Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Estádio da Luz assistiu a uma partida de futebol bem disputada e com muitos golos. Os segundos 45 minutos do Benfica fizeram a diferença.
15 janeiro 2020, 00h33
Bruno Lage
Explicou, ainda, a aposta nos dois pontas de lança, voltou a fazer uma reflexão sobre o calendário competitivo em Portugal, deixando críticas à (má) leitura feita por alguns meios de Comunicação Social. As lesões de Gabriel e de Ferro? “É prematuro”, disse.
“O mais importante era vencer e fazer um bom jogo. Foi um grande jogo de futebol, com duas boas equipas. Sabíamos das dificuldades que íamos ter pela qualidade da equipa técnica [do Rio Ave] e da própria equipa. Entrámos praticamente a perder com um livre que deu em golo. Depois, a equipa soube reagir e criar oportunidades de golo, mas na 1.ª parte, sair a perder por 1-2… devíamos ter saído com o 2-2, pelo nosso jogo ofensivo. O Rio Ave criou duas ou três oportunidades. A 2.ª parte foi praticamente nossa. Fomos alterando porque sentíamos que o jogo pedia essas mudanças. Contente com a resposta da equipa e pelos dois golos do Seferovic. As pessoas têm de perceber que Seferovic e Vinícius são grandes jogadores e temos de dar carinho aos nossos avançados, pois são eles que, com um simples toque, concretizam o trabalho de uma equipa.”
“Isto faz parte do trabalho e na busca de vencer o jogo, independentemente de começar ou não a vencer. Jogámos com uma boa equipa, que joga bom futebol contra equipas grandes e que tem um futebol que não é fácil de anular. Provocam construção baixa através da pressão alta, com muitos jogadores entre linhas a tentarem a receber bolas nas costas. Neste jogo foi nas costas do Adel [Taarabt]. O Diego Lopes a jogar muito da esquerda para dentro, laterais muito abertos e o ponta de lança a jogar à profundidade. No segundo golo, uma meia desculpa porque ficámos à espera de uma grande penalidade e isso não pode acontecer. Temos de nos reorganizar. O Rio Ave provocou esse problema em nós e não o resolvemos na 1.ª parte, mas criámos 6/7 oportunidades de golo através das nossas jogadas e processo ofensivo.”
“Temos trabalhado e jogado com os dois pontas de lança. Não gostei do posicionamento com o Aves, analisámos durante muito tempo e os jogadores tiveram a oportunidade de ver o que se pretendia, e neste jogo estivemos mais vezes no posicionamento correto. Feliz, e é importante para eles perceberem que é na análise que crescemos. Em termos ofensivos, estamos no bom caminho, em termos defensivos, há um ou outro apontamento que temos de trabalhar para sermos mais eficazes e fortes.”
“Vem aí a recuperação. Falei no assunto [na antevisão] e fui mal interpretado. Não foi uma crítica [ao calendário], mas sim uma reflexão. Não arranjamos desculpas. Não é um lamento, mas sim uma constatação. Nós e o FC Porto estamos na mesma situação.”
“Fiquei surpreso pela direção dada por alguns Órgãos de Comunicação Social pela reflexão que fiz sobre o intervalo dos jogos. Por que não jogámos um pouco mais cedo? O jogo FC Porto-Varzim acabou às 20h00. Por que não jogámos logo a seguir? Não interessa a recuperação dos jogadores, não interessa se o Ferro sai ou não lesionado, não interessa se os adeptos chegam a casa depois da meia-noite… o que interessa é jogarmos às 21h15. Não é uma crítica porque a equipa reage bem. É apenas uma reflexão ao panorama do que são as competições. Por que jogamos na sexta-feira? É uma reflexão e não uma crítica. Até porque o FC Porto está pior que nós porque tem os jogos da Taça da Liga.”
“[Ferro] Fez-nos indicação para o banco de que não podia continuar e tomámos a decisão. Ainda é prematuro dizer algo mais. Para já é uma pequena dor, mas acho que não é nada de especial.”
“[Gabriel] Ainda não sei. É prematuro. Treinou, não sentiu dor. Levou uma pancada no jogo anterior [com o Aves] e não quisemos correr riscos. Foi assim com o Gabriel e também com o André Almeida. Aproveito para reforçar o tema da recuperação… Uma coisa são os jogadores com muito volume de jogo e com muitos minutos, que jogam e recuperam mais rápido; outra coisa é o André Almeida, com menos minutos, jogar com o Rio Ave e depois teria mais dificuldade em recuperar, e iria correr o risco se jogasse outra vez com um intervalo tão curto.”
“A fadiga mental… falamos nisso quando falamos sobre a concentração. É o facto de ter de estar concentrado permanentemente. Há uma altura em que se desliga. Se formos falar com os jogadores para se fazer já uma análise, eles não estão ainda preparados para isso. Agora é que a equipa vai entrar numa série de jogos consecutivos e esse fator [fadiga mental] pode aparecer. Agora não é esse o caso. São erros, que temos trabalhado muito para não os cometer. Este é um jogo de erros. Os adversários vão ver os nossos pontos fortes, mas também veem como podem explorar os nossos pontos menos fortes e colocarem os seus pontos fortes no jogo. O Rio Ave faz isso muito bem.”
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Cátia Luís e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024