Futebol feminino

18 maio 2021, 18h19

José Augusto deixou uma mensagem forte ao coletivo

REPORTAGEM BTV

No sábado, a partir das 17h00, em Alvalade, Benfica e Sporting disputam a derradeira ronda da Liga BPI e vai haver campeão. Ora, na antecâmara do derradeiro embate, o Bicampeão Europeu José Augusto esteve na Tapadinha e, tal como era expectável, mística pura, testemunho de vida e conselhos plenos de paixão e amor ao Clube.

Final de treino diferente na Tapadinha. A equipa feminina de futebol prepara com afinco a decisiva ronda da Liga BPI e nada melhor do que conviver e privar com aqueles que, pelo seu testemunho de vida, dentro e fora das quatro linhas, são exemplo de triunfos e conquistas inolvidáveis.

José Henrique deu o mote há cerca de mês e meio, inundando o campo do Atlético com um verdadeiro banho de Mística... Ora, nesta terça-feira, a lição repetiu-se, com o Bicampeão Europeu José Augusto em ação.

"O Benfica, para mim, é tudo. Foi e é! Os tempos são diferentes, eu já passei por tudo, e o meu conhecimento leva-me realmente a estar aqui hoje, nestas funções, a acompanhar estas senhoras", explicou um emocionado José Augusto aos microfones da BTV.

José Augusto

Onze épocas (1959/60 a 1969/70), duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, oito Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e três Taças de Honra de Lisboa, um palmarés invejável, ao alcance de raros, fruto de 479 jogos e 207 golos marcados envergando o Manto Sagrado. Palavra, portanto, a quem sabe e a quem, por tudo isto e muito mais, recebeu há dias atrás o Galardão Cosme Damião – Carreira.

"Entrem com a convicção de que vamos ganhar! Temos de ganhar. Todas em conjunto no trabalho que desempenham, mas sempre com a fé de ganhar, é o mais importante", afirmou o Bicampeão Europeu, dirigindo-se ao coletivo que avidamente bebia das suas palavras.

"Estou absolutamente convencido de que têm condições para ganhar esta 'final' com o Sporting. Acompanho o futebol feminino, tenho a obrigação de o fazer e estou convencido de que vamos ganhar. Entrem com essa convicção", atirou taxativamente José Augusto, que, entre 2004 e 2007, foi o primeiro selecionador de futebol feminino em Portugal.

José Augusto com Futebol Feminino

Outros tempos, sem dúvida, mas a postura, a dedicação e a devoção de sempre... daqueles que a viveram e que, com e através dela, ajudaram a construir um emblemático e glorioso Sport Lisboa e Benfica.

"Sinto um orgulho muito grande no futebol feminino em geral. Tive a sorte de ter essa competência naquela altura. Hoje já estou com 84 anos, mas ainda sou capaz de dar umas corridas", disse entre risos...

Mais a sério: "Eu só tenho dois amores, o meu Barreirense, onde cresci, vivi e me fiz jogador, e o meu Benfica. Viva o Benfica!", gritou a plenos pulmões, um grito de alma. "Sintam isto dentro de vós", deixou o repto.

Filipa Patão foi a voz do coletivo. A treinadora mostrou-se impressionada e feliz com a presença de José Augusto e, falando diretamente para as atletas, deixou o mote.

"Têm de perceber que em todos os minutos em campo é isto que têm de levar. Mais do que as vossas pessoas individuais, mais do que o coletivo, é a camisola que trazem. Disso, não se podem esquecer em nenhum momento, por isso mesmo é que veio aqui uma referência do nosso clube, da nossa camisola, do nosso símbolo e, principalmente, da nossa Mística. A alma tem de estar lá sempre! Foi isso que este senhor veio aqui transmitir", disse Filipa Patão, agradecendo de seguida a presença e as palavras deixadas pela glória do SL Benfica.

José Augusto com Fernando Tavares

"Que cada uma delas, no sábado, seja só um bocadinho da alma daquilo que você foi no Benfica", disse, dirigindo-se a José Augusto.

A fechar a manhã, Sílvia Rebelo reuniu as tropas e convidou o Bicampeão para se juntar ao grito da equipa. Convite aceite, com orgulho, pois claro! "Viva o Benfica", entoou com a alma na voz José Augusto... "Têm de o ir buscar cá ao fundo", explicou. Mote dado, repto lançado e "raça, querer e ambição", responderam em uníssono as atletas.

Para recordar, pois claro!

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 18 de maio de 2021

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas

Futebol

Por dentro do jogo com o Vizela

Um golo de Rafa, aos 90'+8', levou a crença Benfiquista à explosão de euforia de todos os que sentem e vivem o clube! Muitos deles estiveram em Vizela horas antes do início do duelo, demonstrando o seu amor. A receção à equipa do Benfica foi carregada de paixão e o 0-1 final, no desafio da 9.ª jornada da Liga Bwin, trouxe um sentimento de dever cumprido! Antes, durante e depois, os Benfiquistas disseram presente no apoio à equipa. Veja como se viveu nos bastidores, e não só, a missão Vizela!

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar