Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Andebol Feminino
Em entrevista à BTV, a guarda-redes Ana Ursu explica os motivos que ditam o adeus prematuro à competição.
07 julho 2025, 14h30
Ana Ursu
Em entrevista à BTV, a guardiã explica as razões pelas quais irá retirar-se, e, grata ao Benfica, aborda o crescimento pessoal e a responsabilidade de ter vestido o Manto Sagrado.
O MOTIVO QUE DITA O FINAL DA CARREIRA
"Eu tive uma lesão na época passada [2023/24]. Entretanto, foi decidido que seria melhor irmos para cirurgia, e foi o que aconteceu. Em agosto, fui operada a primeira vez. Passadas duas semanas, tive uma complicação. Ninguém soube o porquê. Infelizmente, tive de ser submetida a uma segunda cirurgia, em que tive de levar uma placa e mais alguns parafusos, o que comprometeu muito a minha mobilidade e complicou todo o processo. Recentemente, há um mês, fui outra vez submetida a cirurgia para retirar todo o metal. Também houve uma pequena complicação, mas nada de mais. Depois de falar com os doutores e de tentar perceber qual era o ponto de situação, entendi que o melhor era eu deixar [de jogar], por mais que me custe, obviamente. Mas a saúde está primeiro, sem ela não conseguimos fazer nada. Tive de tomar esta decisão, que é muito difícil para mim. Teve de ser."
ETERNAS MEMÓRIAS
"Vou levar memórias [da vivência no Benfica]. Foram anos muito intensos, mas que me ajudaram a tornar uma melhor pessoa. Aprendi muito aqui. Desde o início, soube logo qual era o impacto de vestir esta camisola e a responsabilidade que o símbolo acarreta. Foram anos muito divertidos. Conheci muitas pessoas. Pude ter a experiência de estar aqui dentro e de ver como é o Benfica, a Família Benfica, os adeptos e tudo mais. Acho que isso foi muito importante para mim, e obviamente que vou levar para o resto da minha vida."
O TÍTULO MAIS MARCANTE
"Acho que foi o primeiro título, sem dúvida. Foi uma época também dura. Era uma equipa totalmente nova. Algumas de nós já nos conhecíamos de fora, da Seleção, mas a jogar juntas era tudo muito novo. Esse título traçou o que seria o resto do nosso percurso e aquilo que éramos capazes de fazer. E a partir daí foi só continuar e tentar ganhar o máximo de títulos possíveis."
O APOIO DO CLUBE E DOS ADEPTOS
"Os adeptos foram sempre incríveis. Havia sempre uma palavra de consolo. Sempre que me viam, dentro ou fora do pavilhão, desejavam-me boa sorte e que ficasse tudo bem. Perguntavam-me sempre quando é que eu voltaria. Obviamente que o Benfica tem toda a estrutura e as condições possíveis para que as pessoas fiquem bem recuperadas. E eu tive acesso a isso, sou muito agradecida. [As pessoas] Foram sempre muito prestáveis. Obviamente que, depois da segunda cirurgia, tinha muitas questões e muitos medos. Surgiram imensas dúvidas, e estiveram sempre lá para me esclarecer e garantir que estava tudo bem. Isso também foi muito importante durante este processo todo. E, claro, também tive a minha equipa toda a apoiar-me. Elas também foram um grande suporte para mim."
FUTURO
"Tenho o meu curso, isso dá-me uma segurança, mas custa muito. Custa muito deixar este desporto que fez parte da minha vida durante bastantes anos. Mas, às vezes, temos de fechar uma porta, não é? E, entretanto, outras vão abrir-se. Espero que seja assim. Estou confiante de que o futuro vai ser risonho. Farei também tudo o que for possível para ser feliz. Obviamente que irei continuar a seguir o andebol do Benfica e o andebol feminino em Portugal."
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 7 de julho de 2025