16 de dezembro de 2019, 17h25

Liga Europa: Raio-X do Shakhtar Donetsk

Futebol

Ditou o sorteio realizado nesta segunda-feira (16 de dezembro) em Nyon, que a equipa ucraniana fosse o adversário do Benfica nos 16 avos de final da Liga Europa.

O Shakhtar Donetsk é o adversário da equipa do Benfica, liderada por Bruno Lage, nos 16 avos de final da Liga Europa. Fique a conhecer melhor o oponente das águias na competição europeia. 

A 1.ª mão desta eliminatória joga-se às 17h55 do dia 20 de fevereiro no OSK Metalist Estádio, na Ucrânia, enquanto a 2.ª mão está aprazada para o dia 27 do mesmo mês, às 20h00, no Estádio da Luz, em Lisboa. 

Nota para o facto do Clube de Donetsk não voltar a jogar oficialmente até encontrar o Benfica nos 16 avos de final da Liga Europa, isto porque, tal como na Rússia, o campeonato da Ucrânia para devido às baixas temperaturas que se fazem sentir durante o inverno.

Raio-X adversário Benfica

O conjunto orientado por Luís Castro, chega a esta fase da prova, oriundo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os "Kroty" (nome pelo qual são conhecidos) ficaram no 3.º lugar do Grupo C, que era composto por Manchester City, Atalanta e Dínamo Zagreb. O Shakhtar fez seis pontos, fruto de uma vitória, três empates e duas derrotas. 

Mesmo tendo vindo da principal prova europeia de clubes o conjunto ucraniano não era cabeça de série no sorteio dos 16 avos da Liga Europa (estatuto que o Benfica tinha) isto porque não foi um dos quatro melhores terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Relativamente ao Campeonato Nacional, o Shaktar venceu o último desafio, diante do Zorya (1-2). Atualmente milita na liderança do principal escalão da Ucrânia com 50 pontos conquistados (mais 14 que o 2.º classificado), fruto de 16 vitórias e dois empates. Ao nível da concretização, o Shakhtar tem 50 golos marcados e apenas nove sofridos.

No último jogo, o treinador português do conjunto ucraniano escalou a equipa num 4x4x2 e fez entrar de início os seguintes jogadores: Pyatov, Dodô, Kryvtsov, Matvienko, Ismaily, Alan Patrick, Marcos Bahia, Marlos, Konoplyanka, Kovalenko e Júnior Moraes.

cardozo

Esta será a segunda ocasião em que Benfica e Shakhtar irão medir forças numa competição europeia. As duas equipas já realizaram dois jogos entre si na época 2007/08, referentes à fase de grupos da Liga dos Campeões. Uma vitória para cada lado é o saldo apresentado. 

Óscar Cardozo foi o jogador do Benfica que conseguiu visar as redes ucranianas na época 2007/08. De salientar que o guardião que não conseguiu defender os remates de Tacuara, Andriy Pyatov, continua a ser o habitual titutar da baliza do Shakhtar.

Nesse ano nem uma, nem outra equipa seguiram em frente na Liga dos Campeões, o Benfica transitou para a Taça UEFA (agora Liga Europa) e foi afastado nos oitavos de final diante do Getafe.

Histórico de duelos na UEFA

PROVA JOGO RESULTADO ÉPOCA
LC Grupos Shakhtar-Benfica (V 1-2) 2007/08
LC Grupos Benfica-Shakhtar (D 0-1) 2007/08

Legenda – LC: Liga dos Campeões

Raio-X adversário Benfica

A equipa que joga em casa emprestada

O Shakhtar, que lidera confortavelmente o campeonato ucraniano, com 50 pontos em 18 jornadas, tem recorrido a casa emprestada desde que a sua cidade de origem foi ocupada, em 2014, por separatistas pró-russos. Ou seja, a espetacular Donbass Arena não será o palco que irá receber a turma encarnada.

No campeonato, os ucranianos têm disputado os jogos em vários estádios na Ucrânia e nas competições europeias recebia os adversários na Arena Lviv, antes de assentar em definitivo no Estádio Metalist.

Raio-X adversário Benfica

A forte aposta no jogador brasileiro

Tal como já é um costume, a equipa do Shakhtar Donetsk é um conjunto cheio de talentos, neste caso concreto, brasileiros. A aposta nos canarinhos é sabida, a diferença é que os reforços são cada vez mais novos, andando na casa dos 20 anos ou até menos. 

Segundo Marquinhos Cipriano, avançado brasileiro que está a realizar a sua segunda época ao serviço da turma ucraniana, numa entrevista concedida à Goal, o Shakhtar é um grande clube e uma referência mundial por potenciar jogadores brasileiros.

Marlos

O dianteiro relembra a passagem de alguns jogadores por este clube, tais como Willian, Douglas Costa, Alex Teixeira, Fernandinho e Fred, e ainda salienta o carinho que os adeptos ucranianos transmitem ao jogador brasileiro. 

Taison e Marlos são dois dos nomes mais sonantes no conjunto de Donetsk, sendo que o homem-golo é Júnior Moraes. O dianteiro tem 15 dos 50 golos marcados pelo Shakhtar no Campeonato. 

junior moraes

Top 3: golos

JOGADOR GOLOS
Júnior Moraes 15
Marlos 8
Taison 7

Atualmente Júnior Moraes é o melhor marcador do Campeonato da Ucrânia com mais seis tentos que Bogdan Lednev (Zorya) e Aleksandr Fillipov (Desna).

Raio-X adversário Benfica

Top 3: assistências

JOGADOR ASSISTÊNCIAS
Taison 6
Júnior Moraes 5
Ismaily 4

Taison é o principal destaque no ranking das assistências. Outro dos jogadores que se destaca neste Top é Ismaily. O lateral-esquerdo conhece bem as equipas portuguesas, isto porque já teve passagens pelo Estoril Olhanense e pelo SC Braga. 

Raio-X adversário Benfica

Top 3: remates

JOGADOR REMATES
Júnior Moraes 39
Taison 31
Tetê 30

Os 266 tiros do conjunto de Donetsk representam uma média superior a 14 por partida, sendo que a percentagem de acerto no alvo é de 45,5%. O artilheiro da equipa é quem mais remates tem, sendo que dos 39 tiros, 38,5% deram golo, segundo os dados da plataforma Wyscout.

Raio-X adversário Benfica

Top 3: passes

JOGADOR REMATES
Ismaily 1084
Stepanenko 1009
Alan Patrick 942

O conjunto do Shakhtar Donetsk é a equipa do principal escalão do futebol ucraniano que mais passes efetua. No total são 11158 passes, uma média de 589 por jogo, e com uma percentagem de acerto a rondar os 90%. Os atletas que mais passes executam são o lateral-esquerdo e ainda os dois homens do meio-campo.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: redes sociais do Shakhtar Donetsk

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar