24 de setembro de 2020, 10h00

Técnicos e atletas homenageiam Pedro Rocha

Atletismo

Benfica de luto pela perda de treinador de meio-fundo.

O Atletismo do Benfica atravessa um período de luto pela morte de Pedro Rocha, treinador e antigo atleta encarnado. Numa noite de homenagem na BTV, os atletas por ele treinados, Samuel Barata e Emanuel Rolim, e os técnicos Acácio Paixão e Pedro Barrigana lembraram o "grande lutador" que dedicou grande parte da vida a "fazer o que mais gostava".

"A única maneira de o homenagear é continuar a treinar, tudo o que ele fez até agora deixa de fazer sentido se nós não o continuarmos. A única maneira de o mantermos vivo é dar-lhe alegrias com bons resultados", disse Samuel Barata, em declarações ao "Sport Lisboa e Modalidades", da BTV.

"O professor foi sempre um pilar desde que eu vim para cá, aliás, foi através dele que eu vim para o Benfica e que cresci como atleta. Se há feitos que alcancei nestes últimos anos, foi graças ao trabalho do professor. É uma gratidão imensa", confessou.

Homenagem Pedro Rocha

O atleta do Benfica, que treinava com Pedro Rocha há nove anos, prepara-se agora para representar Portugal nos Campeonatos do Mundo de Meia-Maratona, que se realizam a 17 de outubro na cidade polaca de Gdynia.

"Tenho um plano de treino definido até aos Campeonatos do Mundo. Vou continuar a treinar e a fazer o treino que estava planeado por ele até ao fim. Estou com uma força extra e quero fazer-lhe a melhor homenagem", admitiu.

Uma história semelhante à de Emanuel Rolim, que se cruzou profissionalmente com Pedro Rocha há cerca de uma década.

"Foram 10 anos de treinos com o Pedro Rocha, que acompanhou todo o meu percurso no Benfica, recordes, títulos… O Pedro criou uma família, fomentou muito a união do grupo. Temos de continuar e fazer com que o trabalho dele não tenha sido em vão", explicou o atleta, à conversa com a BTV através de Skype.

Homenagem Pedro Rocha

Depois de um percurso dedicado à corrida, Pedro Rocha era atualmente o coordenador das equipas de meio-fundo e fundo do Benfica.

Deixa saudades também nos colegas Acácio Paixão, que recordou o técnico nacional como alguém que se "preocupava muito com a partilha de conhecimento", e ainda em Pedro Barrigana. "Quando o Pedro partiu, parte de nós também se foi embora", lamentou o treinador encarnado, através de Skype.

Texto: Filipa Fernandes Garcia

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar