Futebol Formação

07 novembro 2025, 14h15

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo

Depois de ter estado à beira da 3.ª vitória seguida, o Benfica B recebe o Vizela às 18h00 deste sábado, 8 de novembro, para a 11.ª jornada da Liga 2, com vontade de dar uma resposta ao que aconteceu em Faro.

Na antevisão deste encontro no Benfica Campus, ao microfone da BTV, o treinador Nélson Veríssimo ainda remoía a reviravolta do desafio anterior – "é daqueles jogos que custam a toda a gente, aos jogadores, ao treinador também" –, mas vincou igualmente que foi escalpelizado tudo o que se passou no Estádio de São Luís, com vista a tirar partido da experiência já na receção ao 5.º classificado.

"Isso está perfeitamente identificado, acima de tudo é perceber que não demos a resposta que nós deveríamos ter dado, mas isso não invalida que não sejamos uma equipa confiante e que vá à procura agora dos 3 pontos com o Vizela, e é nesse sentido que nós temos passado a mensagem. Identificar o que é que fizemos de errado, mas já com os olhos para o próximo jogo com o Vizela, e certamente também será um desafio muito interessante para nós", referiu.

E, olhando então mais concretamente para o adversário do próximo sábado no Campo n.º 1 do Benfica Campus, surgiu a análise do míster.

"É mais um jogo difícil que nós vamos ter, uma equipa que certamente também foi projetada para andar nos lugares para tentar uma subida de divisão. Temos de ter a consciência de que temos de estar com um nível de ativação muito elevado, muito rigorosos naquilo que têm sido os nossos posicionamentos a atacar e a defender, ter uma grande capacidade em ter bola, algo que claramente nós temos de corrigir para o jogo anterior, mas também perceber que do outro lado temos uma equipa que nos vai criar dificuldades pela qualidade dos seus jogadores, pelas dinâmicas que a equipa tem, mas acima de tudo também muito seguro e muito convicto de que vamos dar uma resposta muito positiva nesse jogo com o Vizela. Acima de tudo, o sentimento que nós temos, e o sentimento que os jogadores têm passado, é que vimos de um momento em que a derrota que tivemos com o Farense acabou por ter, naturalmente, impacto, mas também não nos podemos esquecer de que, nos jogos anteriores, ou seja, nos últimos 3, nós vimos de 2 vitórias, portanto, em 9 pontos possíveis, nós conquistámos 6", lembrou.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

E a verdade é que o Benfica B, depois desta série evidenciada pelo técnico, abandonou a zona de descida e entra nesta jornada no 15.º posto e com a possibilidade matemática de ultrapassar 6 equipas de uma assentada.

"No meio deste processo todo fizemos muitas coisas positivas, claramente também coisas negativas que nós já identificámos e temos de corrigir, e é com essa convicção que neste processo há muita coisa que nós fizemos bem, que a equipa foi crescendo, foi evoluindo e que temos de transportar para o jogo do Vizela, e sabendo que temos de errar cada vez menos, porque, como alguém diria, o ponto está caro, fazer golo custa muito, portanto nós temos de cada vez errar menos para que cada vez mais possamos somar pontos e, acima de tudo, ver também que os nossos jogadores individualmente, e a equipa coletivamente, também crescem e que tenham um rendimento face àquilo que são as nossas expectativas", evidenciou Nélson Veríssimo.

Nélson Veríssimo

Ouça Nélson Veríssimo

Na preparação deste encontro, houve um fator, relacionado com uma característica do modelo de formação do Benfica, que permite que os jogadores saltitem entre diferentes escalões.

"É daquelas semanas que acabam por ser um contexto diferenciado, e se calhar as pessoas provavelmente acabam por não ter conhecimento, uma vez que nós jogámos com o Farense, entretanto tivemos muitos jogadores envolvidos na Youth League, e acabamos por juntá-los outra vez para fazer o jogo [de sábado] com o Vizela, mas isso também depois não desvirtua aquilo que é a nossa ambição, o nosso foco, a nossa mentalidade, que é termos uma equipa organizada, com uma mentalidade competitiva muito forte, que não perca organização e, acima de tudo, tenha de ter muita fome. A fome de que temos vindo a falar transporta-se naquilo que são as nossas ações no dia a dia e naquilo que depois vai ser a nossa abordagem que vamos ter no jogo contra o Vizela. E aquilo que eu espero no mínimo é que a equipa dê o máximo naquilo que é a sua forma de organização, na forma como vai procurar a vitória, no momento em que está a defender, com agressividade, com organização, acima de tudo com organização, e a partir daí tudo pode acontecer", concluiu Nélson Veríssimo.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 7 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas