Andebol

30 julho 2021, 15h44

Portugal mantém esperanças de apuramento

Confirmou-se a espinhosa missão da Seleção Nacional de andebol frente à Dinamarca, atual campeã do mundo e olímpica. Os nórdicos venceram o quarto encontro do Grupo B e colocou a equipa onde atuaram os benfiquistas Gustavo Capdeville e Alexis Borges dependentes do duelo frente ao Japão, a fechar o grupo, para garantir a presença nos quartos de final da prova.

O guardião Gustavo Capdeville e o pivô Alexis Borges (teve uma eficácia de 100% na finalização, três golos em três disparos) surgiram na equipa inicial apresentada pelo selecionador nacional Paulo Jorge Pereira, após terem estado em evidência na jornada anterior frente à Suécia, vice-campeã mundial. Portugal viu-se em desvantagem desde os primeiros momentos do confronto, mas foi mantendo sempre a distância no marcador a oscilar entre os dois e os quatro golos.

Personalizados, os homens das Quinas conseguiram chegar ao intervalo apenas com um golo de desvantagem (19-20), após a Dinamarca não ter aproveitado o último ataque do primeiro tempo.

Portugal-Dinamarca

Daí em diante, com um dos melhores jogadores do mundo na modalidade em plano de evidência, Mikkel Hansen, a Dinamarca acentuou as diferenças no marcador, com o ponta-esquerda de 33 anos a usar os seus 1,92 metros para apontar nove golos, em 19 remates efetuados, com uma eficácia de 47%.

A transição rápida dos nórdicos na parte final do encontro e o desgaste da formação lusa acabaram por ditar um resultado pesado (28-34) face à réplica dada no primeiro tempo.

Com a derrota, Portugal permanece em 4.º lugar no grupo B, último posto de acesso aos quartos de final da competição, e avança para a última jornada dependendo apenas de si para conseguir seguir em frente e fazer história no andebol nacional, já que defrontará a equipa da casa, o Japão, precisamente o último classificado com quatro derrotas em outros tantos jogos.

Um empate também poderá valer o apuramento, desde que o Bahrain não vença o Egito, visto que Portugal tem vantagem no confronto direto. O Portugal-Japão está marcado para dia 1 de agosto, domingo, às 9h00 locais, menos oito horas em Portugal Continental (1h00 da madrugada).

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: FAP e Federação Dinamarquesa de Andebol
Última atualização: 30 de julho de 2021

Patrocinadores Andebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar