Futebol

25 setembro 2018, 16h52

Festejos da equipa de Daniel Ramos no Bessa

É um GD Chaves a dar claros sinais de crescimento, no que toca a resultados, aquele que o SL Benfica vai defrontar na quinta-feira, às 20h15, no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, numa partida referente à 6.ª jornada da Liga NOS. A formação comandada por Daniel Ramos vem de uma vitória moralizadora no Bessa.

GD Chaves

Depois de um 6.º lugar em 2017/18, não começou bem a temporada para o GD Chaves, com a primeira jornada da Liga NOS a ficar marcada por uma derrota por números expressivos no Dragão (5-0). Resposta pronta na jornada seguinte, com um 2-0 caseiro perante o Portimonense.

À 3.ª jornada viagem até à Pérola do Atlântico, com o Marítimo a vencer, por 2-1; regresso a casa e nova derrota, agora por 0-1 frente ao SC Braga. Início complicado, como admitiu o próprio técnico em declarações à Comunicação Social.

Reunidas as tropas e os dois últimos resultados mostraram um conjunto à procura de consistência, que quer rapidamente encontrar-se para cedo agarrar o objetivo manutenção e, quem sabe, sonhar mais alto...

Ora, nova deslocação ao Dragão e, surpresa na Taça da Liga, com os minhotos a empatarem a uma bola com os azuis e brancos. Regresso ao Campeonato e a última ronda trouxe um triunfo determinante e moralizador para os flavienses, com a equipa de Chaves a impor-se no Bessa. Vitória, por 1-2, perante o Boavista… e salto na classificação geral.

Contas feitas, tudo em aberto na Taça da Liga (Grupo C) e, no Campeonato Nacional, a equipa ascendeu à 10.ª posição, somando seis pontos, fruto de duas vitórias e três derrotas, com cinco golos marcados e nove sofridos.

Daniel Ramos

Última vitória conseguida com poucos remates

Nova época, novo treinador e algumas mudanças. Luís Castro abandonou o comando técnico dos flavienses e agora é Daniel Ramos, de 47 anos, quem comanda as tropas, depois de ter orientado o Marítimo em 2017/18.

Com um plantel composto por 26 jogadores, foram 13 as entradas, sendo que no sentido inverso deixaram o clube fundado em 1949 um total de nove jogadores. A média de idades da equipa é superior a 25 anos.

Nestas cinco jornadas da Liga NOS, a equipa flaviense tem oscilado entre o 4x4x2 e o 4x2x3x1 no que diz respeito aos sistemas táticos.

No último onze, no Bessa, Daniel Ramos apostou na colocação em campo de quatro reforços: Ricardo Nunes; Paulinho, Nikola MarasMarcão, Djavan, Bruno Gallo, Gevorg GhazaryanStephen Eustáquio, NiltinhoPerdigãoWilliam.

O Chaves começou a partida em 4x4x2, os reforços Marcão e Ghazaryan (determinantes) marcaram, contudo, a partir dos 66' – Rochinha reduziu aos 60' para os axadrezados – Daniel Ramos apostou num claro 4x1x4x1, com Jefferson a saltar do banco para a posição de trinco, reforçando o meio-campo e, consequentemente a defesa. Era preciso segurar o resultado e os reforços Avto e João Teixeira também foram a jogo.

Alías, as caras novas do plantel têm dado resposta muito positiva e apresentam-se como mais-valias: com dois golos, o defesa-central Marcão é o melhor marcador dos flavienses na Liga!

Olhando para as estatísticas da plataforma Wyscout, o GD Chaves tem tido um percurso algo oscilante na Liga. Não sendo uma equipa de cariz vincadamente ofensivo – como o prova a baixa média de remates por jogo de apenas 10 (26%) –, tenta ter o esférico na contenção, apresentando uma média de posse de bola de 46,25 %. Estes números são refletidos do número de passes: uma média de 333,4 por jogo, com 81% de acerto.

Na vitória em casa do Boavista, o Chaves fez sete remates, três dois quais enquadrados com a baliza, e marcou dois golos; na derrota com o Braga, disparou 18 vezes, mas só dois tiros levaram a direção do alvo, ficando a equipa flaviense em branco.

Os ingressos para a partida de quinta-feira estão disponíveis.

Estádio

Transferências no GD Chaves

ENTRADAS Posição SAÍDAS Posição
Filipe Brigues defesa Davidson médio
Avto médio Rafael Furlan médio
Luís Martins  defesa Patrão médio
Gevorg Ghazaryan médio Pedro Queirós defesa
Ruca médio Emanuel Novo guarda-redes
Bruno Gallo médio Pedro Tiba médio
Marcão defesa Jorginho médio
João Paredes avançado Matheus Pereira médio
André Luís avançado Domingos Duarte defesa
João Teixeira  médio    
Niltinho avançado    
Mika Borges médio    
Lion defesa    

 

Texto: Sónia Antunes

Fotos: Liga Portugal e Facebook Oficial do GD Ghaves

Última atualização: 7 de fevereiro de 2019

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar