Atletismo

11 agosto 2021, 17h45

Pedro Pichardo

Na tarde de 10 de agosto, Pedro Pichardo, atleta do SL Benfica, foi homenageado pela Câmara Municipal de Setúbal – concelho onde treina e reside – pela medalha de ouro conquistada no triplo salto dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Setúbal, na qual também compareceram, entre outros, Rosa Mota e Francis Obikwelu, o atleta do Benfica e o seu pai e treinador, Jorge Pichardo, receberam das mãos da maratonista galardoada com o ouro em 1988 uma placa comemorativa.

"O Benfica e Setúbal são a minha casa. Desde que cheguei só posso dizem bem do meu Clube, cá em Setúbal têm sido cinco estrelas", confessou Pedro Pichardo, que fez questão de agradecer "à Câmara pelo grande apoio desde o primeiro dia, ao diretor da pista, ao vereador, ao presidente da Associação de Atletismo de Setúbal, ao Clube, a Ana Oliveira, ao Comité Olímpico, à Federação", e ainda "a todo o país", já que se sente "muito feliz pelo carinho do povo português".

Pedro Pichardo

Também a diretora do Benfica Olímpico, Ana Oliveira, sublinhou a "gratidão enorme com a Câmara": "Eu recordo que nós pusemos aqui milhares de euros de equipamento desportivo para o Pedro treinar, o que, curiosamente, noutra pista tinha sido rejeitado, e, a partir daí, foi quebrar paredes, aumentar ginásios, reservar espaços, melhorar pistas, tirar cadeiras para pôr escadas e bancadas para ele treinar, tem sido algo extraordinariamente perfeito. Depois, veio a pandemia e o Pedro teve a chave de uma pista para poder treinar à hora que quer, em segurança, sozinho. Foi um privilégio que todos os atletas deviam ter."

Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, garante que o atleta "poderá continuar a contar com as melhores condições desportivas para que prossiga os seus treinos de alta competição": "O Complexo Municipal de atletismo de Setúbal é a sua casa, o seu porto seguro, o espaço onde, por acordo com o clube que representa, o SL Benfica, encontra os meios e tranquilidade necessários para assegurar a preparação desportiva."

Pedro Pichardo

A presidente revelou ainda uma curiosidade relativa ao salto de Pichardo, explicando que pediram a alguém para se colocar no fundo da sala para dizer que o benfiquista havia saltado até aquele local. Todavia, "a sala não chegava". "Esta sala mede 17,46 metros e o Pedro saltou 17,98 metros", clarificou.

Como vencedor que é, Pichardo já pensa em novos grandes resultados. "Agora, nas próximas duas competições que me restam [EUA e Zurique], a primeira coisa é ganhar, assegurar a vitória com um grande salto e, depois, vou tentar procurar o recorde [mundial]", projetou o campeão olímpico.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 11 de agosto de 2021

Patrocinador Benfica Olímpico


Relacionadas

Jogos Olímpicos

Pichardo de ouro ao peito!

Pedro Pichardo encheu a alma Benfiquista e lusitana de orgulho com a conquista da medalha de ouro e recorde nacional no concurso do triplo salto nos Jogos Olímpicos de 2020. Com a ambicionada recompensa no peito e após ter cantado o hino, o português disse o que sentia à RTP: "Felicidade é a única palavra que tenho. Ser campeão olímpico é o máximo! Parece um sonho! Sinto-me integrado na comunidade portuguesa. Vou continuar a trabalhar para chegar a Paris 2024 como o recordista do mundo! Quero fazer história!"

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar