Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal Feminino
Guarda-redes do Benfica e uma das melhores do mundo, Ana Catarina debateu a modalidade com quatro atletas das Casas do Benfica – Gabriela (Mortágua), Márcia Daniela (Leiria) e Madalena e Kathleen (Pombal).
20 junho 2020, 11h00
À conversa com quatro atletas das Casas do Benfica – Gabriela (Mortágua), Márcia Daniela (Leiria) e Madalena e Kathleen (Pombal) –, uma das peças fundamentais na hegemonia do Clube no panorama nacional da modalidade, Ana Catarina, deixou lamentos à falta de competitividade no Campeonato Nacional de Juniores.
"O Campeonato Nacional de Juniores é um problema grave que temos porque as miúdas, muitas vezes, não têm tanta competitividade nas juniores e sobem logo para as seniores. Com 16/17 anos já estão a jogar nas Seniores e não vão evoluir praticamente nada. Estão dos 16 aos 26 anos a jogar sempre com o mesmo nível competitivo, não têm como evoluir. Se calhar evoluem no primeiro ou segundo ano e depois já não evoluem mais. Por exemplo, nas Sub-19 espanholas, aquelas que foram aos Jogos Olímpicos, duvido que haja muitas a jogar no campeonato de seniores. Com as nossas Sub-19 acontece exatamente o contrário, só as guarda-redes é que jogaram nas juniores, as outras oito jogam todas nas seniores. Que competitividade é que se pode ter?", questionou a internacional portuguesa.
"TENTAR SER A MINHA MELHOR VERSÃO"
Perante quatro jovens que lhe querem seguir as pisadas, Ana Catarina, eleita a melhor guarda-redes do mundo em 2018, aconselha "dar o melhor em cada treino e em cada jogo".
"Se querem ser profissionais de futsal feminino, não é em Portugal com certeza. Apesar deste contexto, têm de ter a ambição de serem as melhores. De dia para dia, serem melhores. É essa a ambição que eu tenho também. Se quiser ser profissional desta modalidade, tenho de sair do País, por isso eu quero tentar ser a melhor. Não dá para viver do futsal, mas não é por isso que eu vou deixar de dar o melhor em cada treino e em cada jogo. Tentar ser a minha melhor versão…", disse, revelando ainda os objetivos que, aos 27 anos, ainda a acompanham.
"Eu gostava muito, mas jogar uns Jogos Olímpicos é impossível, acho que já vai ser impossível para mim. Ainda tenho, mais ou menos, o sonho de jogar o Mundial da FIFA, mas eu costumo dizer que, se eu não conseguir, vou fazer de tudo para que elas possam conseguir. Acho que esse deve ser também o pensamento de cada uma de nós", salientou a jogadora encarnada.
Para o sucesso e continuidade da modalidade, Ana Catarina destacou o importante papel das Casas do Benfica.
"Independentemente de ser Casa do Benfica ou não, qualquer pessoa/empresa que crie um clube de futsal feminino, e que proporcione as condições às suas atletas, ajuda, sem dúvida alguma, no futuro da modalidade. O próprio Benfica, ao criar todos os escalões de futsal feminino, o Sporting, a Quinta dos Lombos, clubes grandes não desistirem da modalidade e continuarem a criar mais escalões é uma grande ajuda", reforçou a guarda-redes.
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: SL Benfica e Arquivo
Última atualização: 21 de março de 2024