Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
A casa do Sport Lisboa e Benfica vai ser palco de dois jogos dos quartos de final, de uma das meias-finais e da final.
12 agosto 2020, 12h08
Troféu da Liga dos Campeões no Estádio da Luz
A abrir as hostilidades um Atalanta-PSG, às 20h00 de quarta-feira. O conjunto italiano é uma das surpresas dos "quartos", depois de eliminar o Valência na ronda anterior. Treinada por Gian Piero Gasperini, a Atalanta é um verdadeiro caso de futebol ofensivo, acabando a Serie A com o ataque mais concretizador (98 golos marcados em 38 partidas, a uma média de 2,58 por jogo).
Apesar de o treinador italiano montar um estilo de futebol associativo e coletivo, há individualidades que se destacam no conjunto transalpino. Logo à cabeça, os quatro homens de propensão mais ofensiva: Muriel, Papu Gómez, Zapata e Ilicic. Juntos, contribuíram para 69 dos 115 golos oficiais da equipa de Bérgamo. A estes juntam-se os médios Pasalic e Malinovskyi, tal como o defesa goleador, Gosens, já com uma dezena de remates certeiros na época.
Do outro lado vai estar o Paris Saint-Germain. Os franceses têm um plantel milionário e nesta temporada estão totalmente focados na Champions, dado que a Ligue 1 de 2019/20 terminou precocemente devido à COVID-19 (o título foi atribuído ao conjunto parisiense). Ainda assim, recentemente consumou a dobradinha com o triunfo (1-0) na Taça de França, diante do Saint-Étienne.
O treinador alemão, Thomas Tuchel, tem matéria-prima de qualidade premium em todos os sectores, mas há dois nomes que sobressaem dos demais: Mbappé e Neymar. Ambos, nesta época, apontaram 49 golos. Outro craque do PSG, Di María vai regressar a um palco que bem conhece, pois representou o Benfica entre 2007/08 e 2009/10.
Eliminatória | Equipas | Data | Hora |
---|---|---|
Quartos de final | Atalanta vs PSG | 12.08 | 20h00 |
Quartos de final | Barcelona vs Bayern Munique | 14.08 | 20h00 |
Meias-finais | Vencedor do Leipzig-Atlético Madrid vs vencedor do Atalanta-PSG (meia-final 1) | 18.08 | 20h00 |
Final | Vencedor da meia-final 1 vs vencedor da meia-final 2 | 23.08 | 20h00 |
Dias depois, a 14 de agosto (20h00), há um dos pratos fortes dos quartos de final. O Estádio da Luz dá as boas-vindas ao Barcelona-Bayern. De um lado Messi, do outro Lewandowski. Os dois emblemas foram os últimos a carimbar a passagem para esta ronda. Ambos jogaram a segunda mão dos oitavos de final – à porta fechada – a 8 de agosto. Os culés venceram o Nápoles (3-1) em Camp Nou; os bávaros receberam e bateram o Chelsea (4-1), na Allianz Arena.
Numa espécie de final antecipada, no relvado vão estar dois vencedores de 10 Taças dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões e uma constelação de estrelas. Para além de Lionel Messi, o Barcelona traz, entre outros, Ter Stegen, Piqué, Jordi Alba, Busquets, Rakitic, Vidal, Suárez, Griezmann e Nélson Semedo, que regressa à Luz, onde esteve no Benfica entre 2013 e 2017. Já o Bayern tem nas fileiras, além de Lewandowski, Manuel Neuer, Boateng, Alaba, Thiago Alcântara, Kimmich, Coutinho, Müller, Gnabry e Perisic.
Os restantes encontros dos quartos de final jogam-se no Estádio José Alvalade. O Leipzig-Atlético Madrid a 13 de agosto, às 20h00, e o Manchester City-Lyon, à mesma hora, mas no dia 15.
Numa versão de eliminatórias a uma mão e com jogos à porta fechada, os desafios fazem-se praticamente em modo non-stop. A 18 de agosto, o Estádio do Sport Lisboa e Benfica recebe a meia-final a disputar entre o vencedor do Leipzig-Atlético Madrid e o vencedor da partida entre a Atalanta e o Paris Saint-Germain.
Se o Atlético passar semifinais, João Félix e Oblak estarão de regresso ao Estádio da Luz. O jovem avançado "disparou" em 2018/19 e transferiu-se para a capital espanhola por 126 milhões de euros; o guarda-redes esloveno foi dono da baliza do Benfica em 2013/14.
Quartos de final: 12 a 15 de agosto
Meias-finais: 18 e 19 de agosto
Final: 23 de agosto (Estádio da Luz)
A 19 de agosto, em Alvalade, joga-se a outra meia-final entre os vencedores dos embates Barcelona-Bayern e Manchester City-Lyon.
Para 23 de agosto, pelas 20h00, está agendado o grande momento! A final da Liga dos Campeões vai ser no Estádio da Luz, pela segunda vez na história desde a sua inauguração, a 25 de outubro de 2003. Em 2014, na final entre o Real Madrid e o Atlético Madrid estiveram em campo vários antigos futebolistas dos encarnados: Di María e Fábio Coentrão (Real Madrid) e Tiago (Atlético de Madrid).
Desta feita, conforme a conjugação de resultados podem estar Nélson Semedo (Barcelona), João Félix e Oblak (Atlético Madrid), Di María (PSG) e João Cancelo, Bernardo Silva e Ederson (Manchester City). Referir ainda que Saponjic (Atlético Madrid) e Marçal (Lyon) foram jogadores do Clube, mas nunca se estrearam pela principal equipa.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica, Twitter Atlético Madrid e UEFA
Última atualização: 19 de novembro de 2024