Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Atletismo
O atleta do Benfica foi mandado parar (e depois algemado) quando conduzia o seu carro na companhia da sua companheira, Bianca Williams, e do filho, de três meses.
06 julho 2020, 16h15
Ricardo dos Santos
Na rede social Instagram, Ricardo dos Santos colocou uma publicação em que refere: "Isto tem de acabar! Está a ficar fora de controlo."
À BTV, o velocista, que à altura se encontrava na companhia da namorada, Bianca Williams, também ela atleta de alta competição, e do filho de ambos, pormenorizou toda a história e reiterou que não é a primeira vez que lhe acontece algo semelhante no país onde vive e treina habitualmente.
"Estávamos a caminho de casa, vindo dos treinos. Estávamos a cinco minutos de casa e começaram a seguir-nos. Como sabia que não tinha feito nada, disse à minha namorada que não ia parar porque estávamos a chegar a casa. Quando chegámos, a polícia saiu do carro e mandou-nos sair da nossa viatura. Agarraram-me e colocaram-me fora do carro. Depois agarraram a minha mulher, que estava no banco traseiro com o nosso filho", explicou.
"Isto acontece várias vezes comigo, mas foi a primeira vez que a Bianca [Williams] viu ao vivo. Ela, como mulher, teve medo porque não sabia o que poderia acontecer comigo e o que haveria de fazer", acrescentou o atleta luso.
Ricardo dos Santos e a namorada divulgaram o vídeo (gravado por Bianca) nas redes sociais e esclarecem a razão por que o fizeram.
"Colocámos o vídeo na internet [nas redes sociais pessoais], mas foi só metade. Com base neste vídeo, a polícia respondeu a dizer que estávamos em sentido contrário e a circular em alta velocidade. Não estava a circular em sentido contrário. A polícia está a mentir", sublinhou.
"Queríamos divulgar o vídeo porque sabíamos que eles iam contar a história de uma forma diferente do que realmente aconteceu. A polícia pode voltar a fazer o mesmo com outras pessoas. O que queremos é que estas atitudes mudem, mas, infelizmente, não vai acontecer tão brevemente", completou Ricardo dos Santos.
"Sabemos que o racismo aqui [em Inglaterra] e nos Estados Unidos da América não é algo novo, mas tentamos lidar com isso. Sabemos que não é algo bom. Só porque estamos a conduzir um carro bom, acham que temos armas ou que estamos a fumar droga. Não faço nada disso", desabafou o benfiquista.
Bianca Williams, namorada do português e campeã europeia pela Grã-Bretanha em 2018 na categoria 4x100 metros, também lamentou a postura da polícia inglesa e recordou que este não é o primeiro caso a envolver Ricardo dos Santos, nomeadamente desde que adquiriu a nova viatura.
"É sempre a mesma coisa com o Ricardo. Pensam que ele está a conduzir um carro roubado ou a fumar marijuana. É por causa da raça, é pela forma como falam com o Ricardo, como se fosse escumalha… É horroroso de se ver", acusou Bianca Williams ao jornal inglês "Sunday Times".
Ambos são treinados pelo campeão olímpico Linford Christie, que também assinalou o caso na sua conta pessoal no Instagram, acusando a polícia britânica de ser racista. "Dois dos meus atletas foram parados pela polícia. Ambos atletas internacionais, ambos pais de um bebé de três meses. Ambos foram algemados à porta de casa", assinalou. E prosseguiu com uma questão: "Alguém me pode explicar qual é a justificação da Polícia Metropolitana para fazer algo assim?"
Linford Christie lembra ainda que "esta não é a primeira vez que acontece, é a segunda em dois meses".
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica e Instagram / Ricardo dos Santos / The Times
Última atualização: 21 de março de 2024