29 de setembro de 2020, 21h43

Bem-vindo, Otamendi!

Futebol

Defesa-central contratado pelo SL Benfica.

APRESENTAÇÃO

Nicolás Otamendi é reforço do Sport Lisboa e Benfica até 2023 e foi apresentado, nesta noite de terça-feira, no Benfica Campus. O internacional pela Argentina, que vai jogar com a camisola 30, fica blindado por uma cláusula de rescisão no valor de 30 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (21h19), a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informou a celebração de um contrato de trabalho desportivo com Otamendi. O vínculo é válido até 30 de junho de 2023 e inclui uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros.

O defesa-central de 32 anos, que chega do Manchester City, prometeu "defender o Benfica até à morte". Otamendi deixou elogios a Jorge Jesus, que considera ser um "treinador ganhador", revelou a conversa com Bernardo Silva e garantiu estar "preparado" para ser opção do técnico no jogo de domingo, no Estádio da Luz...

Apresentação oficial Otamendi

"PROMETO DAR O MELHOR DENTRO DE CAMPO E SACRIFICAR-ME PELA EQUIPA"

Qual é o sentimento por chegar ao Sport Lisboa e Benfica? O que pode acrescentar a esta equipa?

Quero agradecer ao Presidente, ao Rui Costa e ao Tiago Pinto por terem tratado deste meu regresso a Portugal. Trago experiência e tentarei fazer as coisas o melhor possível. Espero que o Benfica continue a crescer. Venho para ajudar os meus companheiros para que a equipa possa funcionar da melhor forma ao longo da temporada.

Que opinião tem sobre o técnico do Benfica, Jorge Jesus?

É um treinador ganhador, demonstrou isso ao longo de todos estes anos e esperamos que esta época – que é uma nova etapa para mim – consigamos colocar o Benfica no lugar mais alto.

Apresentação oficial Otamendi

Como espera ser recebido quando reencontrar a equipa do FC Porto?

Em cada equipa em que joguei, defendi a camisola como única, com profissionalismo, tentando crescer, quer a nível futebolístico, quer pessoal, e deixar uma boa imagem. Agora visto a camisola do Benfica e vou defendê-la até à morte ou até ao dia em que tenha de sair.

É o mesmo jogador de há uns anos ou está ainda melhor devido à experiência que adquiriu?

Com o passar dos anos alcançamos maior experiência. Seja no clube ou a nível internacional, tive a sorte de poder desfrutar e jogar em várias equipas. Sempre fui muito profissional e sempre darei o melhor de mim para que os objetivos traçados no início da temporada sejam cumpridos.

Otamendi Benfica

"JORGE JESUS É UM TREINADOR GANHADOR"

O que o levou, aos 32 anos, a vir para o Benfica? O que é que este clube significou para si neste momento da sua carreira?

Foi quem se interessou por mim. Mostrou-me o projeto que tem, falei com a minha família, obviamente são decisões conjuntas… Mas o que me interessou foi o projeto e, obviamente, queria voltar a ter a continuidade que todos os jogadores precisam num clube, para competir e estar na seleção argentina. Venho em busca disso, com muita vontade de cumprir os objetivos.

Como espera ser recebido pelos adeptos do Clube?

Creio que os adeptos do Benfica irão-me receber da melhor forma. Dando tudo em campo, os adeptos acabam por dar o mérito. Tratarei de dar o melhor de mim dentro das quatro linhas para que a equipa funcione bem e que os adeptos fiquem satisfeitos.

Apresentação oficial Otamendi

Como viu as declarações de Pinto da Costa, que disse que Otamendi tem história no FC Porto?

Tenho a sorte de, em cada clube onde joguei, sair pela porta da frente. Isso faz obviamente parte do passado, hoje é o presente e as conquistas ficam sempre na memória. Mas vou tentar ajudar a que o Benfica cresça e suba o mais alto possível. Vamos dar o melhor de nós.

Pediu alguns conselhos a Bernardo Silva, Ederson e João Cancelo? Que futuro prevê para o Rúben Dias?

Quando foram divulgadas as notícias da minha ida para o Benfica, o Bernardo disse-me que ia para a melhor equipa do mundo. O Ederson e o João também me falaram muito bem do Clube. Eles já defenderam esta camisola, portanto são opiniões que, na hora de decidir por uma equipa, ajudam imenso. Estou muito feliz de estar aqui e espero poder desfrutar dentro do campo. O Rúben irá para uma grande instituição, que está muito bem organizada. Uma organização que luta por todos os títulos onde está inserida. O Pep Guardiola é um treinador exigente, que vai tratar de melhorar as qualidades dele. Desejo-lhe o melhor.

Apresentação oficial Otamendi

"VOU DEFENDER A CAMISOLA DO BENFICA ATÉ À MORTE"

Sente-se preparado para entrar em campo já no domingo? Já viu jogos do Benfica nesta temporada?

Uma pessoa trata sempre de se informar sobre o clube para onde vai, conhecer os companheiros e a equipa. Vai ser uma temporada longa e quero adaptar-me o mais depressa possível. Se vou jogar já? Sim, sinto-me preparado. Não tenho jogado, mas tenho treinado, portanto, estou capaz se o treinador decidir que quer que jogue no domingo.

Passaram seis anos desde que saiu de Portugal. Que avaliação que faz do campeonato português?

Já tive a oportunidade de jogar neste Campeonato. É uma competição bastante disputada, sobretudo entre Benfica, FC Porto, Sporting e SC Braga. Qualquer equipa pode ganhar e tudo depende da nossa prestação dentro de campo. Temos de ter a mentalidade de que em cada fim de semana é para ganhar, seja qual for a competição.

Otamendi Benfica

Há pouco disse que queria mostrar em campo aos adeptos do Benfica que está com todo o compromisso no clube…

Estou sempre disposto a dar o melhor de mim para que a equipa funcione da melhor maneira, e hoje estou feliz por estar aqui. Aos adeptos prometo dar o melhor dentro de campo e sacrificar-me pela equipa, para que o Benfica continue a crescer.

Texto: Diogo Nascimento e Filipa Fernandes Garcia

Fotos: David Martins e Tânia Paulo / SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar