16 de setembro de 2020, 19h13

Famalicão-Benfica: o pontapé de saída na Liga NOS

Futebol

É a primeira vez que se encontram na 1.ª jornada da Liga Portuguesa de futebol.

SL Benfica e FC Famalicão dão o pontapé de saída na Liga NOS 2020/21, no Minho. Uma estreia nesta edição da prova – às 19h00 de sexta-feira – para duas equipas que nunca se encontraram na 1.ª jornada do Campeonato.

Depois de uma época atípica e atribulada – a Liga NOS 2019/20 só terminou a 26 de julho –, o Benfica vai estrear-se na nova edição da competição no reduto do FC Famalicão, uma das surpresas da temporada anterior e que terminou no sexto posto da classificação, muito perto dos lugares europeus… Vinte e cinco anos depois, os minhotos conseguiram uma classificação histórica, ficando a um singelo ponto de chegar à Liga Europa.

Famalicão e Benfica registam, entre si, sete encontros disputados no Minho a contar para o Campeonato, o primeiro em 1947, que terminou com uma vitória que não deixou dúvidas… Os encarnados saíam, a 11 de maio, do terreno da formação famalicense com uma vantagem de quatro golos (1-5), assinados por Arsénio (7') – o primeiro jogador na história do Benfica a marcar frente ao FC Famalicão –, Vítor Baptista (33' e 35'), Rogério Pipi (83') e Espírito Santo (86').

Pizzi

PRIMEIRO ENCONTRO NO MINHO REMONTA A 1947

A vitória das águias é, aliás, o resultado mais comum entre estas duas equipas, sendo que o Famalicão conseguiu evitar a derrota por três vezes. Contas feitas, em sete partidas, o Benfica bateu o Famalicão em quatro ocasiões (57%), empatou por duas vezes e saiu derrotado uma única vez, há 48 anos…

O Benfica apresenta um saldo de 15 golos marcados – numa lista onde estão inscritos os nomes de Arsénio, Vítor Baptista, Rogério Pipi, Espírito Santo, Nené, Valdo, César Brito, António Pacheco, Abel Xavier, João Vieira Pinto, Isaías, Rui Águas, Vítor Paneira e Pizzi – e apenas 5 sofridos.

Famalicao-Benfica Futebol Histórico

Depois do sexto lugar na edição 2019/20 do escalão máximo do futebol português, uma época que marcou o regresso  ao convívio com os grandes, João Pedro Sousa quer "fazer o melhor" pelo Famalicão. E, para isso, o técnico muniu-se de um plantel cheio de caras novas, depois da partida de mais de metade do grupo de trabalho.

Saídas no Famalicão: Rafael Defendi (Farense), Thibang Phete (Belenenses SAD), Pedro Gonçalves (Sporting), Hugo Gomes (Estoril), Lionn; fim dos empréstimos: Fábio Martins (SC Braga), Racine Coly (OGC Nice), Roderick Miranda (Wolverhampton), Vaná Alves (FC Porto), Uros Racic (Valência FC), Nicolás Schiappacasse (Atlético Madrid B), Josh Tymon (Stoke), Nehuén Pérez (Atlético Madrid), Álex Centelles (Valência CF), Diogo Gonçalves (SL Benfica) e Ibrahim Cissé (OGC Nice B). Até ver, o avançado espanhol Toni Martínez, segundo melhor marcador da equipa na temporada passada, mantém-se no plantel.

Plantel Famalicão

João Pedro Sousa teve então como missão construir um plantel quase de raiz. Para isso, a formação de Famalicão foi ao mercado abastecer-se para todos os sectores.

ENTRADAS NO FAMALICÃO | GUARDA-REDES: Zlobin (Benfica); DEFESAS: Alexandre Penetra (Benfica), Henrique Trevisan (Ponte Preta, Brasil), Abdul Ibrahim (Chaves), Babic (Estrela Vermelha), Daniel Morer (Barcelona B), Nemanja Perovic (Iskra, Montenegro), Calvin Verdonk (Feyenoord); MÉDIOS: Andrija Lukovic (Rakow, Polónia), Diego Batista (Benfica), Francisco Saldanha (Benfica), Bruno Jordão (Wolverhampton, empréstimo), Joaquín Pereyra (Rosário Central, empréstimo); AVANÇADOS: Carlos Valenzuela (Barracas Central), Jhonata Robert (Grémio B).

Cervi Tondela-Benfica

Começo como visitante: a última vez foi há quatro anos

Desde a temporada 2016/17 que o Benfica não iniciava o Campeonato Nacional fora de casa. A 13 de agosto de 2016, os encarnados jogaram no terreno do CD Tondela, de onde saíram com um triunfo por 0-2 (golos de Lisandro López, 39', e André Horta, aos 90'+3').

Benfica e Famalicão dão o pontapé de saída no arranque oficial da Liga NOS 2020/21 já nesta sexta-feira (18 de setembro). O duelo está agendado para as 19h00, no Estádio Municipal de Famalicão, com arbitragem de Luís Godinho.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Fotos: Arquivo / SL Benfica e Twitter Oficial FC Famalicão

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar