Atletismo

05 março 2021, 20h48

Francisco Belo

Pedro Pichardo

Francisco Belo, atleta do Benfica, alcançou o 4.º lugar e um novo recorde nacional no lançamento do peso, no Europeu de Pista Coberta, que se realiza na Polónia, em Torun, de 4 a 7 de março. 21,28 metros é agora a nova marca a bater...

Francisco Belo entrou na qualificação do lançamento do peso, iniciando o concurso na manhã desta sexta-feira com 18,62 metros, e no segundo ensaio melhorou para 20,17 metros, garantindo um lugar na final.

No último ensaio, recorde pessoal, pela primeira vez acima dos 21 metros: 21,04, a seis centímetros da qualificação direta para os Jogos Olímpicos.

Na final, realizada já ao início desta noite, Francisco Belo começou com um nulo e depois lançou 21,28 m, obtendo um novo recorde nacional e o "bilhete" para os Jogos Olímpicos deste ano em Tóquio. Seguiram-se dois lançamentos, a 20,96 m e 20,82 m, respetivamente, com dois nulos a fecharem a participação. O atleta esteve sempre na luta pelas medalhas, perdendo o bronze (por três centímetros) já na reta final.

Pedro Pablo Pichardo

O primeiro atleta do Benfica a entrar em ação nesta sexta-feira foi Pedro Pablo Pichardo, que saltou logo 17,03 metros, garantindo a qualificação para a final do triplo salto. Apenas mais dois atletas conseguiram a qualificação direta: o alemão Max Hess, com 16,86 m, e Alexis Copello (Azerbaijão), com 16,84 m. A final do triplo salto está marcada para este domingo, às 9h53.

Quem também entrou em prova neste dia foi o recordista nacional dos 400 metros. Ricardo Santos, na série 5, terminou em 48,06 segundos, sem alcançar a meia-final. 

Na última prova do programa matinal, os 1500 metros, entrou em competição Marta Pen Freitas, que correu a última das meias-finais, terminando com a marca de 4.12,95 minutos, insuficiente para alcançar a final.

Na quinta-feira, dia um do Europeu, estiveram em prova dois atletas do Benfica, José Carlos Pinto e Isaac Nader, ambos na qualificação dos 1500 metros. Isaac Nader foi 9.º classificado, com a marca de 3.44,15 minutosJosé Carlos Pinto obteve o 12.º lugar, com 3.56,44 minutos. Ambos não conseguiram a passagem.

Portugal, soma, para já, uma medalha na competição, depois do Ouro de Auriol Dongmo, no lançamento do peso, na variante feminina.

Fotos: Europeu de Pista Coberta
Última atualização: 6 de março de 2021

Patrocinador Benfica Olímpico


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar