7 de abril de 2020, 15h07

Gustavo Capdeville: "O Benfica tem formado grandes jogadores"

Andebol

Guardião do Andebol encarnado em entrevista ao Site Oficial.

Regressado de um empréstimo de dois anos ao Madeira SAD, Gustavo Capdeville estava a ser uma das figuras da equipa de andebol do Sport Lisboa e Benfica até à paragem da temporada devido ao novo coronavírus.

Em entrevista ao Site Oficial, Gustavo Capdeville fala do seu percurso, de alguns momentos-chave no Benfica e do tema que domina a atualidade nacional e internacional: a pandemia de COVID-19...

Gustavo Capdeville

Do interturmas ao Benfica

"Desde sempre gostei muito de desporto. Pratiquei futebol, natação, karaté… Na escola tínhamos o interturmas, um colega viu-me na baliza e perguntou-me se não queria ir fazer uns treinos ao Benfica (ele jogava lá e andavam à procura de atletas). Aceitei, fui ao Benfica treinar e nunca mais parei desde então! Tive bastante interesse em jogar futebol, como todos os jovens naquela idade, mas nunca foi nada muito sério como o andebol."

"Sempre gostei muito de desporto"

Formação no Benfica

"O Benfica tem apostado nos jovens e sem dúvida que tem formado grandes jogadores. Tem feito um grande trabalho nos dois sentidos. Conseguimos referir vários nomes do nosso andebol português que fizeram formação no Benfica, como é o meu caso, do Alexandre Cavalcanti, Miguel Espinha, Hugo Lima, Paulo Moreno, Diogo Valério, entre muitos outros."

Gustavo Capdeville

Dois anos na Madeira

"O tempo no Madeira SAD foi crucial para a minha evolução. Tive um treinador que fez de mim aposta no clube desde o primeiro jogo, tive colegas de equipa que depositavam muita confiança em mim, apesar da minha tenra idade, e tive muito apoio de toda a estrutura."

"Foi o momento de viragem de um miúdo da formação para um atleta sénior. Tive a missão de assumir uma equipa que lutava para os seis primeiros lugares, independentemente de ter 20 anos. Tínhamos outro guarda-redes com 38 anos, com muita qualidade, que estava acabar a carreira e ele queria sempre o melhor para mim em todos os momentos, mesmo que passasse três jogos inteiros sem jogar. Ter um guarda-redes que não tinha os mesmos objetivos desportivos individuais que eu foi muito bom para ganhar minutos de jogo, e diria que o Luís Carvalho foi uma peça fundamental para a minha evolução!"

Melhor momento de águia ao peito

"Apesar de ter vencido muitos títulos pelo Benfica na formação, penso que o melhor momento que vivi com a camisola do Benfica foi a nossa prestação na EHF CUP desta época. Estou no Benfica há alguns anos, mas só este tive mais preponderância na equipa e termos chegado à 4.ª jornada da fase de grupos com quatro vitórias deu-me muito prazer!"

Gustavo Capdeville

"O melhor momento pelo Benfica foi a prestação na EHF Cup nesta época"

Momento da equipa

"Estávamos muito bem na Europa e esta paragem irá trazer falta de ritmo às equipas. Todas as equipas estão paradas pelo menos há três semanas e acho que esse vai ser o principal problema, quem entrar mais rápido no ritmo terá vantagem! À distância, temos mantido reuniões semanalmente e aulas de fitness quase todos os dias em conjunto."

Ano de afirmação

"Estava a jogar com mais regularidade e em momentos muito bons coletivamente. Estar em bom plano no clube é meio caminho, tenho de continuar a trabalhar porque na Seleção Nacional temos dois guarda-redes muito bons, há de chegar a minha altura e é para isso que trabalho diariamente."

Gustavo Capdeville

Prestação no Europeu

"Portugal ganhou ainda mais destaque depois deste Europeu, dada a sua classificação e a prestação coletiva. A nossa seleção tem jogadores com muita qualidade e grande parte dos atletas são jovens e têm vindo a mostrar muita qualidade internacionalmente! Acho que, a médio prazo, vamos conseguir ainda melhores classificações!"

Objetivos de carreira

"Vencer um Europeu, Mundial ou Jogos Olímpicos pela Seleção é um objetivo, apesar de ter noção da dificuldade. Também gostaria de experimentar a Liga francesa ou alemã, mas cada coisa a seu tempo."

Gustavo Capdeville

"Vencer um Europeu, Mundial ou Jogos Olímpicos pela seleção é um objetivo"

Regresso aos estudos

"De momento parei os estudos, concluí o 12.º ano e parei porque na altura fui para a Madeira. Mas tenciono retomar num futuro próximo."

Manter a forma física

"Todos os dias faço o plano que o nosso fisiologista nos enviou no início deste isolamento, ou então a aula de fitness com os meus colegas por videoconferência."

Isolamento social

"Tem sido difícil estar constantemente em casa sem poder sair. Não poder conviver com os meus amigos, passear, ir ao café ou ir à praia é o meu maior problema. Gosto de andar na rua e neste momento estou fechado 24 sobre 24 horas."

Fotos: Arquivo / SL Benfica

PATROCINADORES MODALIDADES


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar