ao jogo em si, acho que, globalmente, fizemos um jogo muito competente. Uma das situações em que queríamos melhorar, relativamente ao último jogo com o Chaves, seria a nossa maior capacidade em ter a posse de bola. Criar mais situações de golo e acho que isso foi claramente conseguido. É verdade que o Leixões acaba por ser mais eficaz porque, julgo, das poucas oportunidades que teve, acabou por concretizar. Numa situação em que nós temos bola, sofremos o contra-ataque e não tínhamos a equipa bem equilibrada. Mas, acima de tudo, o que tem que ficar é a resposta que a nossa equipa deu perante um adversário difícil, que tinha ganho 3-0 ao Felgueiras e que, julgo, tem equipa e treinador para andar nos lugares cimeiros. Portanto, valorizar, acima tudo, aquilo que fizemos. Mas não deixa de ficar aquela sensação de que acabámos por perder dois pontos em casa. Agarrar ao que de positivo fizemos, reconhecer que ainda temos muitas coisas para melhorar e o caminho faz-se desta maneira: os jogadores com uma mentalidade competitiva muito forte e sempre com equilíbrio num nível bastante alto que foi o que eles mostraram no jogo de hoje."

Obrador

Obrador (lateral-esquerdo do Benfica e Homem do Jogo): "Estou muito orgulhoso por receber este prémio (Homem do Jogo), por jogar um desafio da II Liga portuguesa, que é muito competitiva. Muito feliz por poder ajudar a equipa com uma assistência."

Benfica B

Francisco Neto (avançado do Benfica B): "Acho que entrámos muito bem no jogo. Estivemos por cima durante a primeira parte. Eles tiveram a oportunidade e fizeram o golo. Tivemos de ir para cima e atrás do jogo. Depois, acabámos por fazer o golo na segunda parte. Acho que estivemos por cima em ambas as partes. Os dados estatísticos mostram isso. Tivemos mais remates à baliza, mais tempo com bola. Agora é crescer, para no próximo jogo conseguirmos ganhar. [Juventude do plantel] Acho que todos aqui têm muita qualidade. É preciso adaptarem-se à Liga 2, mas, em equipa, todos juntos somos uma família. Com entreajuda vamos conseguir os nossos objetivos."

Benfica B

Liga 2 | 2.ª jornada | 17/08/2025
Benfica B-Leixões
1-1
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica B
Diogo Ferreira, Leandro Santos, Gonçalo Oliveira, Tomás Araújo (João Fonseca, 46'), Obrador (Tiago Parente, 80'), Tomás Cruz, Tiago Freitas (Miguel Figueiredo, 60'), Gonçalo Moreira, Francisco Neto (Rodrigo Rêgo, 83'), Eduardo Fernandes (Ivan Lima, 60') e Francisco Silva
Suplentes
Ricardo Ribeiro, João Fonseca (46'), Daniel Banjaqui, Rodrigo Rêgo (83'), Miguel Figueiredo (60'), Martim Ferreira, Tiago Parente (80'), Ivan Lima (60') e Jelani Trevisan
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze do Leixões
Morro, Paulinho, Rafael Sousa, Lourenço, Simão, Werton (Benjamin, 78'), Cláudio (Morufdeen Moshood, 78'), Neto, Salvador Agra (Yahaya Abdoulaye, 84'), Paulité (Zag, 66') e Ricardo Valente (Rafael Martins, 66')
Suplentes
Igor Stefanovic, João Silva, Zag (66'), Leonardo Laffore, Benjamin (78'), Morufdeen Moshood (78'), Serif Nhaga, Yahaya Abdoulaye (84') e Rafael Martins (66')
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica B: Gonçalo Oliveira (69'); Leixões: Werton (24')
Boletim clínico do Benfica B
Alexander Sandahl (traumatismo no punho direito)

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 18 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas