Futebol

17 novembro 2020, 22h30

João Félix e Rúben Dias

Festejos de João Félix e Rúben Dias, jogadores formados no Benfica

Jogadores "Made in Benfica", Rúben Dias (bis) e João Félix foram os autores dos golos que garantiram a vitória portuguesa em solo croata na noite desta terça-feira. Os lusos venceram a Croácia por 2-3 e terminam a Liga das Nações com 13 pontos conquistados.

Portugal entrou em campo sabendo que, após a derrota com a França, já não teria hipóteses de avançar para a próxima fase da Liga das Nações – competição que venceu na época 2018/19 –, contudo, o dia 17 de novembro de 2020 fica marcado pelo brilho que os jogadores formados no Benfica deram ao jogo e também ao resultado. 

Rúben Dias fez o primeiro golo de Portugal aos 52' (a Croácia havia marcado primeiro por intermédio de Mateo Kovacic, aos 29'). Cristiano Ronaldo marcou o livre direto, o guardião adversário efetuou uma defesa incompleta e o conjunto comandado por Fernando Santos aproveitou para faturar. Rúben Semedo colocou o esférico à entrada da pequena área e o central ex-Benfica rematou para o fundo das redes adversárias. 

Rúben Dias

Oito minutos depois (60') foi a vez de João Félix fazer o gosto ao pé esquerdo. O Golden Boy de 2019 aproveitou da melhor forma o cruzamento atrasado de Diogo Jota e não vacilou. O remate do ex-avançado do Benfica já tinha um destino traçado e foi o mais feliz para Portugal, ou seja, o interior da baliza croata. Todavia, o anfitrião não desistiu e Kovacic fez o empate aos 65'. Mas o marcador não estava fechado...

Rúben Dias – transferido durante o último mercado de verão para os ingleses do Manchester City – guardou o melhor para o fim e voltou a ser decisivo. O defesa-central, uma das peças preponderantes no xadrez das Quinas, foi perspicaz e aproveitou uma falha de Dominik Livakovic. Bernardo Silva marcou um canto curto na direita, Moutinho cruzou, o guarda-redes não segurou o esférico e Rúben Dias, no sítio certo, golpeou com o pé direito dando a vitória a Portugal.

Numa Seleção recheada de estrelas, sublinhe-se a preponderância do Benfica. No onze inicial estiveram cinco jogadores com formação nas águias... Além de Rúben Dias e João Félix, também Nélson Semedo, Mário Rui e Danilo alinharam como titulares. No decorrer do encontro entraram ainda João Cancelo e Bernardo Silva.

Texto: Diogo Nascimento

Fotos: FPF

Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas