Futebol

07 agosto 2021, 19h30

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo

O Benfica B inicia a sua caminhada na Liga 2 frente ao Nacional da Madeira apenas na segunda-feira, pelas 18h00, no Benfica Campus. O jogo estava agendado para domingo, mas dificuldades sentidas pelos insulares na ligação área com Lisboa, neste sábado, conduziram ao adiamento da partida por um dia.

O duelo com o Nacional é ponto de partida para mais um ciclo de evolução, que o técnico benfiquista, Nélson Veríssimo, pretende concluir com a certeza de que os atletas ao dispor apresentam mais argumentos para se afirmarem no contexto profissional.

Para tal ser alcançado, uma das palavras-chave é "competitividade", como deu conta Nélson Veríssimo em declarações à BTV.

"A nossa ambição tem de ser jogo após jogo, queremos ter uma equipa muito competitiva. Individualmente temos jogadores com muita qualidade, dizemos isso aos atletas, mas temos de ter mentalidade vencedora, que nos tem caracterizado. Temos de ser muito competitivos em todos os momentos do jogo. Também temos de ser bons sem bola, nos momentos de transição defensiva, a defender. Temos de ser competentes e esse é o desafio. O percurso não vai ser fácil, sabemos, mas estou muito confiante e acredito muito nos jogadores", afiançou.

Por isso mesmo, o treinador do Benfica B apostou numa pré-temporada com calendário diversificado no que à qualidade dos oponentes diz respeito, explicando o porquê da opção.

"Era importante dar alguma competição com equipas que nos pudessem colocar outro tipo de problemas, daí que tenhamos jogado contra equipas da Liga 2, Liga 3 e da Liga Bwin, além da equipa principal. Tudo para preparar os jogadores para a entrada na Liga 2", explicou.

Nélson Veríssimo

Com um grupo ciente de que no seu seio tem "jogadores jovens de qualidade", uma das vantagens é a "identificação" que as novas caras provenientes da equipa de Sub-23 têm com os processos da formação secundária. Isto porque "houve grande ligação entre as equipas B, Sub-23 e Juniores". Segue-se o primeiro exame a essa mesma qualidade.

"O Nacional será um bom teste. Tradicionalmente quem desce é sempre candidato à subida de divisão. O Nacional enquadra-se nesse perfil, será um jogo difícil, sinto que fizemos uma boa preparação e estou muito confiante sobre a resposta da equipa", disse o técnico, feliz também com "os grandes reforços" que chegam de fora das quatro linhas...

"Jogar com ou sem adeptos faz toda a diferença. Fazem falta. Fizemos dois jogos com público na pré-época e sente-se uma diferença muito grande. A envolvência e a abordagem dos jogadores, sabendo que haverá adeptos, é completamente diferente. Estamos à espera do apoio deles", concluiu.

Pedro Álvaro

Pedro Álvaro vê grupo com "vontade de trabalhar"

Um dos jogadores mais experientes do plantel, o defesa-central Pedro Álvaro assegura que a juventude do grupo também representa capacidade de trabalho e gosto pelo que é feito diariamente. "É um grupo jovem, mas que gosta de trabalhar. Os jogos de pré-época ajudaram a ter diferentes experiências competitivas", sublinhou.

O atleta de 21 anos espera igualmente um obstáculo "difícil" de ultrapassar, pois vê o Nacional da Madeira como uma equipa que "vai apostar na subida".

"A Liga 2 é muito competitiva, mas jogamos sempre para ganhar e vamos tentar dar o nosso melhor. Somos muito competitivos, queremos evoluir", asseverou, rematando com o desejo de reencontrar os adeptos no Benfica Campus: "São o grande reforço! O 12.º jogador é muito importante e isso refletiu-se nos jogos da época passada."

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 25 de março de 2025

Patrocinadores principais do Futebol