Futebol

18 novembro 2020, 12h36

Darwin

Darwin frente ao Brasil

Darwin, avançado do Sport Lisboa e Benfica, pautou-se como um dos melhores do Uruguai na noite desta terça-feira, no Estádio Centenário, em Montevideu, apesar do desaire por 0-2 diante de um Brasil que contou com o também benfiquista Everton na segunda parte.

Na 4.ª jornada da qualificação da zona sul-americana para o Campeonato do Mundo 2022, Darwin entrou a todo o gás e aos 4' ficou a centímetros do golo. Ultrapassou Danilo na esquerda, fez uma diagonal e rematou com um estrondo à barra da baliza do Brasil, defendida por Ederson, antigo guarda-redes das águias.

Anteviam-se dificuldades para a canarinha em Montevideu, mas Arthur, aos 34', e Richarlison, aos 45', colocaram o Brasil a vencer por 0-2 ao intervalo. Na etapa complementar, os comandados por Tite controlaram a vantagem, com o selecionador a lançar o benfiquista Everton, aos 70', para o lado esquerdo do ataque, numa altura em que o Brasil tinha o jogo na mão.

Everton

Apesar do desaire, Darwin foi um dos destaques. No lado celeste, o avançado das águias foi dos melhores, com a mesma nota de Godín (6,8) e apenas superado por Giménez (6,9) na avaliação feita pelo site Sofascore. No primeiro jogo completo pela principal seleção uruguaia, o avançado do Benfica efetuou dois remates, um deles parou nos ferros, teve 100 por cento de eficácia nos dribles, com dois em dois e ganhou dois dos quatro duelos que disputou junto ao relvado.

Também na Imprensa uruguaia Darwin mereceu elogios. O "Ovación" recorda a jogada aos 4', considerando-a "uma oportunidade claríssima", sublinhado que "Darwin apareceu ligado ao jogo". Segundo o "Ovación", o avançado "trabalhou na esquerda e sacou um remate forte que parou no travessão da baliza do Brasil".

O "Fútbol.yu" enalteceu a abnegação do ponta de lança no jogo: "Lutou imenso e foi sempre um incómodo para o Brasil."

O jornal "La Oral Deportiva" e o site "ESPN Uruguai" destacaram a dupla Darwin-De La Cruz. "Pela esquerda, em combinações com De La Cruz, o avançado teve bons momentos durante a partida", frisou o "La Oral Deportiva". O "ESPN Uruguai" considerou esta dupla "a mais perigosa do Uruguai em todo o jogo". O "ESPN Uruguai" realçou, ainda, a capacidade de pressão exercida pela dupla atacante Cavani e Darwin que condicionou a construção ofensiva nos canarinhos.

Já o "El Observador" enfatizou que Darwin "foi o jogador mais perigoso do Uruguai no arranque da partida, com um remate à barra da baliza brasileira, aos 4'".

A Imprensa brasileira também não esqueceu a exibição de Everton nos 20 minutos em que esteve em campo. Seguindo pelo mesmo diapasão, o "Globoesporte" e o "Lance" reiteram que o extremo do Benfica "entrou no segundo tempo para o lado esquerdo do ataque, mas que não teve bola no pé nem oportunidade para fazer uma jogada mais expressiva". O Brasil, nesta fase da partida, privilegiava a gestão do resultado.

Com este triunfo, os brasileiros cimentaram a liderança da classificação, com 12 pontos; o Uruguai está em 5.º lugar, com seis pontos.

Otamendi

Otamendi titular no triunfo da Argentina

O defesa-central Otamendi cumpriu 90 minutos na 74.ª internacionalização ao serviço da Argentina. A jogar no centro do setor mais recuado, o benfiquista esteve seguro. Viu um cartão amarelo na vitória (0-2) diante do Peru, facto disciplinar que o tira do próximo embate frente ao Uruguai, em março de 2021.

Segundo o site de estatísticas Sofascore, Otamendi terminou o encontro com um alívio, duas interceções e um corte; venceu um duelo em dois junto à relva; saiu, igualmente, por cima num duelo aéreo em dois disputados. O central terminou o jogo com 82 por cento de acerto no passe (31 em 38).

A albiceleste segue na perseguição ao Brasil na qualificação sul-americana para o Mundial, com 10 pontos.

Texto: Marco Rebelo

Fotos: Twitter / Otamendi / AUF e Instagram / Everton

Última atualização: 18 de novembro de 2020

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas