5 de abril de 2020, 13h10

🎥 "Ultrapassar este desafio e ganhar o campeonato da vida"

Futebol

Iniciativas variadas, adaptação a uma nova realidade e a notícia do cancelamento dos campeonatos de formação foram alguns dos temas abordados por Rodrigo Magalhães, coordenador técnico de iniciação do SL Benfica.

ENTREVISTA

Rodrigo Magalhães, coordenador técnico da iniciação do Sport Lisboa e Benfica, explicou que neste momento o foco tem de estar na resolução da pandemia de COVID-19.

O coordenador técnico da iniciação do clube encarnado começou por explicar que os jogadores "recebem, normalmente, uma videochamada por semana dos treinadores". "O departamento de psicologia também se tem mantido ativo e tem contactado, com uma regularidade significativa, os jogadores e os encarregados de educação", afirmou.

Rodrigo Magalhães Declaraçoes Covid-19

Conjunto de iniciativas ecléticas

"Cada equipa tem um plano de exercícios que visa, nas idades mais baixas, algumas ações de relação com bola, para depois replicarem em casa. Depois, têm um desafio que consiste numa sequência de toques, onde os jogadores filmam a sua capacidade de executar, ou não, o desafio que o clube propõe. Isso é uma iniciativa boa porque os jogadores desafiam-se uns aos outros, acabando por evoluir constantemente. Recebem também um plano de manutenção física que tem como objetivo a estimulação das capacidades motoras. Para além disto, os atletas recebem um plano de motricidade infantil, fazem quizzes sobre a história do Clube e, por último, ainda têm aulas de dança. O foco é obviamente o futebol, mas acaba por haver um desenvolvimento multidisciplinar."

Aulas dança iniciação

Reação a uma nova forma de trabalho

"No início não sabíamos como iria ser a reação do staff e dos jogadores a esta forma de trabalho, mas foi magnífica. O nosso apelo é que os jogadores rentabilizem o seu tempo livre, estejam em família, façam um upgrade na sua leitura e não descurem os estudos. No Benfica acabam por ter o apoio constante naquilo que é o principal objetivo – o desenvolvimento enquanto jovens praticantes da modalidade. Recebemos uma cadência de mais de 200 vídeos por dia, tendo em conta o ecletismo que imprimimos nas iniciativas e pelos centros de treino que temos espalhados por todo o território nacional. A adesão, o contacto e a partilha têm sido fascinantes por todos."

Rodrigo Magalhaes

Decisão do cancelamento das competições

"A maior parte dos jogadores já estava à espera, dado que é um problema de uma dimensão mundial e, obviamente, o foco das famílias e dos jovens jogadores passou a ser o seu bem-estar e a sua saúde. O futebol passou para um segundo plano, com muita pena nossa e com muita tristeza da parte dos jogadores. Temos de virar a página, estar unidos e vislumbrar um futuro onde voltaremos a estar todos juntos."

Benfica-Portimonense

"Seremos capazes de marcar este golo"

"Quero deixar uma mensagem de apreço e agradecimento a todos os colaboradores do Sport Lisboa e Benfica que têm tornado estas iniciativas possíveis. Espero que continuem em casa, que cumpram as normas de segurança da Direção-Geral de Saúde e sigam os conselhos que o Benfica tem enviado. Juntos seremos capazes de marcar este golo, ultrapassar este desafio e ganhar o campeonato da vida."

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar