Futebol

06 maio 2020, 10h11

Rafael Rodrigues

Rafael Rodrigues

ENTREVISTA

Rafael Rodrigues, lateral-esquerdo da equipa de Juniores do Benfica, em entrevista à BTV, analisou o seu percurso no Clube e comentou as suas rotinas diárias em tempo de confinamento social devido à COVID-19.

A chegada ao Benfica Campus com 12 anos

"Foi muito complicado. Na altura não estava habituado. Deixei os meus pais e a minha família para ir atrás do meu sonho, mas consegui abstrair-me com o futebol, a escola e os amigos."

Rafael Rodrigues

Jogar na equipa Sub-23 e na UEFA Youth League

"Foi muito bom. Para mim, foi inexplicável, porque [a Liga Revelação] é uma competição onde existe muita competitividade, visto que há atletas já mais velhos que eu, mas isso trouxe-me novos desafios. Jogar na Youth League também foi incrível, basicamente é a Champions dos mais novos, jogamos contra grandes clubes e isso é muito bom."

Competições de formação canceladas

"Recebi a notícia com muita tristeza. É muito frustrante porque estávamos a fazer uma época muito boa. No apuramento para a fase de campeão foram quatro jogos, quatro vitórias, e se tudo corresse bem podíamos vir a ser campeões. Estávamos em primeiro, a notícia acabou por ser frustrante."

Sub-23

Rotina diária em tempo de COVID-19

"Acordamos muito cedo porque as aulas começam logo de manhã, o que não estávamos habituados porque no Benfica Campus íamos para a escola à tarde, e acaba por ser diferente porque falamos com os professores à distância, mas agora é a única forma que temos de continuar a aprender."

Treinos em casa

"Não estamos habituados a estar tanto tempo fechados em casa, sem poder ver os nossos amigos, mas temos passado bem o tempo. Em termos de treinos, temos sempre planos para executar, e na alimentação também somos muito bem acompanhados pela nutrição."

Rafael Rodrigues

O futuro e o aluno que não fica para trás

"Gosto de tudo o que está relacionado com o desporto, mais com o futebol, claro. Mas futuramente quem sabe ser treinador de futebol, porque é minha paixão. Na escola não sou nenhum expert, mas também não fico para trás."

Conciliar os estudos e o futebol

"Às vezes é complicado porque temos um treino muito intenso de manhã e depois à tarde temos de ir para a escola, mas é um esforço que todos temos de fazer, porque nenhum de nós sabe o dia de amanhã, pode haver uma lesão que pode afetar a carreira e temos de ter um plano B."

Rafael Rodrigues

Ídolo no Benfica...

"O meu ídolo na equipa do Benfica é o Grimaldo. Identifico-me um pouco com ele na maneira de jogar. É um lateral muito bom."

Treinar com a equipa A "é incrível"

"O meu sonho é chegar à equipa A, como acho que é o sonho de todos os que chegam muito cedo ao Benfica Campus. Já tive a oportunidade de fazer alguns treinos com a equipa A e é incrível. O ambiente e a forma de treinar são completamente diferentes, temos de estar mais concentrados."

Texto: Márcia Dores

Fotos: SL Benfica

Última atualização: 6 de maio de 2020

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas