Futebol

30 abril 2021, 14h14

Momento de treino dos Sub-17 do Benfica

O futebol de formação está de volta! As equipas Sub-19 e Sub-17 do Benfica vão participar nos Torneios Nacionais promovidos pela Federação Portuguesa de Futebol para o período que resta na corrente época desportiva, cuja normalidade competitiva foi inviabilizada pela pandemia de COVID-19.

A iniciativa, sem classificações nem atribuição de títulos, tem como objetivo central proporcionar momentos de competição a estas gerações e surge na sequência da retoma da atividade e dos treinos nos escalões jovens, concretizada no cumprimento do plano de desconfinamento em execução no País.

Em termos regulamentares, a única alteração substancial será a possibilidade de as equipas efetuaram sete substituições (e não apenas cinco) por jogo, mantendo-se as três paragens em que as mesmas são feitas no decorrer das partidas. Esta variação cria a oportunidade de utilização de todos os jogadores convocados.

"Proporcionar, mesmo neste últimos dois meses de época desportiva, uma competição foi uma iniciativa muito importante por parte da Federação Portuguesa de Futebol", reconheceu o treinador dos Sub-19, Luís Araújo.

Luís Araújo

"Não há dúvida de que temos de manter os cuidados sanitários, porque o nosso país ainda não está 100% resolvido na questão da pandemia, mas vai ser ótimo para estes jogadores terem oportunidade para jogar, competir, fazerem o que mais gostam e também para aproveitarem para se desenvolverem, que é o mais importante, ressaltou o técnico em declarações à BTV.

Nos Sub-19, o Benfica faz parte de um lote de oito equipas agrupadas por ranking de desempenho e distribuídas por duas séries organizadas por critério geográfico. Num primeiro momento competitivo, as águias, inseridas na Série B, vão defrontar Académica (casa), Sporting (fora) e Belenenses (casa), a uma volta (três jornadas).

Depois, no segundo momento competitivo, as equipas das Séries A e B cruzam-se para um conjunto de jogos igualmente a uma só volta (quatro jornadas). Nessa fase, os encarnados vão enfrentar Vitória de Guimarães (fora), FC Porto (casa), Braga (fora) e Leixões (casa).

Torneio Nacional Sub-19
Calendário
1.º momento competitivo
1.ª jornada
Benfica-Académica
2.ª jornada
Sporting-Benfica
3.ª jornada
Benfica-Belenenses
Calendário
2.º momento competitivo
1.ª jornada
V. Guimarães-Benfica
2.ª jornada
Benfica-FC Porto
3.ª jornada
Braga-Benfica
4.ª jornada
Benfica-Leixões

Treino Sub-19 Benfica

O modelo do Torneio Nacional dos Sub-17 é uma réplica do dos Sub-19. Num primeiro momento competitivo, oito equipas, definidas pelo ranking de desempenho, são arrumadas em duas séries mediante o critério geográfico. A uma só volta (três jornadas), o Benfica vai medir forças com Sacavenense (fora), Sporting (casa) e Belenenses (fora) na Série B.

O segundo momento competitivo, também ele realizado apenas numa volta (quatro jornadas), coloca frente a frente as equipas das Séries A e B. O sorteio, que decorreu na quarta-feira (29 de abril) na Cidade do Futebol, ditou que as águias se batam, por esta ordem, com FC Porto (fora), Vitória de Guimarães (casa), Braga (fora) e Rio Ave (casa).

Torneio Nacional Sub-17
Calendário
1.º momento competitivo
1.ª jornada
Sacavenense-Benfica
2.ª jornada
Benfica-Sporting
3.ª jornada
Belenenses-Benfica
Calendário
2.º momento competitivo
1.ª jornada
FC Porto-Benfica
2.ª jornada
Benfica-V. Guimarães
3.ª jornada
Braga-Benfica
4.ª jornada
Benfica-Rio Ave

O regresso aos jogos "já foi uma grande conquista", comentou Filipe Coelho, treinador dos Sub-17 do Benfica. "Havendo esta luz ao fundo do túnel de podermos competir, independentemente de apurar ou não campeão, e de termos um adversário com quem jogar e com quem mostrar o trabalho que fomos realizando ao longo do tempo é algo que motiva toda a gente", destacou o técnico à reportagem da BTV.

"É excelente a possibilidade que a Federação nos dá de competir neste Torneio Nacional, primeiro a um nível geográfico mais próximo de nós e depois termos hipóteses de fazer quatro jogos com equipas da região Norte. O mais importante não é aferir e comparar talento, é mais dar a estes miúdos a oportunidade de jogarem um pouco na época. Serão sete jogos de qualidade e competitividade", perspetivou Filipe Coelho.

Filipe Coelho, treinador Sub-17 Benfica

Importa ainda referir que o Benfica não participará no Torneio Nacional de Sub-15 porque, para os Sub-14 e Sub-15, o Clube já tem estabelecida uma calendarização de jogos particulares (12 para cada geração) até ao final da época. Estes desafios, na sua maior parte frente a adversários de idades superiores, garantem um volume de jogos e estímulos competitivos adequados às necessidades de desenvolvimento dos jovens jogadores.

Por outro lado, vários atletas habitualmente residentes no Benfica Campus estão de momento integrados nos estágios que o Clube dinamiza no Norte (Vouzela) e no Sul (Lagoa) de Portugal e que já têm, também eles, uma agenda de jogos particulares definida.

Texto: João Sanches e Márcia Dores
Fotos: Cátia Luís e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 30 de abril de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar