Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
Campeão nacional, Ivan Chishkala coloca um ponto final na sua história de 5 épocas de águia ao peito e despede-se do Clube e dos Benfiquistas, a quem deixa sentidos agradecimentos pela caminhada que fizeram juntos.
07 julho 2025, 10h48
Ivan Chishkala
Em 2020, Ivan Chishkala era apresentado como reforço do Clube para a temporada que se avizinhava. No Benfica e em Portugal, viveu a primeira aventura fora da Rússia, de onde é natural, e rapidamente se adaptou.
Com a ambição de "ganhar tudo", contribuiu para a conquista de 1 Campeonato Nacional, 1 Taça da Liga, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça. Faltou-lhe, entre estes, a Liga dos Campeões. No seu percurso de águia ao peito, realizou 186 jogos oficiais e marcou 123 golos.
Cinco anos volvidos, o internacional russo despede-se do Benfica e dos adeptos como mais um Benfiquista. Considerando que esta foi "uma grande experiência", fala das metas alcançadas, da crença do coletivo, do recente título do Campeonato Nacional, da sua evolução e dos momentos mais marcantes no Clube.
Em português, como fez questão de se expressar nesta entrevista, disse: "Vou sempre apoiar o Benfica e vou sempre lembrar-me deste período."
"Desde o primeiro segundo em que cheguei ao Benfica, quando se abriu a porta desta família, desta equipa, eu sempre confiei que conseguíamos ganhar"
Ivan Chishkala
SAIR COM O OBJETIVO CUMPRIDO
"Este era um dos primeiros títulos que estavam nos meus objetivos. E estava mais um, o da Liga dos Campeões. Quando entrei, disse: 'Quero ganhar o título do Campeonato, quero ganhar tudo.' Para tudo, falta só um, o da Liga dos Campeões. Nós estivemos muito perto, mas às vezes não conseguimos ganhar tudo. É normal na nossa vida. Mas o objetivo era este título [Campeonato], nós demos muita coisa para ganhar, porque estava muito difícil."
CRENÇA ATÉ FINAL
"Nós confiamos sempre que conseguimos ganhar. Desde o primeiro segundo em que cheguei ao Benfica, quando se abriu a porta desta família, desta equipa, eu sempre confiei que conseguíamos ganhar. Por isso, até ao fim, eu dei tudo para ganhar este título, para ganhar tudo. O que se passou no domingo [29 de junho]? Do primeiro ao último segundo, eu confiei que conseguíamos ganhar. O jogo estava muito difícil, nós empatámos, estivemos a perder, mas conseguimos voltar e ganhar. A equipa estava mais forte do que antes."
CHEGADA AO CLUBE E A PORTUGAL
"Entrei, depois houve o tempo da COVID-19. A vida estava muito diferente de agora. Para mim estava mais fácil. Porquê? Porque não tinha tanta expressão como agora. Quando os adeptos, e toda a gente, chegou, estava diferente. Eu vi outra vida, vi outra vida no desporto, vi muitas coisas novas. Há muito poucas equipas no mundo que se parecem com o Benfica. Isto é um facto. Não interessa se é na Rússia, ou não. Mas encontrei muitas coisas novas, e foi uma grande experiência para mim."
AS DIFERENÇAS NO FUTSAL
"Todos os campeonatos têm muitas coisas diferentes. Cada campeonato é específico, tem muitas coisas específicas. Mas, para mim, o Campeonato russo e o Campeonato português são muito parecidos. É preciso ser muito físico, é preciso focar muito na defesa e, por isso, para mim foi mais fácil. Eu tinha o meu irmão, o Robinho, que me ajudou em muitas coisas. Ele explicou-me muitos detalhes que precisava de saber, e como me adaptar mais rápido. E adaptei-me rápido, acho eu."
A ADAPTAÇÃO
"Eles [Robinho e Rômulo] fizeram tudo. Eles explicaram-me todos os detalhes, porque na nossa vida detalhes decidem tudo. E eles explicaram-me as coisas específicas, o que eu precisava. Sempre os ouvi, confiei neles e fiz o que eles disseram. Eles ajudaram-me muito."
"Quero dizer aos Benfiquistas e ao Benfica um 'muito obrigado'. Muito obrigado por este período e por tudo. Pelo vosso apoio, quando perdíamos, estavam sempre connosco. Isto, para mim, é muito mais importante"
CINCO ÉPOCAS DE EVOLUÇÃO
"Posso dizer que evoluí em muitas coisas. Como pessoa, como atleta, evolui muito, porque vi muitas coisas boas. Vi atletas que jogam num nível muito alto, treinadores que jogam num nível muito alto. A vida também é muito diferente. Por isso, evoluí em muitas coisas. Tive esta oportunidade e aproveitei-a. Muito obrigado ao Benfica, por confiar em mim quando me deu a oportunidade. Muito obrigado."
OS MOMENTOS MAIS FELIZES NO BENFICA
"É muito difícil, porque passou muito tempo. Tivemos muitos momentos bons. Cada vitória... Com cada vitória nós sentimos uma emoção muito específica. Eu lembro-me de tudo, passaram-se muitas coisas. É muito difícil dizer alguns momentos específicos. Este título foi o maior. Este título é mais doce, porque precisámos de fazer muitas coisas para ganhar este título. Por isso, este domingo [29 de junho] foi o melhor momento."
MAIS UM BENFIQUISTA
"O Benfica e Portugal, nestes 5 anos, foram a minha segunda casa. Eu posso dizer que Portugal e o Benfica eram a minha segunda casa. Agora, vão ser sempre. As portas do Benfica estão sempre abertas para mim no Estádio da Luz. Todas as pessoas, os adeptos dizem sempre: 'A nossa porta está aberta para ti.' Esta é a minha história. Esta foi a nossa história, com o Benfica, há 5 anos. Não são 6 meses, não são 2 dias. É um grande período. Agora vou sair e há 2 caminhos: o meu caminho e o caminho do Benfica. Nós vamos andar com o nosso caminho. Não tenho problema algum, porque somos profissionais. Somos atletas e, na vida, acontece. Vou sempre apoiar o Benfica e vou sempre lembrar-me deste período. O Benfica vai ficar sempre comigo. Quero dizer aos Benfiquistas e ao Benfica um 'muito obrigado'. Muito obrigado por este período e por tudo. Pelo vosso apoio, quando perdíamos, estavam sempre connosco. Isto, para mim, é muito mais importante. Para mim é muito duro. Muito obrigado por tudo."
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 7 de julho de 2025