5 de maio de 2020, 14h23

Tiago Pina: "Acaba por ser uma época que nos sabe a pouco"

Futebol

O treinador dos Iniciados A do Benfica falou à BTV sobre o isolamento social que se vive e fez ainda o balanço da temporada.

ENTREVISTA

Com as competições do futebol formação canceladas, a equipa de Iniciados A do Benfica continua a treinar em casa. O treinador Tiago Pina relevou, à BTV, como tem sido feita a adaptação nesta fase de pandemia e fez ainda um balanço da época.

Adaptação a uma nova realidade

"Tem sido um tempo diferente onde fazemos muito mais trabalho de gabinete. Todos os treinadores estão envolvidos em projetos de preparação do futuro e do regresso ao Benfica Campus, então o tempo tem sido passado muito mais em frente ao computador e muito menos, ou nenhum, neste caso, em trabalho de campo. Temos alguns momentos com os jogadores de treinos em conjunto, mas é diferente de estarmos no Seixal. Essencialmente aplicamos o tempo em projetos estruturantes para o futuro do Clube."

Tiago Pina

Contacto entre jogadores e staff

"Como equipa técnica, temos um contacto permanente com os atletas. Já tínhamos um grupo de WhatsApp, mas nesta fase de quarentena é muito maior. E depois fazemos um contacto individualizado com cada jogador todas as semanas, onde o nosso foco é o bem-estar deles e das suas famílias. A mensagem que temos passado é que é importante que eles mantenham o contacto com os colegas e que cuidem da sua saúde física e mental."

Reação ao cancelamento das competições

"Foi um misto, porque obviamente que ficámos todos dececionados. Claro que para nós, adultos, é um pouco mais fácil de perceber e o nosso papel foi fazer entender aos jogadores o porquê de não conseguirmos continuar a competir. Estávamos em vésperas de começar o nosso play-off de apuramento para a terceira fase, que tínhamos preparado durante algumas semanas, e estávamos ansiosos para que começasse. Tivemos de explicar aos jogadores, que tinham muitas dúvidas a pairar na cabeça."

Benfica-Cova da Piedade

Balanço da época

"Em termos competitivos e de resultados, acaba por ser um balanço incompleto. De qualquer das formas, foi insatisfatório na medida em que não conseguimos como queríamos o apuramento direto para a terceira fase. Claro que estávamos todos ansiosos para jogar o play-off, tínhamos consciência de que iria ser difícil, mas estávamos todos empenhados e focados. Em termos globais, acaba por ser uma época que nos sabe a pouco. Participámos em três torneios (Torneio Internacional de Munique, Abrantes e Alemanha) e aí o balanço é extremamente positivo. São momentos importantes para a formação e para o desenvolvimento de cada jogador, e nesse sentido a época acaba por ser positiva. Todos os eles tiveram uma evolução positiva e a prova disso é o facto de o Benfica ser o clube com mais jogadores convocados para a Seleção Nacional Sub-15."

O regresso

"Não sabemos quando iremos regressar ao Benfica Campus. Provavelmente será na próxima época, onde estes jogadores serão Juvenis B, e o que procuramos transmitir-lhes todos os dias é que devemos garantir que regressamos da melhor maneira possível. Sabemos que perdas físicas são inevitáveis, porque trabalhar em casa é sempre diferente, mas quando voltarmos queremos estar melhores, mais motivados e com mais vontade."

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar