Futebol

31 outubro 2019, 18h39

Grimaldo

Grimaldo

Passes de qualidade, dribles, cruzamentos... Grimaldo destaca-se em vários parâmetros, mas, entre os laterais-esquerdos, nas assistências não há quem o supere nas sete principais ligas da Europa.

Na época 2019/20 o camisola 3 do Benfica soma quatro passes para golo em nove jornadas da Liga NOS, e quando comparamos as maiores realidades do futebol do Velho Continente... Grimaldo fica à frente de muitos nomes conhecidos.

Juan Bernat, do campeão francês PSG, e Andrew Robertson, do campeão europeu em título Liverpool (na foto em baixo), são alguns dos atletas que não chegam aos números apresentados pelo lateral das águias na presente temporada.

Bernat e Robertson

Top 7 maiores ligas: laterais-esquerdos*

JOGADOR EQUIPA ASSISTÊNCIAS
Grimaldo Benfica 4
Robertson Liverpool 3
Bernat PSG 3
Cristian Gunter Friburgo 3
Cucurella Getafe 3
Evgeni Chernov Rostov 3
Robin Gosens Atalanta 2

*FONTE: Wyscout

Se os dados são de realce na grande Europa (e aqui referimo-nos, em análise comparativa, aos desempenhos dos laterais-esquerdos em Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha, França e Rússia, além de Portugal), no que ao panorama nacional diz respeito o cenário não difere.

Grimaldo é, aliás, o defesa com mais assistências na Liga NOS. As exibições do atleta espanhol têm sido sólidas – executou dois passes milimétricos para golo na última jornada, um concretizado por Rúben (2-0 na receção ao Portimonense) e outro por Vinícius (lance do 3-0).

Grimaldo

De bola parada e de bola corrida

O primeiro passe de Grimaldo para golo na Liga NOS 2019/20 aconteceu no dia 14 de setembro. As águias receberam o Gil Vicente no Estádio da Luz e, aos 53', o esquerdino bateu um canto do lado direito, servindo a entrada de Pizzi ao segundo poste, onde o português rematou de primeira para o segundo e último golo do jogo (2-0).

A segunda assistência surgiu fora de portas, mais concretamente no Estádio João Cardoso, a casa do Tondela. O espanhol voltou a bater um pontapé de canto que foi parar direitinho à cabeça de Ferro. O central deu o melhor desfecho ao cruzamento, colocando o esférico no fundo das redes (0-1).

Tondela-Benfica

As outras duas assistências foram efetuadas na última jornada da Liga NOS (jogo com o Portimonense) e tiveram dois destinatários diferentes. Aos 47', o lateral de 24 anos bateu um canto, à direita, para o segundo poste, onde apareceu André Almeida. O camisola 34 cabeceou para a barra e, no desenvolvimento do lance, o esférico voltou aos pés de Grimaldo. O espanhol levantou a cabeça e cruzou milimetricamente para o pé direito de Rúben. Gritou-se golo nas bancadas do Estádio da Luz! 

O quarto passe certeiro é de um recorte técnico incrível. Um passe rasteiro que rasgou completamente a defesa contrária e encontrou Vinícius. O resto já se sabe: o dianteiro cavalgou, contornou o guarda-redes e encostou para o golo aos 63'.

Grimaldo

No Campeonato 2019/20, o lateral-esquerdo já contabiliza 17 passes para remate e 41 cruzamentos (é um dos jogadores da Liga NOS que mais utiliza este recurso), segundo os dados estatísticos da plataforma Wyscout consultados pelo Site Oficial.

O passe para o terceiro tento do Benfica diante do Portimonense é um exemplo do que o lateral coloca em campo, em apoio ao ataque. Ao nível dos passes, Grimaldo já soma 541, ficando apenas atrás de Rúben. O central das águias tem mais um do que o lateral.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol