12 de agosto de 2020, 12h08

Estádio da Luz com fato de gala para receber a Champions

Futebol

A casa do Sport Lisboa e Benfica vai ser palco de dois jogos dos quartos de final, de uma das meias-finais e da final.

O Estádio da Luz, um dos mais valiosos do mundo, está a postos para acolher a final 8 da Liga dos Campeões. Com todos os jogos dos quartos de final definidos, a Catedral recebe o primeiro de quatro embates no dia 12 de agosto.

A abrir as hostilidades um Atalanta-PSG, às 20h00 de quarta-feira. O conjunto italiano é uma das surpresas dos "quartos", depois de eliminar o Valência na ronda anterior. Treinada por Gian Piero Gasperini, a Atalanta é um verdadeiro caso de futebol ofensivo, acabando a Serie A com o ataque mais concretizador (98 golos marcados em 38 partidas, a uma média de 2,58 por jogo).

Apesar de o treinador italiano montar um estilo de futebol associativo e coletivo, há individualidades que se destacam no conjunto transalpino. Logo à cabeça, os quatro homens de propensão mais ofensiva: Muriel, Papu Gómez, Zapata e Ilicic. Juntos, contribuíram para 69 dos 115 golos oficiais da equipa de Bérgamo. A estes juntam-se os médios Pasalic e Malinovskyi, tal como o defesa goleador, Gosens, já com uma dezena de remates certeiros na época.

Estádio da Luz Sport Lisboa e Benfica

Do outro lado vai estar o Paris Saint-Germain. Os franceses têm um plantel milionário e nesta temporada estão totalmente focados na Champions, dado que a Ligue 1 de 2019/20 terminou precocemente devido à COVID-19 (o título foi atribuído ao conjunto parisiense). Ainda assim, recentemente consumou a dobradinha com o triunfo (1-0) na Taça de França, diante do Saint-Étienne.

O treinador alemão, Thomas Tuchel, tem matéria-prima de qualidade premium em todos os sectores, mas há dois nomes que sobressaem dos demais: Mbappé e Neymar. Ambos, nesta época, apontaram 49 golos. Outro craque do PSG, Di María vai regressar a um palco que bem conhece, pois representou o Benfica entre 2007/08 e 2009/10.

Águia SLB

Jogos no Estádio da Luz

Eliminatória Equipas Data | Hora
Quartos de final Atalanta vs PSG 12.08 | 20h00
Quartos de final Barcelona vs Bayern Munique 14.08 | 20h00
Meias-finais Vencedor do Leipzig-Atlético Madrid vs vencedor do Atalanta-PSG (meia-final 1) 18.08 | 20h00
Final Vencedor da meia-final 1 vs vencedor da meia-final 2 23.08 | 20h00

Dias depois, a 14 de agosto (20h00), há um dos pratos fortes dos quartos de final. O Estádio da Luz dá as boas-vindas ao Barcelona-Bayern. De um lado Messi, do outro Lewandowski. Os dois emblemas foram os últimos a carimbar a passagem para esta ronda. Ambos jogaram a segunda mão dos oitavos de final – à porta fechada – a 8 de agosto. Os culés venceram o Nápoles (3-1) em Camp Nou; os bávaros receberam e bateram o Chelsea (4-1), na Allianz Arena.

Numa espécie de final antecipada, no relvado vão estar dois vencedores de 10 Taças dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões e uma constelação de estrelas. Para além de Lionel Messi, o Barcelona traz, entre outros, Ter Stegen, Piqué, Jordi Alba, Busquets, Rakitic, Vidal, Suárez, Griezmann e Nélson Semedo, que regressa à Luz, onde esteve no Benfica entre 2013 e 2017. Já o Bayern tem nas fileiras, além de Lewandowski, Manuel Neuer, Boateng, Alaba, Thiago Alcântara, Kimmich, Coutinho, Müller, Gnabry e Perisic.

Os restantes encontros dos quartos de final jogam-se no Estádio José Alvalade. O Leipzig-Atlético Madrid a 13 de agosto, às 20h00, e o Manchester City-Lyon, à mesma hora, mas no dia 15.

Champions

A meia-final e a final

Numa versão de eliminatórias a uma mão e com jogos à porta fechada, os desafios fazem-se praticamente em modo non-stop. A 18 de agosto, o Estádio do Sport Lisboa e Benfica recebe a meia-final a disputar entre o vencedor do Leipzig-Atlético Madrid e o vencedor da partida entre a Atalanta e o Paris Saint-Germain.

Se o Atlético passar semifinais, João Félix e Oblak estarão de regresso ao Estádio da Luz. O jovem avançado "disparou" em 2018/19 e transferiu-se para a capital espanhola por 126 milhões de euros; o guarda-redes esloveno foi dono da baliza do Benfica em 2013/14.

Sorteio Liga dos Campeões

CALENDÁRIO DA FINAL 8

  • Quartos de final: 12 a 15 de agosto

  • Meias-finais: 18 e 19 de agosto

  • Final: 23 de agosto (Estádio da Luz)

A 19 de agosto, em Alvalade, joga-se a outra meia-final entre os vencedores dos embates Barcelona-Bayern e Manchester City-Lyon.

Para 23 de agosto, pelas 20h00, está agendado o grande momento! A final da Liga dos Campeões vai ser no Estádio da Luz, pela segunda vez na história desde a sua inauguração, a 25 de outubro de 2003. Em 2014, na final entre o Real Madrid e o Atlético Madrid estiveram em campo vários antigos futebolistas dos encarnados: Di María e Fábio Coentrão (Real Madrid) e Tiago (Atlético de Madrid).

João Félix

Desta feita, conforme a conjugação de resultados podem estar Nélson Semedo (Barcelona), João Félix e Oblak (Atlético Madrid), Di María (PSG) e João Cancelo, Bernardo Silva e Ederson (Manchester City). Referir ainda que Saponjic (Atlético Madrid) e Marçal (Lyon) foram jogadores do Clube, mas nunca se estrearam pela principal equipa.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Arquivo / SL Benfica, Twitter Atlético Madrid e UEFA

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar