Judo

17 abril 2021, 17h48

Bárbara Timo no pódio

O segundo dia do Campeonato da Europa de Judo 2021, neste sábado, na Altice Arena, em Lisboa, valeu a medalha de bronze à atleta do Sport Lisboa e Benfica Bárbara Timo (-70 kg).

A portuguesa de 30 anos arrancou a competição na segunda ronda, onde eliminou a 35.ª do ranking mundial, Szabina Gercsak. A judoca do Benfica pontuou um "wazari" dentro dos últimos 30 segundos do combate e geriu a vantagem sobre a húngara, Campeã do Mundo de Juniores em 2015.

Bárbara Timo acabaria por ceder no confronto seguinte perante a n.º 3 do mundo, a holandesa Kim Polling, com um "ippon" em menos de um minuto. No combate da repescagem, a judoca do Benfica ganhou à espanhola Maria Bernabéu (17.ª do ranking), com um duplo "wazari", que lhe valeria a presença no bloco de finais.

"Passo a passo, vou conquistar Tóquio"

Na luta pela terceira medalha para Portugal nestes Europeus, superou a croata Lara Cvjetko. Bárbara Timo terminaria, no entanto, o combate bastante queixosa, já que a última ação da sua adversária acabou por ser irregular – tendo sido desclassificada –, um golpe que deixou a atleta do Benfica com fortes dores num braço.

Bérbara Timo

"Estou muito feliz. É uma grande conquista, um objetivo que eu tinha planeado há muito tempo. Está a ser um caminho duro, mas sei que é passo a passo que vou conquistar Tóquio. Tenho muito orgulho em representar Portugal, a Federação de Judo, o meu clube, o Benfica, e o Comité Olímpico… Vou dar tudo, o meu melhor. Esta medalha é de todos os profissionais que acreditaram em mim, às vezes mais do que eu própria. Sou-lhes muito grata", disse, visivelmente emocionada. 

"Usei muito a inspiração da Telma [Monteiro], não foi só uma medalha, foi toda uma história. Eu não sabia se ia ganhar ou perder, mas ia lutar até ao fim, ia dar tudo ali dentro como ela fez", confessou Bárbara Timo. 

Anri Egutidze

Já Anri Egutidze (-81 kg) terminou a participação na competição com um 5.º lugar. O judoca do SL Benfica estreou-se com uma vitória por "ippon" sobre o italiano Antonio Esposito (29.º do ranking mundial) na segunda ronda da competição e somaria o segundo triunfo do dia contra o campeão olímpico Khasan Khalmurzaev, surpreendendo e projetando o russo para "ippon".

Nos quartos de final, o português encontraria o campeão mundial Sagi Muki, dando continuidade à boa prestação e triunfando sobre o israelita por acumulação de "shidos".

Anri Egutidze seria, ainda neste sábado, relegado para a luta pela medalha de bronze na categoria, depois de perder nas meias-finais com o n.º 3 do ranking mundial, o turco Vedat Albayarak, por "ippon". O 21.º do mundo esteve em vantagem, com um "wazari" nos segundos iniciais, mas o turco igualaria, e, a 48 segundos do final do combate, garantia o "ippon".

Na discussão pela medalha de bronze o atleta do Benfica cairia no combate com o italiano Christian Parlati. Numa luta bastante equilibrada decidida apenas no "golden score", o transalpino venceria por "ippon".

Recorde-se que, no dia de abertura da prova, a benfiquista Telma Monteiro ganhou o ouro na categoria de -57 kg. Foi a 15.ª medalha (sexta dourada) em 15 Europeus da campeã.

Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Arquivo / SL Benfica e European Judo Union
Última atualização: 18 de abril de 2021

Patrocinador Benfica Olímpico


Relacionadas

Futebol feminino

Mais do que 90 minutos: atrás de um sonho!

Tal como o sonho comanda a vida, a equipa feminina de futebol do Sport Lisboa e Benfica ainda luta pela passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões, mesmo que o próximo adversário na 5.ª jornada do grupo D seja o Lyon, líder do ranking europeu de clubes, nesta quinta-feira, 9 de dezembro, às 20h00, no Benfica Campus. Os bastidores das rotinas e os passos mais recentes da inédita caminhada europeia, no jogo frente ao BK Häcken, estão na reportagem a emitir pela BTV nesta terça-feira, 7 de dezembro, às 22h30.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar