Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Pizzi joga, faz jogar, marca golos, bate recordes no Benfica e brilha como nenhum outro centrocampista nos dez principais campeonatos do Velho Continente.
21 outubro 2019, 14h00
Pizzi
Todas as histórias têm um início e a de Pizzi nesta temporada não é exceção. O criativo tem feito um começo de época de grande nível e isso acaba por se refletir positivamente também na consistência da equipa liderada por Bruno Lage. No que respeita a golos, o médio benfiquista, note-se, já fez quatro bis na presente época (o último aconteceu no triunfo sobre o Cova da Piedade na Taça de Portugal), facto que constitui um novo recorde na sua carreira profissional.
ÉPOCA | QUANTIDADE |
---|---|
2015/16 | 1 |
2016/17 | 2 |
2017/18 | 1 |
2018/19 | 2 |
2019/20 | 4 |
Ao todo são 10 golos (além de três assistências...) em 12 jogos oficiais realizados pelas águias o que dá perto de uma média de um golo por jogo (0,83). A conclusão? A conclusão é que neste momento Pizzi é o médio mais goleador da Europa. O Site Oficial recolheu os dados e verificou que nos dez principais campeonatos do Velho Continente (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França, Rússia, Portugal, Bélgica, Holanda e Ucrânia) não há ninguém, entre os médios, que marque tanto como o internacional português.
Pizzi fica assim à frente de nomes como Marco Reus (Borússia Dortmund), Pjanic (Juventus), Dani Parejo (Valência), entre outros. Hans Vanaken, que atua no Club Brugge, da Bélgica, é quem mais se aproxima do jogador encarnado. O centrocampista belga soma nove golos, mas para chegar a esses tentos precisou de mais jogos. Comparativamente ao benfiquista, que fez dez golos em 12 jogos, Vanaken fez nove, só que realizou 17 partidas oficiais.
JOGADOR | CLUBE | JOGOS | GOLOS |
---|---|---|---|
Pizzi | Benfica | 12 | 10 |
Hans Vanaken | Club Brugge | 17 | 9 |
Koopmeiners | AZ Alkmaar | 21 | 8 |
Nikola Vlasic | CSKA Moscovo | 19 | 7 |
Lednev | Zorya | 17 | 7 |
Marco Reus | Borússia Dortmund | 15 | 6 |
Pjanic | Juventus | 14 | 5 |
Dani Parejo | Valência | 11 | 5 |
Mason Mount | Chelsea | 16 | 4 |
Wylan Cyprien | Nice | 10 | 3 |
Pizzi é um playmaker, mas as suas funções não se esgotam na criação. Ao nível defensivo, o médio encarnado também tem tido um papel importante, contribuindo, com as suas ações, para que o Benfica contabilize nesta altura oito "clean sheets". Ou seja, a equipa não sofreu golos em oito dos 12 desafios realizados. As águias não só têm um ataque demolidor, com 27 golos apontados, como esse ataque é suportado por uma consistência defensiva de realçar, de topo no futebol europeu.
Em média, e se contabilizarmos todas as competições oficiais em que o Benfica está inserido, podemos verificar, segundo os dados disponibilizados pelo Wyscout, que Pizzi já ganhou, por exemplo, 102 duelos defensivos e fez 55 recuperações de bola no meio-campo adversário.
Quem também tem dado boas respostas no capítulo defensivo, ajudando à estabilidade e solidez, são Jardel e Tomás Tavares, como se viu na passada sexta-feira no desafio com o Cova da Piedade, adversário que o Benfica superou, com uma atuação séria e decidida, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. O defesa-central e também capitão das águias já venceu 65,7% dos duelos defensivos que disputou. Tem ainda uma eficácia de 100% nos carrinhos e de 94,8% nos passes efetuados.
Já o jovem (18 anos) lateral-direito foi titular por quatro ocasiões e tem correspondido à exigência daquilo que é jogar nas principais provas nacionais e da Europa (Liga dos Campeões). Se analisarmos o desempenho do defesa formado no Benfica Futebol Campus no último jogo diante do Cova da Piedade, verificamos que teve um total de 70 ações bem-sucedidas. E ainda apresentou 92% de acerto no passe e conquistou 67% dos duelos aéreos, controlando todos os duelos defensivos em que interveio.
Atletas com golo é o que todos pretendem, mas Pizzi também consegue ligar-se muito bem com os jogadores mais adiantados do terreno. Que o diga Carlos Vinícius, que no desafio com o Cova da Piedade até assistiu o camisola 21 para o primeiro golo das águias num excelente entendimento entre os dois jogadores.
Reforço encarnado para 2019/20, Vinícius, recorde-se, já leva quatro golos apontados em sete jogos, totalizando 189 minutos com o Manto Sagrado. Isto quer dizer que o dianteiro benfiquista marca um golo a cada 47 minutos realizados.
No futebol, o playmaker é o responsável por criar jogadas ofensivas, sendo que uma das qualidades mais importantes deste tipo de atletas é a visão e a capacidade de ler o jogo. No Benfica, a definição de playmaker é Pizzi, o médio mais goleador das 10 maiores ligas da Europa à data de hoje, com dez golos apontados (apenas menos cinco do que em toda a época 2018/19, a sua temporada mais concretizadora com o Manto Sagrado).
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024