17 de julho de 2019, 02h15

Benfica e San Francisco 49ers em parceria histórica

Clube

O clube de futebol americano aderiu à ISMA. Luisão, antigo capitão das águias, esteve presente em representação dos encarnados.

O Sport Lisboa e Benfica e o San Francisco 49ers rubricaram, na terça-feira, no museu localizado no Levi’s Stadium, uma parceria que visa a troca de conhecimento técnico, tecnológico e de negócio.

Aproveitando a presença da equipa de futebol das águias em solo norte-americano para participar na International Champions Cup, a cerimónia realizou-se com a presença – e discurso – de duas lendas de ambos os emblemas: Luisão, antigo futebolista, pelo Benfica e Keena Turner pelo San Francisco 49ers.

Depois de agradecer a forma como foi recebido pelo clube de futebol americano, o antigo defesa-central das águias falou num “dia memorável”.

“Hoje [terça-feira] é um dia memorável. O Benfica e os 49ers estreitam relações através de uma parceria que abrangerá diversas áreas que vão desde o património histórico à inovação. A ambos os emblemas é comum a grandeza alicerçada numa história rica em conquistas desportivas. A ambos os clubes são comuns a exigência, o profissionalismo e a contínua busca pela inovação”, começou por salientar.

Parceria Benfica e San Francisco 49ers

“Em termos de património histórico ambos os clubes têm sabido respeitar a sua história tendo criado Museus que a acolhem de forma grandiosa. Por isso, é com muita alegria que registamos a entrada dos 49ers na ISMA [Associação Internacional de Museus Desportivos], sendo o primeiro clube norte-americano a fazer parte daquela entidade. Esperamos que sirva de inspiração a outros clubes dos Estados Unidos da América nos mais diversos desportos”, desejou de seguida Luisão.

O antigo camisola 4 destacou o facto de o mercado norte-americano ser fundamental para a expansão internacional da Marca Benfica e para a partilha de conhecimento do Clube junto de emblemas deste país.

Queremos aprender com as melhores práticas de cada instituição, ao nível desportivo, técnico ou tecnológico. Os Estados Unidos são um mercado estratégico para o Sport Lisboa e Benfica. Para além da enorme massa de fãs que temos na Califórnia e na Costa Leste, o Benfica poderá acrescentar valor especialmente através do know-how que tem no futebol da formação, sustentado na sua Academia, reconhecida como das melhores a nível mundial”, lembrou.

Do lado do San Francisco 49ers falou Keena Turner. A lenda do clube de futebol americano agradeceu a Luisão as simpáticas palavras e valorizou a carreira do brasileiro no Benfica.

“Fizeste uma carreira incrível no Benfica. Muitos parabéns. Estamos muito agradecidos por terem marcado presença e apostado nesta parceria. Estamos entusiasmados e ansiosos para ver no que vai dar esta relação. Esta parceria é uma forma de mantermos o compromisso com a nossa família, que são os adeptos, com a inovação e com a educação”, apontou.

Parceria Benfica e San Francisco 49ers

Ainda estou a aprender sobre o Benfica, mas estou muito entusiasmado pelo jogo de sábado”, acrescentou.

Antes da cerimónia estiveram presentes centenas de crianças, que tiveram a oportunidade de conhecer a história do Benfica através da disponibilização de diversos conteúdos numa parceria entre os museus dos 49ers e do clube português.

A ISMA é constituída por museus e clubes desportivos de dimensão internacional, que contam com um vasto acervo patrimonial e que acreditam que a sua preservação representa um ato de proteção e definição da identidade de cada membro.

Já fazem parte da ISMA os seguintes clubes e instituições: Sport Lisboa e Benfica (Portugal); Museo del Deporte Santafecino, Club Atlético River Plate e Club Atlético Boca Juniors (Argentina); Museu do Futebol, Clube de Regatas do Flamengo e Sport Club Internacional (Brasil); Museo del Grande Torino e della Leggenda Granata e Museo Fiorentina (Itália); FC Bayern München e Eintracht Frankfurt (Alemanha); Arsenal Football Club (Inglaterra); Real Madrid CF (Espanha); San Francisco 49ers (Estados Unidos da América).

Texto: Marco Rebelo

Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar