Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
E muito o leque de semifinalistas da Liga Europa 2019/20 alterou no cenário do Benfica no caminho de acesso à Liga dos Campeões 2020/21. Explicamos como e porquê.
12 agosto 2020, 14h15
Vamos então à explicação da mudança de cenário. Primeiro ponto: Sevilha (Espanha), Manchester United (Inglaterra), Shakhtar (Ucrânia) ou Inter (Itália), umas destas equipas será a vencedora da Liga Europa 2019/20, condição que garante entrada direta e automática no sorteio da fase de grupos da Champions League. Detalhe que faz toda a diferença: aqueles quatro emblemas já estavam qualificados para a Liga dos Campeões 2020/21 por via das classificações obtidas nos respetivos campeonatos nacionais.
Segundo ponto: em face do figurino criado, o que é que acontece? Abre-se uma vaga que é atribuída ao terceiro classificado do quinto país do ranking europeu, a França, para três entradas diretas na competição, pelo que o Rennes (3.º na Ligue 1 em 2019/20) deixa de ser um possível adversário do Benfica na 3.ª pré-eliminatória da Champions e garante já presença nos grupos da competição milionária (subiu ao pote 4).
Mas há mais uma consequência à atenção do Benfica: o Krasnodar (Rússia), que era outro dos possíveis oponentes das águias na 3.ª pré-eliminatória, transita para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões 2020/21. Só nessa fase do caminho dos não-Campeões é que os russos podem cruzar-se com os encarnados.
Em setembro, por norma, já se joga a fase de grupos da prova milionária, mas a pandemia COVID-19 obrigou a paragens competitivas que tudo atrasou. Assim, no mês nove do calendário jogar-se-ão a 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, a 15 e 16 de setembro, com a ronda a resolver-se apenas num jogo, cujo estádio fica definido no sorteio, e o play-off, a 22 e 30 de setembro, a duas mãos.
1 possível adversário definido | 2 possíveis adversários por definir entre estes* |
---|---|
Gent (Bélgica) | Viktoria Plzen (República Checa), Rapid Viena (Áustria), PAOK (Grécia), AZ Alkmaar (Holanda) e Lokomotiva Zagreb (Croácia) |
* Ainda têm de disputar a 2.ª pré-eliminatória
As pré-eliminatórias estão divididas entre o Caminho dos Campeões e o Caminho dos não-Campeões, grupo onde se insere a equipa do Benfica. Nesta 3.ª pré-eliminatória, sendo cabeça de série, a equipa treinada por Jorge Jesus já sabe que não mede forças com Dínamo Kiev (Ucrânia), e também pode evitar o Besiktas (Turquia), se esta equipa ultrapassar a 2.ª ronda.
Com a atualização decorrente do figurino criado pela Liga Europa 2019/20, há um possível adversário do Benfica já posicionado e outros por definir (ver quadro acima). Com presença garantida na 3.ª pré-eliminatória e com coeficiente para ser opositor dos encarnados está o Gent, da Bélgica. Falta, no entanto, fechar a 2.ª ronda para o painel ser definitivo.
Existem ainda duas vagas por preencher por dois emblemas provindos da 2.ª pré-eliminatória no pote dos potenciais adversários das águias. Cinco clubes lutam por dois lugares, e são eles: Viktoria Plzen (República Checa), Rapid Viena (Áustria), PAOK (Grécia), AZ Alkmaar (Holanda) e Lokomotiva Zagreb (Croácia). Dois destes nomes vão integrar o leque de possíveis rivais do Benfica, mas primeiro terão de garantir a presença na 3.ª ronda de qualificação para a Champions. A 2.ª pré-eliminatória disputa-se nos dias 25 e 26 de agosto (um jogo), e o sorteio realizado na sede da UEFA no dia 10 de agosto ditou os duelos Besiktas-PAOK, AZ Alkmaar-Viktoria Plzen e Lokomotiva Zagreb-Rapid Viena.
31 de agosto: sorteio da 3.ª pré-eliminatória
1 de setembro: sorteio do play-off
15 e 16 de setembro: jogos da 3.ª pré-eliminatória
22 e 30 de setembro: jogos do play-off
1 de outubro: sorteio da fase de grupos
20 e 21 de outubro: 1.ª jornada da fase de grupos
Ainda há muito por definir, mas vários aspetos são já conhecidos, como as datas dos sorteios. O da 3.ª pré-eliminatória realiza-se a 31 de agosto, onde é desvendado não só o adversário do Benfica como também o palco do jogo, pois a ronda faz-se a uma só mão. No dia seguinte, a 1 de setembro, tem lugar o sorteio do play-off, a última barreira antes da fase de grupos da Liga dos Campeões, e que se resolve a duas mãos.
O Benfica é um dos emblemas históricos da Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões e que mais presenças contabilizam. Ainda assim, em algumas situações teve de disputar rondas de qualificação, e deu-se bem na larga maioria delas.
A primeira vez aconteceu em 1998/99, diante do Beitar, e a última em 2018/19. Nas temporadas 1998/99, 2003/04, 2004/05, 2006/07 e 2007/08 as águias apenas tiveram de disputar a 3.ª pré-eliminatória antes de entrar na fase de grupos. Destas, foram bem-sucedidas frente aos israelitas do Beitar (1998/99), Áustria Viena (2006/07) e FC Copenhaga (2007/08), ficando pelo caminho em 2003/04 (Lázio) e 2004/05 (Anderlecht).
Nas épocas 2011/12 e 2018/19, a turma da Luz teve de ultrapassar duas rondas de qualificação (3.ª pré-eliminatória e play-off), o mesmo caminho que tem de fazer agora. Em 2011/12 o Benfica superou o Trabzonspor na 3.ª pré-eliminatória e o Twente no play-off; em 2018/19 ficaram pelo caminho Fenerbahçe (3.ª ronda de qualificação) e o PAOK (play-off).
Texto: João Sanches e Marco Rebelo
Fotos: UEFA e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024