25 de janeiro de 2020, 17h01

🎥 Benfica vence clássico e segue líder  

Basquetebol

Receção ao FC Porto (80-69) foi o 13.º triunfo consecutivo na Liga Placard de basquetebol.

RESUMO DO JOGO

O Benfica ultrapassou, neste sábado, no Pavilhão Fidelidade, o FC Porto, por 80-69, no jogo da 17.ª jornada da Liga Placard. É a 13.ª vitória consecutiva na competição!

Pela terceira vez nesta temporada – a segunda no espaço de uma semana – águias e dragões defrontaram-se, desta feita para a Liga Placard, que regressou após um fim de semana de paragem para a realização da Taça Hugo dos Santos.

Benfica-Porto

Antes do apito inicial, Carlos Lisboa, técnico do Benfica, recebeu o prémio de melhor treinador do mês de novembro.

Adiantou-se o FC Porto (0-3), mas Anthony Hilliard, com um lançamento de três pontos, rapidamente repôs a igualdade. E até ao minuto 6, em quatro tentativas, quatro triplos consecutivos concretizados, permitindo aos encarnados – agressivos na defesa e eficazes no ataque – cavar distâncias (14-5). O FC Porto reagiu, mas a resposta foi insuficiente para tirar o Benfica – muito forte nos lançamentos longos – da frente: 21-15 no 1.º quarto

RESUMO DO 1.º QUARTO

Segundos 10 minutos marcados pela queda de Fábio Lima, que acabou por abandonar o clássico em braços, amparado pelos companheiros. Recorde-se que o Benfica entrou para o encontro com o FC Porto com quatro baixas de peso: Micah Downs, Tomás Barroso, Eric Coleman e Betinho Gomes.

Depois da aproximação e ultrapassagem (27-28) da formação orientada por Moncho López, o Benfica respondeu na mesma moeda. Toure' Murry, com um tiro exterior, desbloqueou o empate e os encarnados voltaram a assumir o comando do jogo (31-28). Nos últimos 2 minutos, Brad Tinsley recolocou em vantagem os dragões, que chegariam ao intervalo na frente (34-35)

RESUMO DO 2.º QUARTO

Boa entrada do FC Porto no segundo tempo a chegar à vantagem de 8 pontos (34-42). Com Fábio Lima recuperado e novamente em jogo, o Benfica reagiu e até foi o camisola 10, com um triplo, a relançar os encarnados na partida.

A centrar atenções novamente no jogo exterior, a formação da casa chegaria ao final do 3.º quarto na frente (57-53).

RESUMO DO 3.º QUARTO

Clássico empolgante onde estava em jogo a liderança da Liga Placard – assumida pelo Benfica com mais um ponto do que o FC Porto. Nos derradeiros 10 minutos, os encarnados – empurrados pelo apoio dos adeptos que se faziam ouvir no Pavilhão – assumiram o comando do jogo e chegaram aos 12 pontos de vantagem (73-61), a maior até à altura. O FC Porto encurtou ligeiramente a distância, o Benfica vencedor: 80-69.

RESUMO DO 4.º QUARTO

Quase no final de mais um mês de alta rotação – depois de dois encontros com a Oliveirense, dois com o FC Porto e ainda desafios a contar para a FIBA Europe Cup –, o Benfica visita, na próxima jornada da Liga Placard (18.ª), o Sporting.

Antes disso, há jogo europeu no Pavilhão Fidelidade. Os encarnados recebem o Medi Bayreuth na quarta-feira (29 de janeiro, às 21h00), na fase de grupos da FIBA Europe Cup. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.

Benfica-FC Porto, 80-69

FICHA  
Local Pavilhão Fidelidade
Cinco do Benfica Anthony Hilliard, Anthony Ireland, José Silva, Gary McGhee e Arnette Hallman
Suplentes Gonçalo Delgado, Fábio Lima, Toure' Murry, Rafael Lisboa e Damian Hollis
1.º quarto 21-15
2.º quarto 34-35
3.º quarto 57-53
4.º quarto 80-69
Marcadores dos pontos Anthony Hilliard (23), Anthony Ireland (6), José Silva (3), Gary Mcghee (17), Arnette Hallman (11), Gonçalo Delgado (2), Fábio Lima (3), Toure' Murry (3), Rafael Lisboa (2) e Damian Hollis (10)

Carlos Lisboa 

DECLARAÇÕES

Carlos Lisboa (treinador do Benfica): "Temos uma equipa de guerreiros, todos têm de estar prontos para tudo. Infelizmente temos tido estes azares todos [referência às lesões] e não temos contado com quatro jogadores. Mas costumo dizer que uns estão impossibilitados, outros terão de dar um passo em frente, e é o que temos feito. Reagimos bem, o que não é fácil quando uma equipa perde. Nós tivemos essa capacidade – e dou o mérito aos meus jogadores –, tivemos a capacidade de nos ultrapassarmos na adversidade. Fizemos um bom jogo, dominámo-lo e quero destacar a defesa que fizemos. Estamos de parabéns."

Texto: Filipa Fernandes Garcia 

Fotos: Cátia Luís e Francisca Miguel / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar