30 de outubro de 2020, 16h45

Uma viagem até à Casa Benfica Reguengos de Monsaraz

Clube

É o espaço n.º 121 do Clube e situa-se no coração do Alentejo.

REPORTAGEM BTV

Fundada a 22 de novembro de 1999, a Casa Benfica Reguengos de Monsaraz, número 121, é um espaço incontornável da vida desta cidade da região do Alentejo. O programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" foi conhecê-la um pouco melhor...

Criada com o apoio da comunidade, a Casa Benfica Reguengos de Monsaraz começou a ganhar forma um pouco à imagem do que aconteceu com os últimos Estádios do Clube: com a vontade e disponibilidade dos Benfiquistas.

"A Casa foi feito um pouco à imagem do que foram os Estádios do Benfica, com a colaboração de todos. Este espaço era um restaurante/snack-bar. Assim que a direção tomou posse, várias pessoas vieram aqui ajudar e dar um pouco de si em prol do Benfica", referiu Virgílio Valadas, presidente da Casa.

Casa Benfica Reguengos Monsaraz

"Esta Casa surgiu do gosto de um grupo de Benfiquistas que decidiram constituir a Casa Benfica Reguengos de Monsaraz. Convidaram uma série de elementos e constituiu-se a primeira direção, da qual me orgulho de ter feito parte desde o primeiro dia", acrescentou.

Bastante dinâmica, a Casa Benfica Reguengos de Monsaraz organiza várias atividades ao longo do ano, algumas delas sobejamente conhecidas não só no concelho como também no distrito.

Apesar de ser um espaço onde se respira benfiquismo em todos os metros quadrados, a atual direção, encabeçada por Virgílio Valadas há cerca de cinco anos, pretende mudar para um espaço mais amplo.

"Pretendemos mudar de instalações, ainda mais central e com estacionamento. Será uma casa dos Benfiquistas de Reguengos de Monsaraz", destacou o presidente da Casa.

Casa Benfica Reguengos Monsaraz

"Todos participamos em várias atividades, como as excursões aos jogos do Benfica no Estádio da Luz. Temos o arraial da Casa do Benfica, que é muito conhecido no concelho e no distrito, e que na última edição teve mais de 600 pessoas", sublinhou Pedro Mata, presidente da Assembleia Geral da Casa.

"Depois há a Exporeg, um evento grande de Reguengos de Monsaraz, e costumamos estar lá com a nossa bandeira. Na altura de São Martinho, a Casa Benfica Reguengos de Monsaraz abre as suas portas e faz uma prova de vinhos. Depois há a festa do nosso aniversário [22 de novembro]", adiantou Pedro Mata.

Casa Benfica Reguengos Monsaraz

António Catronga, treinador da equipa de atletismo da Casa Benfica Reguengos de Monsaraz, explicou as razões para abraçar este projeto que lhe foi proposto em 2017.

"Estava numa equipa de atletismo em Évora. A determinada altura, a Casa Benfica Reguengos de Monsaraz decidiu criar uma equipa de atletismo e convidaram-me para formar essa equipa em 2017. Acreditei no projeto. Quando vemos os atletas no pódio vibramos como se estivesse ali o Benfica. É notório o orgulho das pessoas em vestirem aquela camisola e terem ali o símbolo. Fomos um incentivo muito grande à prática do desporto, e hoje há centenas de pessoas a praticarem atletismo e outros desportos em Reguengos de Monsaraz. Temos já vários campeões", elogiou.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: SL Benfica

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar