Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Antevisão do defesa-central do Benfica à final da Taça de Portugal, com o FC Porto.
31 julho 2020, 14h25
Rúben Dias
O defesa apontou este como o jogo mais importante por ser o próximo; garantiu que a equipa vai estar focada e no máximo para este desafio; analisou o comportamento defensivo da equipa e desejou trazer a 27.ª Taça de Portugal para o Museu.
Que expectativas tem para esta partida e de que forma está o grupo a encarar esta final que pode culminar em mais uma conquista para o Benfica?
Em relação a expectativas e já respondendo às duas perguntas de uma só vez, acho que é isso mesmo! É mais uma Taça para o Clube, mais um título e a motivação não poderia deixar de ser a maior que possa existir porque todos queremos muito ganhar mais uma Taça para o Museu.
"Este é o jogo mais importante porque é o próximo, e porque é uma final"
Olhando para os jogos entre o Benfica e o FC Porto nesta época, peço-lhe que me diga quais são os pontos fortes e fracos do adversário.
O FC Porto é uma equipa muito completa, tal como nós, mas não quero entrar em detalhes, porque pode estar aqui um fator-surpresa no que foi a nossa observação e no que consideramos ser o alvo a atacar. Fizemos o nosso trabalho e vamos focar-nos na nossa missão enquanto equipa, e estar ao nosso máximo.
Pizzi, em entrevista à RTP, disse que este é o jogo mais importante da época por ser o próximo. Concorda?
Este é o jogo mais importante porque é o próximo e porque tem o peso extra de ser uma final de uma Taça. É o próximo jogo, é uma final e marca o fecho da temporada. É de extrema importância e queremos muito vencê-la [final da Taça de Portugal].
A final da Taça de Portugal é em Coimbra e não no Jamor, um local mítico. Como é encaram esta diferença?
Claro que é sempre especial jogar no Jamor e fazer parte de toda a festa que se cria à volta de uma final da Taça de Portugal, mas, neste ano atípico, tudo mudou de figura, a falta dos adeptos também vai tirar alguma dessa emoção. Alteram-se as circunstâncias, mudou o estádio, mas não deixa de ser a final que é e o peso está lá todo.
Conquistar a Taça de Portugal vale para o Benfica salvar a época?
Não creio que se deva entrar por salvar a época, porque tínhamos outros objetivos, o Campeonato e não só. Neste momento a única coisa em disputa é a Taça, e é o que queremos ganhar. Não se trata de salvar ou deixar de salvar. Entrámos em tudo para ganhar, as coisas não correram como queríamos, mas agora há uma Taça para disputar e nós queremos ganhá-la.
"Há uma Taça para disputar e nós queremos ganhá-la"
A honra do Benfica também está em jogo nesta final?
Nesta época perdemos duas vezes com eles, na temporada anterior ganhámos duas vezes, vale o que vale. Cada ano é um novo ano, cada jogo é um novo jogo. Nunca encaramos uma partida a pensar no que se passou, mas, sim, no que se vai passar. É uma final, um jogo completamente fora do contexto do que já se passou. A nossa cabeça está mais do que limpa e queremos muito ganhá-la.
O Benfica pode fazer deste jogo um acerto de contas? Concorda com as declarações de Sérgio Conceição, que disse que o FC Porto é a equipa mais competitiva?
Não vou comentar as afirmações do Sérgio Conceição. O FC Porto ganhou o Campeonato, ponto final. Agora vamos jogar a Taça de Portugal e vamos ver quem ganha.
No jogo no Dragão os erros defensivos acabaram por marcar a diferença e a derrota do Benfica... Tiveram especial atenção em analisar essa partida?
Olhámos para esse jogo como olhámos para todos os jogos que disputamos com eles e com todos os outros, porque nestes jogos tudo se decide ao detalhe, e como é óbvio fizemos aquilo que é a nossa observação e preocupámo-nos principalmente connosco. Acreditamos que nós somos o foco principal e se nos controlarmos a nós próprios estaremos mais perto de ganhar.
"Reerguemo-nos e aqui estamos firmes novamente"
O Benfica recuperou a consistência defensiva. Como analisa este facto?
Atravessámos uma fase complicada, mas para responder a esta pergunta seria interessante dizer que mesmo quando fomos a melhor defesa já éramos criticados pela Imprensa, que punha tudo em causa. Reerguemo-nos e aqui estamos firmes novamente.
O Benfica vai ter um treinador na nova época, Jorge Jesus. Este quadro criou algum impacto negativo no grupo?
Falando por mim e pelo grupo, estamos a par das notícias, mas temo-nos desligado porque, neste momento, o nosso míster é Nélson Veríssimo, e assim será até terminar a época. É assim que vamos disputar a final, e o que apenas temos na nossa cabeça é estar focados e seguir as ordens no dia a dia.
Texto: João Sanches, Marco Rebelo e Sónia Antunes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024