Clube

14 maio 2020, 13h26

Soccer Analytics Conference

O Sport Lisboa e Benfica participou na segunda sessão da prestigiada 2020 Sounders FC Soccer Analytics Conference, partilhando a forma como a análise de dados é utilizada numa das melhores academias do mundo.

O responsável do Clube pela área de Sports Data Science, Sudarshan Gopaladesikan, fez uma apresentação via videoconferência centrada na forma como as análises são integradas no fluxo de decisão do Benfica Campus.

Gopaladesikan referiu: "O Benfica tem uma abordagem holística em relação ao desenvolvimento dos jovens jogadores, onde nos concentramos em tomar decisões que são benéficas para o indivíduo. A nossa equipa de ciências de dados desportivos trabalha ao lado do diretor técnico na preparação de relatórios para as equipas de futebol juvenil, com o objetivo de lhes fornecer as informações certas de que necessitam para avaliar o desempenho dos jogadores e assegurar que o jogador se está a desenvolver no ambiente certo. Medimos os dados individuais dos jogadores em vários cenários e produzimos análises estatísticas que, a nosso ver, acrescentam valor ao treino e aos processos técnicos no Campus. Com conjuntos de dados simples, podemos gerar boas perceções. Precisamos de ver o que os jogadores precisam e fazer com que os treinadores façam as perguntas certas de forma a oferecer as soluções certas."

Esta foi a segunda sessão de uma conferência que contou com a presença de vários oradores de alto nível como o vice-presidente executivo de Operações de Basebol dos Oakland A’s, Billy Beane, o treinador da Seleção Nacional dos EUA, Gregg Berhalter, e representantes do Bayer Leverkusen, Arsenal, FC Nordsjaelland, Seattle Sounders (MLS) e da NBA.

O objetivo da conferência é examinar como os clubes de futebol podem integrar com sucesso a análise num processo de tomada de decisão, incluindo a discussão das limitações da análise atualmente e a melhor forma de fazer a ponte com os plantéis principais.

Ravi Ramineni, o director de Análise dos Seattle Sounders, disse: "A apresentação do Benfica foi muito informativa e pôs muita gente pensar. Sudarshan comunicou muito bem e mostrou o grande processo que está por trás de uma das organizações de futebol juvenil mais consistentes e bem-sucedidas do mundo. Estamos muito gratos a Sudarshan pelo seu tempo, entusiasmo e energia, bem como à Direção do Benfica por lhe ter dado a oportunidade de o fazer."

Gopaladesikan também participou numa conversa com representantes da NBA, MLS e outros clubes europeus onde o principal tópico foi como a análise é utilizada no desenvolvimento dos jovens.

"Os dados de eventos e de rastreio têm ambos a sua utilização. Com os dados do evento, podemos agora pensar na análise longitudinal de um jogador e criar um 'Passaporte do Jogador' que o acompanhe ao longo de toda a sua carreira", avançou Gopaladesikan. "Os dados de rastreio permitem-nos começar a abordar os estágios finais do desenvolvimento de um jogador jovem em que a compreensão do posicionamento no jogo é o mais importante. As soluções técnicas são importantes, mas o mais relevante é saber comunicar os dados e trabalhar em estreita colaboração com os treinadores para que estes possam questionar que características podem querer implementar na solução para melhorar o seu trabalho", explicitou Gopaladesikan.

Fotos: Sounders FC

Última atualização: 15 de maio de 2020

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar