Futebol

06 julho 2021, 10h39

Everton

Everton frente ao Peru

Extremo benfiquista foi titular e esteve em bom plano sobre a direita do ataque brasileiro. Participativo na manobra ofensiva do Escrete, Everton tentou por duas vezes o golo frente ao Peru, mas os disparos terminaram nas mãos do guardião Pedro Gallese.

Escolhido pela terceira vez na presente edição da Copa América pelo selecionador nacional brasileiro, Tite, para iniciar o encontro, Everton foi colocado sobre o lado direito do ataque, formando com Lucas Paquetá e Neymar um trio ofensivo de apoio à referência Richarlison, contribuindo para que a primeira parte da meia-final frente ao Peru fosse de domínio absoluto da Canarinha.

Com boas combinações na frente de ataque, os brasileiros foram acumulando oportunidades de golo, fruto dos espaços que os homens mais adiantados foram capazes de criar e explorar. O golo de Lucas Paquetá, aos 34’, aproveitando uma incursão de Neymar pela esquerda, após superar dois adversários, materializou esse domínio, expresso, segundo os dados do Sofascore, em 10 remates contra um dos peruanos e uma posse de bola de 64% face aos 36% dos comandados de Ricardo Gareca.

Na segunda parte assistiu-se a um jogo distinto, o Peru subiu linhas, pressionou o portador da bola com mais eficácia, aumentou o número de unidades no meio-campo ofensivo e no ataque, criando algumas situações de perigo com Lapadula e Callens como protagonistas.

Everton, num segundo tempo de menor fulgor coletivo, dedicou-se então a tarefas mais defensivas, procurando explorar espaços no seu corredor, sendo substituído aos 70’ por Everton Ribeiro.

O extremo, que já leva 207 minutos na presente edição da Copa América, teve uma eficácia de passe de 84%, tocou 37 vezes na bola, e disparou duas vezes à baliza contrária.

O Brasil acabou por garantir a sua 9.ª presença na final nas últimas 14 edições da competição, podendo, caso vença o derradeiro encontro no Maracanã, alcançar a 10.ª Copa América.

Resta saber quem será o outro finalista, que sairá do duelo entre a Argentina de Otamendi e a Colômbia, que se realiza na próxima madrugada, pelas 2h00, hora de Lisboa.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: CBF
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas