10 de maio de 2020, 15h03

Mário Madeira: "Os nadadores sem piscina são como peixes fora de água"

Natação

Coordenador do departamento de natação do Benfica contou à BTV como foi a adaptação à nova realidade causada pela pandemia.

ENTREVISTA

Apesar de todas as competições nacionais e internacionais de natação terem sido canceladas, os atletas de alto rendimento vão poder voltar a treinar brevemente. Decisão essa que Mário Madeira, coordenador do departamento de natação do Benfica, afirma ser muito importante.

Adaptação a nova realidade

"Foi complicado trabalhar com os atletas, principalmente aqueles de alto rendimento que estavam muito próximos dos Jogos Olímpicos. De imediato tivemos que nos reorganizar, preocupar-nos com a saúde, elaborar planos de treino fora de água, de preparação física, para eles se manterem ativos. Mas é um bocado complicado, a nossa modalidade é muito específica e eles, fora das piscinas, são como peixes fora de água. É muito complicado, os atletas ficam ansiosos, desesperados, sempre à espera de voltar e felizmente parece que os treinos vão começar brevemente. Aos poucos iremos recomeçar dentro das condições impostas."

Natação

Voltar aos treinos

"Os atletas de alto rendimento vão reiniciar ainda esta semana. Existem muitas medidas que temos de tomar, foi tudo estudado com o Departamento Médico do Alto Rendimento da Federação e com o Departamento Médico dos clubes, para que possamos voltar aos treinos esta semana só com os atletas de alto rendimento, duas semanas depois com os atletas mais novos que estão nos centros de alto rendimento de Rio Maior e no Jamor e depois, mais tarde, consoante as medidas que a FPF lançar, retomaremos os treinos com os restantes escalões."

Cancelamento das provas

"A Federação cancelou os Campeonatos Nacionais a partir da data que começou o confinamento, estava previsto adiá-los, mas não foi possível e foram mesmo cancelados. Os campeonatos mais importantes realizavam-se no final de março, que eram os apuramentos para os Jogos e depois havia o Nacional de Clubes, que apurava o campeão. Depois os Jogos Olímpicos e os Europeus foram adiados. A nível nacional agora ainda não está nada previsto, está-se a trabalhar para reajustar os campeonatos consoante o que vai acontecer."

Natação

Apoios financeiros para a modalidade

"É importante, porque todos os anos temos deslocações para os vários pontos do País, temos uma equipa grande e a Federação vai apoiar os Clubes na próxima época."

Reabertura das Piscinas do Estádio ao público

"As piscinas vão ser abertas só para os treinos dos atletas, neste momento. Nas piscinas, ao nível de água não haveria problema, mas ao nível do ar, como há vapores de água, poderia ser complicado com o vírus. No entanto, ainda não sabemos como vão ser as coisas, mas vai ser complicado."

Texto: Márcia Dores

Fotos: Arquivo / SL Benfica 

 

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar