19 de novembro de 2020, 22h57

Telma Monteiro: 14 medalhas em 14 Europeus de Judo!

Judo

Judoca do Sport Lisboa e Benfica, de 34 anos, conquistou a medalha de prata no Campeonato da Europa 2020.

Telma Monteiro, atleta do SL Benfica, ganhou, nesta quinta-feira, a medalha de prata, na categoria de -57kg, no Campeonato da Europa Seniores de Judo 2020 que decorre em Praga. 

É um feito extraordinário! Telma Monteiro, judoca de 34 anos, somou a 14.ª medalha... em 14 Campeonatos da Europa disputados. Exemplo de longevidade competitiva, resiliência e superação! 

Numa caminhada espetacular até à grande final da prova, Telma Monteiro deixou para trás, de forma clara, a concorrência. A atual 11.ª do ranking mundial eliminou na meia-final – em cerca de 30 segundos apenas – a sérvia Marica Perisic (número 33 do mundo), por "ippon", no terceiro combate realizado na 02 Arena, em Praga.

Telma Monteiro

Antes, as "vítimas" da judoca encarnada tinham sido a holandesa Sanne Verhagen (23.ª) e a polaca Júlia Kowalczyk (16.ª), ambas por "ippon" também.

Na sua sétima final em Europeus de judo, desta feita frente à húngara Hedvig Karakas, num combate muito tático e que foi decidido após cerca de oito minutos, já no golden set, Telma Monteiro acabou derrotada após sofrer três penalizações. A judoca do SL Benfica sobe ao 2.º lugar do pódio.

Com mais esta conquista, Telma Monteiro vinca a posição de judoca portuguesa mais medalhada de sempre, somando agora, só em Europeus, 14 medalhas: cinco de ouro, duas de prata e sete de bronze!

É um feito inolvidável! A atleta obteve medalhas em todas as suas participações desde os 18 anos, a partir de 2004.

DECLARAÇÕES À BTV

Telma Monteiro

Telma Monteiro: "Vim ao Campeonato da Europa com a ambição de trazer mais uma medalha, de poder discutir a medalha de ouro e é óbvio que isso é sempre um desafio muito grande. Acrescentar outra conquista a todas as que já tenho é sempre um desafio. Sou uma atleta muito conhecida, e psicologicamente é preciso manter um foco muito grande para nos abstrairmos de tudo o que está à volta do que pode ser uma conquista como esta. Felizmente, hoje, consegui estar concentrada, fazer o meu melhor e foi um dia quase perfeito. Tecnicamente a taticamente estive muito bem e isso deixa-me muito feliz. Quero sempre mais, quero sempre dar mais e é para isso que eu trabalho."

"Estou muito agradecida! É um orgulho enorme! Quero agradecer ao Presidente, ao Benfica... Muitas das minhas conquistas devem-se ao apoio que o Clube me deu, ao ter-me permitido ser judoca profissional e poder ter-me dedicado ao máximo ao judo. Dei sempre o melhor de mim e quero agradecer o apoio a todos os Benfiquistas, que sinto que não me apoiam só quando ganho medalhas, que me apoiam em todas as circunstâncias, e isso, para mim, é muito especial, significa muito."

Telma Monteiro

"Esta medalha também é especial pelo momento que estamos a viver. Tem sido um ano complicado para todos, e para nós, atletas, também não tem sido exceção. Foi difícil estar em quarentena, treinar de forma limitada e sem sabermos muito bem para o que estávamos a treinar, e ver tudo o que está a acontecer no mundo é difícil. É bom quando nos conseguimos abstrair disso e dar esta felicidade às pessoas. Espero que esta medalha seja uma grande alegria para todos e que seja a prova de que temos de acreditar, ser pacientes, resilientes e que seja uma onda de esperança. Que comecemos 2021 com uma alegria diferente."

Fotos: European Judo Union

Benfica Olímpico

Patrocinador Benfica Olímpico


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar