Clube

18 maio 2021, 18h44

Vice-presidente do Benfica, Domingos Almeida Lima, com o auditor da ADENE (Agência para a Energia), Sérgio Fonseca

Olívia Alves, Pedro Félix, Domingos Almeida Lima, Sérgio Fonseca, Sónia Tobias e Ricardo Coutinho

O projeto ECO Benfica recebeu, nesta terça-feira (18 de maio), a certificação MOVE+, um sistema de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis, que tem como objetivo promover a mobilidade eficiente, liderando a transição para uma realidade sustentável.

"Já há bastante tempo que o Sport Lisboa e Benfica se preocupa com estes temas ambientais e com tudo o que envolve o tratamento do nosso planeta. É, para nós, uma grande satisfação porque vem coroar um trabalho muito bem-feito no terreno, que conduziu o Benfica à primeira certificação de um clube desportivo. Envolveu muitas horas de trabalho, com avanços e aperfeiçoamentos ao longo dos tempos. Vamos caminhar com mais inovações, na linha do que é o nosso trabalho no Sport Lisboa e Benfica", garantiu o vice-presidente encarnado, Domingos Almeida Lima, em declarações a BTV.

A certificação pressupõe uma auditoria, que passa pela identificação de oportunidades de melhoria, de poupança de combustível e minimização do impacto ambiental através de uma gestão otimizada da frota numa perspetiva de melhoria contínua.

"É um projeto pioneiro em termos de clubes desportivos. Sinto que encontrei uma organização com um ADN completamente talhado para receber este projeto porque encontrei uma equipa muito motivada. O Benfica contribui muito para a questão da sustentabilidade social. Consegue comunicar aos Sócios, à comunidade onde se insere, um conjunto de medidas que podem ser disseminadas", explicou Sérgio Fonseca, consultor da ATM e auditor da ADENE (Agência para a Energia).

Projeto ECO Benfica recebe certificação MOVE+

Após meses de trabalho, o Sport Lisboa e Benfica foi auditado no dia 30 de março, recebendo agora a certificação Move+. Numa escala de A a F, o Clube obteve um C, mas há planos em marcha para melhorar.

"É fundamental apostarmos cada vez mais numa frota mais ecológica, com os benefícios associados. Esta certificação permitiu-nos também classificar, comparar e melhorar essa eficiência, tendo como objetivo num futuro próximo existirem mais opções de mobilidade", afirmou Sónia Tobias, gestora de frota do Sport Lisboa e Benfica.

"Vamos mudar a nossa frota em breve e, perante isso, já vamos introduzir alguns carros mais eficientes em termos de energia, alguns elétricos e outros híbridos", prosseguiu, na Sala de Reuniões da SAD encarnada, onde marcaram ainda presença Olívia Alves, do Projeto ECO Benfica, e Ricardo Coutinho, da gestão operacional de frota.

O Sport Lisboa e Benfica é então o primeiro clube desportivo a obter este reconhecimento, juntando-se a entidades como Águas de Portugal, Sonae, Câmara Municipal de Lisboa e Efacec, entre outros.

"Este certificado traz-nos mais responsabilidade e faz-nos perceber que melhorias é que o Benfica pode fazer na questão da frota, fazer uma gestão mais otimizada, tendo em conta as questões ambientais. O Benfica atualmente tem 99 viaturas, e temos, enquanto instituição, de dar o exemplo", rematou Pedro Félix, diretor de Instalações e responsável pelo projeto ECO Benfica e pela Logística.

Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas