Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
SL Benfica e Torino FC ficariam ligados para sempre após aquele fatídico 4 de maio de 1949... Há uma amizade, um reconhecimento e um respeito eterno.
04 maio 2020, 10h10
Os capitães das equipas, Valentino Mazzola e Francisco Ferreira, trocam galhardetes antes do início da partida
No regresso a Turim, o denso nevoeiro em terras transalpinas levou a que a aeronave Fiat G.212, que transportava a equipa italiana, se despenhasse contra a Basílica de Superga. Eram 16h05 (17h05 em Itália), tudo acabou... Toda a tripulação faleceu.
Uma das maiores tragédias de sempre ao nível desportivo, uma das datas mais tristes, mas assinalada religiosamente pelos dois emblemas. Duas histórias que se entreligam e cujos laços perduram ano após ano deste o fatídico 1949…
A 3 de maio, a formação "granata" jogou e perdeu frente ao SL Benfica, por 4-3, no Estádio do Jamor, no jogo de despedida do então capitão do Glorioso, Francisco Ferreira, grande amigo da então figura de proa da equipa italiana, Valentino Mazzola.
Melão (23’ e 29’), Arsénio (33’) e Rogério Pipi (40’) marcaram para os encarnados; Ossola (9’), Bongiorni (37’) e Romeo Menti (44’, gp) faturaram para o Torino. Um desafio histórico e carregado de simbolismo. Quis o destino que fosse o último do Grande Torino…
A ligação emocional entre os clubes tem-se fortalecido e já deu origem a várias homenagens evocativas
A ligação emocional entre os dois clubes tem-se fortalecido ao longo dos tempos e já deu origem a várias homenagens evocativas do dia fatídico.
Em 26 de julho de 2016, elementos do Torino e da Direção do Benfica estiveram no Estádio Nacional para homenagear a equipa que defrontou as águias em 1949; no dia seguinte teve lugar no Estádio da Luz a 9.ª edição da Eusébio Cup disputada entre os dois clubes.
À época do acidente a equipa do Torino era considerada a melhor de Itália e uma das melhores da Europa. Apelidada de Grande Torino, vencera quatro campeonatos consecutivos e ia a caminho do 5.º "Scudetto" que acabaria por conquistar, jogando as derradeiras quatro jornadas após a tragédia com os juvenis, uma decisão seguida pelos restantes emblemas italianos.
"Os heróis são imortais nos olhos de quem acredita neles. Assim, os jovens vão acreditar que o Torino não morreu: só está a jogar fora da sua casa", escreveu Indro Montanelli, jornalista e historiador italiano, no dia 6 de maio de 1949, relatando assim um dos dias mais tristes da História de Itália.
Tal como os heróis, há palavras, relações e gestos imortais! Nunca esqueceremos o cumprimento de Mazzola e Francisco Ferreira...
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024