Futebol

17 novembro 2020, 16h30

Darwin, pelo Uruguai, e Everton, pelo Brasil

Nesta terça e quarta-feira, 17 e 18 de novembro, nove jogadores internacionais do Sport Lisboa e Benfica têm na agenda o último round no período de novembro destinado a jogos das seleções nacionais. Há objetivos importantes para alcançar e um duelo escaldante na América do Sul.

Quando o relógio bater nas 23h00 em Portugal, Uruguai e Brasil arrancam o jogo da 4.ª jornada da qualificação sul-americana para o Campeonato do Mundo Catar 2022. De um lado vai estar o avançado Darwin – que esteve em destaque no triunfo celeste diante da Colômbia –, do outro vamos ter o extremo Everton, habitual convocado por Tite na canarinha. O Brasil comanda a tabela classificativa (nove pontos), mas o Uruguai está perto (4.º lugar).

Antes, no continente africano, Taarabt – que à hora a que terminamos este texto está em campo como titular – representa Marrocos no segundo desafio consecutivo diante da República Centro-Africana, na 4.ª jornada do Grupo E da qualificação para a CAN.

Desempenho dos internacionais até agora...

JOGADOR UTILIZAÇÃO GOLOS SELEÇÃO
Odysseas 90 minutos
(1 jogo)
- Grécia
Otamendi 90 minutos
(1 jogo)
- Argentina
Vertonghen 148 minutos
(2 jogos)
- Bélgica
Taarabt 84 minutos
(1 jogo)
- Marrocos
Everton 15 minutos
(1 jogo)
- Brasil
Waldschmidt 94 minutos
(2 jogos)
1 Alemanha
Darwin 45 minutos
(1 jogo)
1 Uruguai
Seferovic 111 minutos
(2 jogos)
- Suíça
Gonçalo Ramos 61 minutos
(2 jogos)
1 Portugal Sub-21

Ainda nesta terça-feira, Waldschmidt pode estar em ação ao serviço da Alemanha, às 19h45, na última ronda do Grupo 4 da Liga A da Liga das Nações. No Estádio La Cartuja, em Sevilha, germânicos e espanhóis vão lutar pelo lugar na fase final da prova. A Alemanha está na frente da classificação e basta-lhe o empate.

No mesmo grupo, Suíça e Ucrânia estavam para medir forças às 19h45 desta terça-feira, a fim de evitar a descida à Liga B, mas o jogo foi oficialmente cancelado pela UEFA, depois da decisão do Cantão de Lucerna de colocar toda a seleção ucraniana em quarentena em virtude de resultados positivos nos testes à COVID-19. O avançado das águias Seferovic era uma das armas com que os helvéticos contavam para vencer a partida.

Odysseas

18 de novembro: dia de decisões

Também na quarta-feira há importantes metas a alcançar. Odysseas, Otamendi, Vertonghen e Gonçalo Ramos podem ser lançados a jogo.

No Grupo 3 da Liga C da Liga das Nações, Grécia e Eslovénia têm encontro marcado (19h45) no Estádio Georgios Kamaras, em Atenas, para decidir a liderança do grupo e consequente subida à Liga B. Os eslovenos lideram, mas um triunfo helénico catapulta Odysseas e seus companheiros para a subida.

Inserido na Liga A está a Bélgica. No Grupo 2, o capitão Vertoghen pode ver a sua seleção garantir a presença na fase final da Liga Nações. Diante da Dinamarca – às 19h45, no Estádio Rei Balduíno – basta uma vitória ou um empate.

No outro lado do Atlântico já se olha para o Mundial de 2022 e a Argentina tem o defesa-central do Benfica Otamendi nas fileiras para atacar o desafio o Peru, no Estádio Nacional, em Lima, às 00h30 de quarta-feira. Com sete pontos, a albiceleste está em 2.º lugar da classificação.

Igualmente no 2.º lugar, mas com a liderança do Grupo 7 de qualificação para o Campeonato da Europa na mira estão os Sub-21 de Portugal, onde milita o avançado dos encarnados Gonçalo Ramos. A equipa das Quinas já carimbou o passaporte para o Europeu, mas vai lutar pelos três pontos (e vitória no Grupo) na última jornada, diante da líder Holanda, no Portimão Estádio, às 19h30 de quarta-feira.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Federação Uruguaia de Futebol / Confederação Brasileira de Futebol / Federação Grega de Futebol

Última atualização: 17 de novembro de 2020

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar