23 de agosto de 2018, 10h03

Falcão, Fernandinho e Benfica: reencontro de campeões

Futsal

Quatro vezes Melhor Futsalista do Mundo, o brasileiro é a grande figura do Magnus, um dos adversários das águias na Masters Cup, em Portimão, no fim de semana de 25 e 26 de agosto.

É um reencontro de campeões. Eleito Melhor do Mundo por quatro vezes (2004, 2006, 2011 e 2012), Falcão, o Rei do Futsal, como ainda hoje, com 41 anos, é conhecido no planeta, vai voltar a estar na quadra com o benfiquista Fernandinho e enfrentar de novo as águias, no fim de semana de 25 e 26 de agosto, em Portimão, na Masters Cup.

Falcão é estrela da melhor equipa brasileira da atualidade, o Magnus Futsal, de Sorocaba, que o Benfica vai enfrentar às 13h30 de domingo (26 de agosto) no Portimão Arena. Na véspera (sábado), às 15h00, os encarnados encaram o Movistar Inter, de Espanha, onde pontifica Ricardinho, que agora ostenta o título de Melhor do Mundo FIFA e é um confesso admirador e fã do craque brasileiro. O Sporting é a equipa que completa o lote de participantes no torneio.

Falcão

Em declarações exclusivas ao Site Oficial do SL Benfica, Falcão falou sobre o desafio com as águias e o reencontro com o amigo Fernandinho, que foi seu companheiro durante épocas a fio na seleção do Brasil e agora veste o Manto Sagrado.

"As quatro equipas que vão participar neste torneio são referências no mundo: temos as duas principais de Portugal e ainda as principais de Espanha e do Brasil. Poder rever o Fernandinho é muito bom. Ele é um diferencial, um campeão do mundo. Tive a felicidade de jogar muito tempo com ele. Acredito que vamos ver grandes jogos. Quem comparecer vai acompanhar os melhores jogadores do mundo", afirmou Falcão.

Para o astro brasileiro, esta presença em Portimão significa também ter a oportunidade de reviver a IV Taça Intercontinental de Clubes de Futsal, de 2007, desempoeirar memórias e puxá-las para a primeira fila da atualidade.

Falcão

MASTERS CUP

DATA | HORA JOGO
25/08 | 15h00 BENFICA-Movistar Inter
25/08 | 11h00 Magnus Futsal-Sporting
26/08 | 13h30 BENFICA-Magnus Futsal
26/08 | 19h00 Movistar Inter-Sporting

"Nesse Mundial de Clubes eu representava o Malwee/Jaraguá. Também enfrentámos o Benfica [vitória por 6-2]. Vai ser bom. Portugal é nosso país-irmão, acredito vamos ter muitos brasileiros e portugueses a ver estes jogos. Tenho um carinho muito grande pelos portugueses e eles por mim", contou Falcão. "Nunca fiz turismo em Portugal, mas tenho muita vontade. Quando parar de jogar, vai ser um dos meus itinerários, de certeza", acrescentou.

Os portugueses Bruno Coelho, Tiago Brito, André Coelho e Fábio Cecílio são os quatro elementos do plantel de futsal do Benfica que se sagraram Campeões da Europa em janeiro de 2018. Uma conquista (com dois golos de Bruno Coelho na final frente a Espanha) que Falcão já esperava.

"A Seleção portuguesa foi ganhando força com o decorrer dos anos e em algum momento ia vencer, como aconteceu no futebol. Chegou o momento certo, com Ricardinho no seu auge e com jogadores que evoluíram técnica e taticamente dando suporte", afirmou o famoso esquerdino do futsal.

Jonas

"Muito feliz pelo sucesso de Jonas no Benfica"

Falcão é craque no futebol de pavilhão, mas em 2005 também pisou os relvados, com a camisola do São Paulo, em busca de novos sonhos, motivado por outras ambições. "Eu estava no lugar certo com o treinador errado", justificou o brasileiro, anos mais tarde, numa entrevista, alegando ter sido boicotado por Emerson Leão.

A experiência não resultou como pretendia, mas o futebol é e sempre será uma paixão. Como observador, contempla a história do compatriota Jonas no Benfica, onde já é o segundo melhor marcador estrangeiro de sempre.

"Jonas foi muito bem acolhido no Benfica e tem tido muita visibilidade. Ele próprio diz que pretende terminar a carreira no Clube. Não o conheço pessoalmente, mas, como brasileiro, fico feliz pelo sucesso dos brasileiros pelo mundo. O êxito de Jonas no Benfica e em Portugal é um caso que tem de ser referenciado", comentou Falcão.

Texto: João Sanches

Fotos: Magnus Futsal / SL Benfica / Arquivo

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar