29 de maio de 2020, 14h49

Ana Oliveira: “Todos juntos estamos a tentar criar soluções”

Projeto Olímpico

Diretora do Benfica Olímpico, em entrevista à BTV, explicou como está a ser pensado e gerido o regresso às competições.

ENTREVISTA BTV

Ana Oliveira, diretora do Benfica Olímpico, falou, à BTV, sobre todos os processos de retorno às competições, enaltecendo a reinvenção necessária de atletas e treinadores face ao combate da propagação da COVID-19.

Judo

"O judo conseguiu passar estas três fases de forma diferente. Numa fase inicial, à semelhança da canoagem, alugaram uma casa e conseguiram, com todos os cuidados, viver como uma família confinada em casa, mantendo assim alguns níveis de condição física. Estão a retomar com algum trabalho condicionado."

Natação

Natação e taekwondo

"A natação está agora com os primeiros contactos com a água e é talvez a modalidade mais preocupante. O taekwondo teve a mesma limitação que a natação e o ciclismo."

Canoagem

"A canoagem não sofre muito. Quer pela geografia, quer pela possibilidade de irem para o rio, conseguiram manter alguns níveis específicos de condição física."

Atletismo

Atletismo e triatlo

"O atletismo foi das disciplinas técnicas que esteve mais limitada. O triatlo aproveitou as condições naturais, improvisando um pouco em casa, aproveitando águas abertas, sempre com o máximo de segurança."

Adaptação à nova realidade

"Os treinadores e os atletas conseguiram viver esta nova situação, reinventando. Conseguimos, através das novas tecnologias, fazer coisas incríveis que nunca tínhamos feito e que normalmente é difícil em desportos individuais, como, por exemplo, marcarmos momentos em conjunto, em partilha… estarmos juntos."

Ana Oliveira

O lado positivo…

"Conseguimos tirar partido disto, uma vez que às vezes queremos criar atividades conjuntas de equipa Benfica Olímpico, mas os calendários competitivos diferem, mas desta vez estivemos em casa. Conseguimos também pôr algum trabalho em ordem, como organizar estatísticas, rever projetos, tivemos muita formação online, e penso sinceramente que têm sido uns meses muito bons em termos de estabilidade emocional no que toca à parte sóciodesportiva do próprio projeto."

Taça dos Clubes Campeões Europeus

Competições reinventadas

"Esta competição vai ser reinventada. No caso da natação sabemos que a água é segura, mas temos de ter em atenção aos acessos. No caso do atletismo, estamos a estudar a areia com a área da ciência, porque temos saltadores que saltam para a areia. Será seguro termos dois atletas a saltar para a mesma areia num intervalo de dois minutos? Chegámos à conclusão que não, mas depois vimos que toda a gente já vai à praia, então temos a comunidade científica a ajudar-nos e já chegámos a algumas conclusões. Já criámos estratégias para os colchões que são precisos, criando capas, desinfetando, ou seja, estamos a reinventar o atletismo e as restantes modalidades. Todos juntos estamos a tentar criar soluções."

Judo

Um Clube que motiva e apoia…

"O que eu vejo é uma equipa olímpica do Benfica muito motivada e apoiada. Mais do que nunca, os atletas perceberam o que é estarem integrados numa estrutura Benfica, com tudo a funcionar. Tivemos apoios diários permanentes, desde a formação aos aconselhamentos, aos cuidados a ter. Fomos uns privilegiados, porque pudemos, nesta fase difícil das nossas vidas, estar inseridos num grande clube e numa grande estrutura como a do Benfica."

Texto: Márcia Dores

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar