Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal Feminino
A equipa feminina de futsal do Benfica poderá festejar o título no domingo, em caso de vitória diante da Quinta dos Lombos.
13 abril 2021, 12h08
Festejos do futsal feminino do Benfica
Lideradas por Pedro Henriques, as águias, com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado a quatro jornadas do fim da prova, trabalham para juntar o título nacional às recentes conquistas da Taça de Portugal de 2019/20 (5-0 ao GD Chaves) e da Taça da Liga de 2020/21 (4-2 ao Nun'Álvares).
Na atual temporada, este será o 3.º jogo entre Benfica e Quinta dos Lombos. Nos dois anteriores o conjunto benfiquista levou sempre a melhor: triunfou por 1-6 nos Lombos, na primeira fase – Zona Sul do Campeonato Nacional, e voltou a ganhar, mas por 12-1 na Luz, já na fase de apuramento de campeão.
Com um domínio total em termos nacionais, as encarnadas contam por vitórias os 17 jogos realizados no Campeonato, divididos em sete na primeira fase e 10 na segunda (que vão terminar com 14 partidas), e apontaram 127 golos (média de 7,5 por jogo), sendo que 58 foram obtidos na fase da Zona Sul e 69 no apuramento de campeão.
Para este registo, em muito ajudou o facto de o Benfica ter faturado em todos os 17 jogos realizados – e vencidos, claro –, alguns deles sob a forma de goleada. A jogar muitas vezes em modo rolo compressor, o futsal feminino do Benfica, por três ocasiões nesta época apontou mais de uma dezena de golos no jogo. A maior goleada, curiosamente, foi diante do próximo adversário: 12-1 à equipa Quinta dos Lombos, na Luz. Seguem-se o 11-0 à Venda da Luísa, também em casa, e 1-11 ao Povoense, fora de portas.
Mas não é só a capacidade ofensiva que merece ser enaltecida, a eficácia defensiva também. Com a melhor guarda-redes do mundo na baliza – Ana Catarina –, o Benfica é também a melhor defesa no compêndio das duas fases do Campeonato Nacional, com 17 tentos sofridos (média de um por desafio), sendo que cinco foram na primeira fase e 12 na fase de apuramento de campeão. É de destacar, ainda, o facto de as águias, em cinco partidas, terem conseguido manter a baliza inviolada (três jogos na primeira fase e dois no apuramento de campeão).
Se garantir três pontos já no domingo, o Benfica juntará este título nacional aos conquistados em 2016/17, 2017/18 e 2018/19, tornando-se Tetracampeão! Em 2019/20, recorde-se, o campeão não foi encontrado, dado que o Campeonato Nacional foi suspenso a meio devido à pandemia da COVID-19.
A atravessar uma das melhores fases da carreira, a ala/pivô Janice é a melhor marcadora na fase de apuramento de campeão, com 17 golos apontados. Já havia sido na primeira fase – Zona Sul –, com 16, e é a artilheira da equipa no total: 33 remates certeiros.
O top 5 das goleadoras do Benfica em 2020/21 completa-se com Sara Ferreira, Fifó, Inês Fernandes e Raquel Santos.
Sara Ferreira é ala, enverga a camisola 10 e já apontou 20 golos, nove no apuramento de campeão e 11 na fase da Zona Sul. Bem de perto seguem Fifó (18 tentos) e Inês Fernandes (17), duas futsalistas que têm demonstrado maior apetência para o golo na altura decisiva do Campeonato Nacional, com 12 e 13 finalizações na fase de apuramento de campeão, respetivamente.
A lista de melhores marcadoras fecha com Raquel Santos. A ala abriu esta temporada com a veia goleadora afinada, apontando oito golos na primeira fase. Durante o apuramento de campeão, a camisola 20 fez dois golos, perfazendo uma dezena em todo o Campeonato.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024